Cena curta -

                                             Cena " O Lado Fraterno "
Personagens:
Benjamin (patrão)
Tereza (irmã de verônica)
Gregório (mordomo)


         (Benjamin e Gregório estão na sala, Benjamin está muito pensativo quando alguém bate na porta)

Benjamin: Gregório, por favor veja quem é.
Gregório: Sim senhor.
(Gregório vai até a porta, vê quem é e volta preocupado)
Gregório: Senhor... é a senhorita Tereza Ramos!
Benjamin: (nervoso) ah... deixe a entrar.
(entra Tereza)
Tereza: (irônica) bom tarde Benjamin!
Gregório: Com licença. (se retira um pouco sem jeito)
Tereza: Viu como o dia está bonito hoje? Ela adorava dias assim. Não há nenhuma nuvem no...
Benjamin: Eu sei.
Tereza: Isso você sabia. Mas pelo visto não soube o quão grave era aquela doença, não é?
Benjamin: Oque você quer Tereza?!
Tereza: Só quero lhe contar algumas coisas.(respira profundamente) sabia que poucos minutos antes de morrer ela me ligou? (tom) Ela disse q não aguentava aquela tosse, e você nem se prestou para ajudá-la. Ela só queria ir embora dessa casa e deixar pra trás as lembranças dessa sua ignorância!
Benjamin: PARA! Suas palavras estão me matando!
Tereza: (ignora e olha para as flores da sala) Margaridas? Você lembra que eram as flores preferidas dela. Inclusive, a maioria das flores no velório dela eram margaridas!
Benjamin: Por favor, entenda, eu nunca quis que isso acontecesse, eu não esperava que isso fosse acontecer! (vai até a beira do palco)
(Tereza contorna a cadeira no centro do palco)
Tereza: Não tente se explicar agora Benjamin (faz um sorriso indo para um choro). Você a matou!
Benjamin: (arregala os olhos) N...não...não foi minha ...
Tereza: Pare! Eu não quero suas desculpas. Eu só desejaria que você fosse no lugar dela!
(Benjamin retribui a frase com um tapa seguido de um arrependimento)
Benjamin: Des...desculpe Tereza eu...eu...eu não tive a...
Tereza: Eu já disse para não se desculpar, nossa conversa acaba por aqui, passar bem senhor Cavalieri! (sai de cena)
(Gregório entra, vê seu patrão num estado de choque corre para perto dele)
Gregório: Senhor está tudo bem? Oque ela queria?

Benjamin: (olha para Gregório no fundo dos olhos e diz chorando) Foi minha culpa...


                                       Por Gabriel Giacomini

Comentários