quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Alessandra Souza representando o Grupo Máschara na mostra de talentos da escola COOPERAÇÃO


 

Grupo de Timbó recebendo troféu especial do Juri no FESTEATRO


 

Fabio Novello, anfitrião no festival de teatro de rua de Cruz Alta


 

A atriz Antonia Serquevittio, vencendo mais desafios dentro do Máschara


 

Alunos da ESMATE- Espaço Máschara de Teatro participam da conferencia da criança e do adolescente


 

Dulce Jorge e Cléber Lorenzoni ao lado do diretor de Dorotéia( 1998) Helquer Paez


 

Elenco do espetáculo A Hora da Estrela


 

1073-A Hora da Estrela (tomo VI)

 Abram as cortinas para um espetáculo excelente!


O diretor Cléber Lorenzoni conta atravéz de Alessandra Souza e Renato Casagrande, co-atores em A Hora da Estrela, a curta trajetoria de Macabéa, personagem escrita por Clarisse Lispector no século passado. A trilha sonora operada por Cléber Lorenzoni e com operação de Ellen Faccin nos empurra para um universo muito semelhante ao das décadas de 1uarenta e sessenta. A iluminação de Fábio Novello sofre em partes pela capacidade do espaço onde o espetáculo foi apresentado e não cumpre sua função. Alessandra Souza fica em vários momentos na sombra, quando se aproxima do proscenio. 

Figurinos bem escolhidos, cores, nuances, e caracterizações muito detalhistas, são a marca do trabalho conjunto do casal Lorenzoni Casagrande. O elenco brilha em interpretações que beiram a perfeição. Destaque para Laura Hoover com Marilyn Monroe e Alessandra Souza no papel tema. De qualquer forma, o elenco de apoio da um Show a parte. A esteante Carol Guma, e o ator Romeu Waier, atraem e surpreendem o público. Eliani Alésio, Raquel Arigony, Clara Devi e Antonia Serquevitio com presença e dominio de palco. Talvez a cena do pipoqueiro pudesse se aprofundar um pouco mais. Quando me recordo da ultima apresentação que assisti em Cruz Alta, percebo o quanto o espetáculo cresceu em improviso e intuição. 

A curva dramática se acentua em três cenas fortes muito bem orquestradas. Ópera, com a entrada dramática da tia interpretada por Dulce Jorge. Hospital com Romeu Waier grandioso e a cartomante com Cléber Lorenzoni rompendo padrões de comédia em meio ao drama. 

As vozes são altas e compreensiveis. Mas o que me faz admirar cada dia mais essa cia. é sua capacidade de se reinventar e ter forças para nos dar mais e mais. Uma semana de Os Saltimbancos e ainda o infantil A roupa nova do rei, dividiram suas emergias. O trabalho fisico, a dança, o emprego da partitura, os ritmos físicos, falam mais alto do que dita interpretação e nos enlaçam o coração. 

Douglas Maldaner como Olimpico, exagerou em alguns momentos mas também esteve muito bem, e muito interessante o quanto se parecia com Macabéa em cena. O final foi lindo, embora o casal poderia melhorar sua pseudo-valsa. Por fim, todas as questiúnculas que eu possa mencioanr aqui, são pequenas quando comapradas ao poder avassalador do todo e por isso é preciso lembrar que cada um em cena com suas duvidas, neuras, maquiagens e figurinos, são gotas dentro de um todo. Há uma historia sendo contada e ela que importa. 


O melhor: A curva do espetáculo que funcionou e muito

O pior: A leitura da ficha técnica que entrega no festival qualquer surpresa que pdoeriamos ter.


Cléber Lorenzoni (***)

Ducle Jroge (***)

Renato Casagrande (***)

Alessandra Souza (**)

Fabio Novello (*)

Ricardo Fenner (**)

Raquel Arigony (**)

Clara Devi (**)

Douglas MAldaner (**)

Laura Hoover (**)

Romeu Waier (***)

Carol Guma (***)

Nicolas Miranda (***)

Eliani Alesio (**)

Ellen Faccin (**)

Antonia Serquevitio (**)





Cenas do espetáculo - Os Saltimbancos




 

Elenco de Os Saltimbancos em Joia - Nicolas Miranda, Renato Casagrande, Cléber Lorenzoni, Alessandra Souza