sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Cena sobre teatro

O Grito
Atriz 1 – (ao telefone) Você precisa de uma apresentação? Mês que vem... Ótimo. Um Espetáculo adulto. Gostaria de escolher a peça? Fica a meu critério? Tudo bem, voltamos a nos falar. Abraços...
Ator 2 – (se maquiando) Oi, estou quase pronto, deixa só dar o acabamento... O que? (surpreso) Você não faz questão de maquiagem? (sem compreender) Como assim?
Atriz 3 – (se vestindo) Como? Se eu tenho uma fantasia mais colorida? (desacorçoada)
Atriz 1 – (surpresa) A então não precisa ser uma peça?
Atriz 4 -  Qualquer coisinha? Desculpe não entendi...
Atriz 8 – (chocada) Uma dancinha...
Atriz 2 – Uma bobagenzinha? Desculpe, eu realmente não entendi...
Ator 5 – (irônico) Eu não faço coisinhas! Eu não faço bobagenzinhas...
Ator 6 – (irritado) Eu faço teatro!
Atriz 7 – Teatro!
Atriz 8 – Teatro!
Atriz 1 – Tá, então precisa ser de graça porque você não tem verba...?
Atriz 3 – (chocada) Eu não vou receber para fazer meu trabalho?
Ator 2 – (tentando entender) Ah, é uma parceria?
Atriz 9 – Eu não entendi... Parceria? O que significa?
Ator 6 – Não me peça de graça a única coisa que tenho para vender!!!
Atriz 7 – Tá então eu vou lá, me maquio, me caracterizo, carrego meu cenário nos braços, monto tudo, e no final das contas é uma “parceria nossa”?
Atriz 4 – Desculpe eu não tô entendendo, não tô visualizando sabe...
Atriz 8 – Ele quer que você faça seu trabalho de graça!!!
Ator 2 – (mostrando o estojo de maquiagens) Isso aqui não é de graça sabia?...
Atriz 4 – Meu trabalho de graça?!?!
Atriz 3 – (mostrando o figurino) Isso tem um custo, sabia...
Atriz 9 – (irônica) Ué, você não é artista? Você não ama o que faz? Não tem paixão?
Ator 10 – Ah é só fazer essas brincadeiras, essas bobagenzinhas, isso nem casnsa...
Atriz 11 – A minha mãe sempre desse que eu era uma palhaça... Então deve ser fácil...
Atriz 7 – (Olhando para o céu com cara de chocada e braços cruzados)
Ator 12 – Tá, eu não vou ganhar nada, mas é uma forma de divulgar o meu trabalho..
Ator 6 – E como você vai pagar as contas do mês?
Ator 12 – (bem sério) Eu pensei em fazer uma bobagenzinha pra moça do caixa...
Atriz 7 – Eu posso fazer umas dessas coisinhas fáceis chamadas teatro para o cara da imobiliária, daí ele não me cobra o aluguel...
Atriz 3 – Oi, eu queria marcar uma consulta, será que o doutor pode me atender de graça? Porque eu tô sem dinheiro...
Atriz 1 – Teatro é minha profissão!
Atriz 3 – Se eu to brincando?
Ator 6 – Teatro é meu trabalho!
Atriz 3 – Não? Ué, mas o doutor não gosta do que faz?
Ator 7 – Eu estudei durante anos...
Atriz 9 – Eu fiz uma faculdade!!!
Ator 10 – Você já leu algo de Shakespeare? Sabe quem foi Molière? Leu algo de Albee, Arthur Muller, ou Tennessee Williams? Não, então me respeite!
Atriz 1 – Tenho que pensar nas crianças, por que elas precisam de teatro?
Ator 5 – E os adultos não precisam de teatro? De arte? Arte é educação!
Ator 2 – Mas eu não estava pensando nas crianças quando passei três meses escolhendo um texto, escolhendo as melhores canções, as cores para os figurinos, a linguagem do espetáculo?...
Atriz 11 – Calma, eu faço teatro há um mês apenas, de certo as coisas mudam...
Ator 13 – Eu faço teatro há dois anos...
Atriz 7 - Eu faço teatro há quatro anos...
Ator 2 - Eu faço teatro há cinco anos...
Ator 10 - Eu faço teatro há dez anos!
Ator 1 - Eu faço teatro há 20 anos!
Atriz 8 – E porque não foram para a Globo?
Ator 6 – (olhando para a câmera com desacorçoamento)
Atriz 3 – Por que a Globo não é teatro, é TV!!!
Ator 6 – Eu cansei de tentar explicar...
Atriz 5 – Quem faz teatro faz TV!
Ator 10 – Mas nem todo mundo que faz TV consegue fazer teatro!
Ator 2 – Mas eu não disse que queria fazer TV, eu faço teatro, faço bem feito e ponto!
Ator 6 – Se eu for embora fazer TV, quem vai fazer teatro para vocês?
Atriz 11 – (sem resposta olhando para o chão)
Atriz 9 – (com cara de duvida)
Atriz 8 – Algum outro palhacinho???
Ator 6 – Palhaço é palhaço, ator é ator...
Atriz 3 – Não é a mesma coisa?
Atriz 9 – Ator é uma coisa, palhaço é outra, e animador é outra...
Atriz 1 – Não a gente não anima festas, a gente faz teatro...
Ator 12 – Tá, mas não dá para fazer umas palhaçadas???
Ator 6 – A gente faz teatro, teatro não é dança, não é animação, não é circo, tem suas regras, técnicas e convenções...
Atriz 3 – Fazemos para você!
Ator 2 – Fazemos no palco, ou nas ruas...
Atriz 7 - Fazemos porque acreditamos que a arte pode mudar as pessoas...
Ator 11 – Melhorá-las...
Atriz 9 – Emocioná-las.
Ator 8 – Não queremos tratamento especial, queremos dignidade...
Ator 6 – Dignidade!
Atriz 4 – Dignidade...
Ator 2 – Se você nunca foi ao teatro, apareça...
Ator 10 – Nos dê uma chance...
Atriz 12 – Conheça nosso trabalho...

Atriz 5 – Apaixone-se...

Nenhum comentário:

Postar um comentário