Breve Historia do Máschara publicada no jornal Evolução

Inspiração é uma palavra recorrente por aqui. Também pudera, já que o nosso foco é mostrar a cada mês pessoas empreendedoras, batalhadoras, com iniciativas, que buscam sempre crescer e evoluir profissionalmente. Neste mês, destacamos não apenas uma, mas um grupo de pessoas dedicada à arte. Um grupo cheio de criatividade e que demonstra o que realmente é a determinação. É o Grupo Teatral Máschara, fundado em 13 de janeiro de 1992 por Giane Ries e Dulce Jorge, sob produção de Jorge e Dione Silva.
Na década de 1990, eles começaram montando sete espetáculos, dentre eles Bulunga, o Rei Azul. Destacaram-se nesses primeiros anos os atores: Ariane Pedrotti, Diulio Penna, Diva Soares, Marcele Franco, Nádia Régia, Vera Porto que mais tarde ficou conhecida como a Bruxa da hora do conto; além de Alexandre Dill e Simone De Dordi que prosseguiram sua carreira artística na capital.
Em 1996 Cléber Lorenzoni veio somar-se à direção da Cia, e na década seguinte dirigiu 13 espetáculos, dentre eles O Incidente e Esconderijos do Tempo que homenagearam respectivamente Erico Verissimo e Mario Quintana, conquistando o Troféu Cultura Gaúcha e quatro vezes o Troféu de Melhor Espetáculo pela Federação de Teatro Gaúcho. O grupo já participou de vários acontecimentos do município: Coxilha Nativista, Fenatrigo, Natal Luz, e comissão de frente de três agremiações carnavalescas.
Atualmente o Máschara reside no antigo prédio da Unicruz Centro, onde oferece aulas de teatro na Esmate - Espaço Máschara de Teatro, uma escola para trabalhar o teatro como fonte de pesquisa e descoberta de talentos em Cruz Alta e região. O espetáculo de maior sucesso atualmente é Olhai os Lírios do Campo que homenageia mais uma vez Erico Verissimo.
Destacam-se aí Alessandra Souza, Renato Casagrande, Evaldo Goulart e Fernanda Peres. O Máschara continua presente também nas ruas de Cruz Alta com o projeto Corpo em Ação, que aproxima os cruz-altenses dos atores todos os sábados pela manhã e conta com a participação dos bailarinos e atores Douglas Maldaner e Raquel Prates.  Em 2018, uma doação, concedeu ao Máschara uma sede própria, o palacinho do Máschara, com o ingresso dos atores Laura Hoover, Stalin Ciotti, Sandra Lazzari, e Kauane Silva, os trabalhos aumentaram ainda mais, o grupo dedica-se sete dias por semana a levar a arte aos mais longes palcos, lutando por um olhar crítico e o aprimoramento de técnicas.
Nos últimos anos o Máschara atraiu para sua escola, mais de cem alunos que aprendem o melhor do teatro feito pelos atores da companhia, os espetáculos Auto de Natal e Paixão de Cristo tem reunido centenas de pessoas e emocionado a todos, mostrando o quanto a comunidade apoia os artistas cruz-altenses.

Comentários