970- Os Saltimbancos - (tomo 37) Feira do Livro de Cruz Alta

 

Chico Buarque na feira de Livros

 

 

 

Se o prefeito, e os inspetores... forem apenas, crianças...

 

 


Os Saltimbancos é um musical infantil de um letrista italiano em conjunto com um compositor argentino, mas que fez sucesso aqui no Brasil pela adaptação de Chico Buarque, que imortalizou a obra com canções que jamais sairão do coração de muitos adultos por aí. O musical conta a história de quatro animais que, cansados de seus patrões e donos, resolvem ir para cidade tentar a carreira como um conjunto musical. Chegando lá, eles descobrem que a cidade pode não ser tudo aquilo que pensavam e esperavam e precisam enfrentar muitos desafios para se re-encontrarem. 

O desafio maior no espetáculo desta tarde, foi o sol, o calor, já que na montagem do Máschara não houve uma preocupação em relação ao bem estar dos atores. E é preciso pensar que longe dos grandes centros, não há palcos refrigerados... O que acarreta por exemplo a total deterioração da maquiagem de alguns personagens, o que é inadmissível. Em determinados espetáculos (peças), a maquiagem que se deteriora ajuda a compor um visual, ou uma ideia, no entanto, em espetáculos infantis, isso soa como descuido.

O elenco está afiadíssimo, e ainda que aconteçam alguns resvalões no quesito dublagem, percebe-se que são situações momentâneas, talvez provocadas pela falta de concentração no espaço aberto proposto ao espetáculo.

A trilha administrada pela atriz Clara Devi, teve alguns altos e baixos, o que levanta o debate de que sempre é preciso um técnico na mesa de som.

Foi uma apresentação interessante, necessária para uma feira de livros, embora um espetáculo teatral dublado precise de uma reflexão sobre o espaço que utilizará para sua encenação, afinal precisa interagir com a plateia. Como eu conheço a trajetória do Máschara, eu diria que compreendo as adaptações feitas para o melhor aproveitamento do público. Assim sendo parabéns, foi possível pensar sobre a união e a questão animal. Faltou claro a militância de Buarque... No entanto defender os animais maltratados pelo bicho homem, também é militância.

O Melhor - O apoio de toda a equipe para que o espetáculos acontecesse. Raquel Arigony, Antonia Serquevittio, Laura Heger, Laura Hoover

O Pior- A falta de pontualidade que vem se reproduzindo em várias situações do Máschara

 

 

 

Feira de Livros de Cruz Alta

 

Samuel Ciotti (***)

 

Clara Devi (**)

 

Anciãos (***)

Comentários