Texto Dueto de Stella Bento

Dueto de Stella Bento
Personagens:
Jenifer Stefanie (JS) - cantora adolescente
Rosana – Fã adolescente
Mãe da Jenifer Stefanie

Camarim da cantora adolescente JENIFER STEFANIE. Ouvem-se muitos sons vindos do lado de fora: gritos de fãs, aplausos, barulho de multidão, passagem de som. JENIFER STEFANIE se maquia, aparentando cansaço. Levanta-se, vai até uma mesinha onde está uma garrafinha de uísque, dessas de bolso. Bebe dois goles e recoloca a garrafinha no lugar. Senta-se novamente e volta a se maquiar. Interrompe, abaixa a cabeça e a coloca entre as mãos. De repente, uma moça invade o camarim bruscamente, fazendo ruído ao abrir a porta, fechá-la e trancá-la por dentro.
Ficam as duas frente a frente. Elas têm o mesmo tipo físico, a mesma cor de pele, a mesma altura, a mesma cor de cabelo e mesmo penteado. A moça tem um revólver que aponta para JENIFER STEFANIE.


JS- (muito assustada) Meu Deus, me ajuda!
ROSANA- (indo em direção a JS) Jenifer, me perdoa, não quero te fazer mal. Sou sua fã, faço qualquer coisa por você, te adoro...
JS- (muito assustada) Meu Deus, me ajuda!
ROSANA- Eu sou do bem, só quero chegar perto de você e dizer que você é maravilhosa, minha cantora preferida, um exemplo de vida, tudo o que eu quero ser.
JS- Sai daqui, eu vou chamar a segurança.
ROSANA- (guardando o revólver na bolsa) Me perdoa, eu sei que esse revólver assusta, mas eu nunca pensei em usar, era só pra o caso de algum segurança me ver e não me deixar entrar. Eu peguei do meu pai.
JS- Ele sabe?
ROSANA- Foi só um empréstimo, eu já vou devolver, ele nem vai notar.
JS- Então ele não sabe.
ROSANA- Ele me mata se souber.
JS- Olha, você já me viu, já chegou perto, agora, por favor, vai embora, eu tenho que me arrumar pra fazer o show.
ROSANA- (tirando o celular do bolso) Vou fotografar nós duas, senão ninguém vai acreditar quando eu contar que cheguei perto da Jenifer Stefanie.

ROSANA cerca JENIFER e tira muitas fotos: abraçando, sorrindo ao lado dela, agarra e joga JENIFER numa cadeira e tira mais fotos, tudo com muita rapidez. JS está visivelmente irritada.

JS- Já fotografou bem o troféu?
ROSANA- Não preciso tirar fotos dos seus troféus, preciso tirar fotos com você.
JS- Exatamente, eu sou o seu troféu.
ROSANA- Que maneira de tratar uma fã...
JS- Que maneira de tratar alguém que você adora...
ROSANA- O que eu fiz de errado?
JS- Não percebeu?
ROSANA- Não.
JS- Você é pior do que eu pensava.
ROSANA- Que falta de educação.
JS- Eu? Mal-educada? Você invade o meu camarim, me ameaça com um revólver, me trata como se eu fosse um ponto turístico, e a mal-educada sou eu?
ROSANA- Vocês artistas, deveriam tratar melhor os seus fãs...
JS- Vocês fãs, deveriam tratar melhor os seus artistas...
ROSANA- Que grossura!...
JS- Olha, eu levei um puta susto com você, mas não fiz escândalo, tirei as fotos, agora, por favor, vai embora.
ROSANA- Eu só queria ficar um pouco mais, isso é um sonho...
JS- Que bom que você pode realizar seus sonhos... eu não posso...
ROSANA- Você tem tudo, o que mais você quer?
JS- Tudo o que?
ROSANA- Ora, tudo!
JS- Tudo o que?
ROSANA- Dinheiro, fama, glamour, viagens, carros, roupas, amigos...
JS- Amigos? Quem me dera ter UM amigo, que fosse!
ROSANA- Você esta se queixando de Barriga cheia! Todo o mundo mataria pra ter a vida que você tem.
JS- Como você está longe da realidade!
ROSANA- Por quê?
JS- Eu odeio essa vida! Eu participo de shows de talento desde que eu tinha cinco anos, eu disputo prêmio de melhor cantora desde que eu tinha seis. Eu não sei o que é não trabalhar e ficar descansando. Toda a vida eu tive que ganhar dinheiro pra meu pai e minha mãe. Todas as vezes que eu ameacei largar tudo pra estudar e fazer faculdade, eles me jogaram na cara que eu era uma filha ingrata, que eu ia deixa-los na miséria, que todo o mundo mataria pra ter a vida que eu tenho e que eu fazia pouco caso deles e dos milhões que me amavam. Há anos que eu vivo esse inferno e não sei como sair. Eu não tenho nem pra quem pedir ajuda.
ROSANA- Eu estou aqui pra te ajudar.
JS- Você não quer me ajudar, você quer que eu seja ainda mais merda que eu sou.
ROSANA- Você não é uma merda, milhões te amam.
JS- Milhões me consomem e sustentam o luxo dos meus pais, só isso.
ROSANA- (muito surpresa) Você não gosta de ser famosa?
 JS- Não.
ROSANA- Você não gosta de ser cantora?
JS-Não. Eu canto porque os meus pais me empurraram pra isso quando eu era pequena; deu certo, eu fiz sucesso e eles continuam investindo no produto JS porque lucram muito com ele.
ROSANA- Eu queria ser uma cantora famosa, ver as milhões de pessoas cantando o refrão da minha musica: (ROSANA incorpora os trejeitos de Jenifer e começa a cantar):

“Eu quero o seu amor,
Eu quero o seu calor,
Por que sem você,
Eu sou só dor”.

JS- (percebendo a semelhança) Você é muito parecida comigo.
ROSANA- Eu fica horas olhando os seus DVDs pra copiar os movimentos, só compro as roupas da sua grife...
JS- (interrompendo) As roupas que uma estilista desenha e coloca o meu nome.
ROSANA- (continuando a fala anterior) Eu te sigo no twitter...
JS- (interrompendo) O twitter que um dos produtores escreve.
ROSANA- (continuando a fala anterior) Eu já decorei todas as suas musicas, compro todas as revistas em que você aparece...

Alguém mexe no trinco e não consegue abrir a porta. As duas olham para a porta e ficam imóveis. A MÃE DE JS fala do outro lado.

MÃE DE JS- Minha filha, por que a porta está trancada?
JS- Eu fiquei com medo que algum estranho entrasse, mamãe...
MÃE DE JS- Bobagem, eu controlo isso muito bem. Abre.
JS- Agora, não; eu preciso me concentrar.
MÃE DE JS-Você pode se concentrar perto de mim.
JS- É que eu estou fazendo uma prece especial e preciso ficar sozinha.
MÃE DE JS- Mas você não tem segredos pra mim, Jenifer.
JS- Não é segredo, mamãe, é fé.
MÃE DE JS- Tá bem, mas não demora, que eu tenho que te dar as respostas da entrevista de amanhã.
JS- Certo, mamãe.
ROSANA- (Aliviada) Obrigada.
JS- É raro alguém falar comigo sem que a mamãe saiba. Eu não quis abrir mão disso.
ROSANA- Ela se preocupa com você.
JS- Ela se preocupa com o investimento dela.
ROSANA- Pelo menos ela se preocupa. Eu sou tão sozinha.
JS- Eu também.

Batem novamente à porta

JS- Quem é?
MÃE DE JS- Filha, me alcança a garrafinha de uísque que está ai.
JS- (vai até a mesinha e pega a garrafinha, vai até a porta, abre uma fresta, entrega para a mãe) Tá aqui mamãe.
MÃE DE JS- Obrigada, é para o rapaz que escreve o teu twitter.
JS- Eu sei... eu sei... (fecha a porta).
ROSANA- E os fãs.
JS- Que têm eles?
ROSANA- Você não está sozinha, tem os fãs.
JS- Eu quero amigos, não quero fãs.
ROSANA- Você tem o Djeison Cruz.
JS- Quem?
ROSANA- Seu namorado. A história de vocês é tão bonita.
JS- Eu mal conheço o Djeison Cruz. Sei que ele é cantor sertanejo...
ROSANA- Eu li sobre o namoro de vocês nas revistas...
JS- Foi um acordo entre os nossos empresários. Eu preciso estar na mídia pra manter a carreira e ele precisa ser heterossexual pra continuar sendo adorado pelas meninas...
ROSANA- (surpresa) É mesmo?
JS- É.
ROSANA- Acho que a sua vida deve ser meio triste, mesmo. Nunca imaginei.
JS- Eu sempre imaginei como seria ser uma pessoa sem shows pra fazer, sem fãs, sem revistas, sem fingir que eu adoro cantar, sem fingir que eu namoro um cara que eu mal conheço, sem fotos o tempo todo. Sem autógrafos. Eu queria tanto fazer alguma coisa que eu gostasse...
ROSANA- Eu sempre fui meio palhaça no colégio pra disfarçar que eu me sentia sozinha, e você era um ideal pra mim: uma família que te acompanha o tempo todo, um monte de gente que gosta de você.
JS- Eles não gostam, eles consomem.
ROSANA- Mas eu achava que...
MÃE DE JS- (do lado de fora) Abre, filha, eu tenho que falar com você.
JS- (suplicante) Só um pouquinho, mamãe, por favor. Eu preciso rezar muito hoje.
MÃE DE JS- (ordenando) Jenifer Stefanie, abre.

JENIFER faz sinal pra ROSANA esconder-se num armário. Ela se esconde

JS- (abrindo a porta e disfarçando o nervosismo) Que foi que houve, mamãe?
MÃE DE JS- (entrando) É rápido filha, já te deixo rezando. (intrigada) O que é que te deu, que te deixou com tanta fé assim?
JS- É o nervosismo...
MÃE DE JS- Nervosismo por quê?
JS- Sei lá, esse público, esse lugar.
MÃE DE JS- É tudo igual, minha filha, repete a mesma coisa de sempre e pronto. Eu estranhei uma coisa, não sei se você notou...
JS- (vai até onde está a bolsa e tira um papel de dentro) Eu recortei uma matéria sobre a faculdade de Veterinária, aquela que...
MÃE DE JS- (ignorando o que a filha diz, mas pegando o papel e colocando no bolso do próprio casaco) A garrafinha de uísque, que eu peguei agora há pouco, está quase vazia, filha.
JS- E daí?
MÃE DE JS- O rapaz que escreve o teu twitter reclamou.
JS- Vai ver que ele esqueceu que bebeu quase tudo...
MÃE DE JS- Será?
JS- Só pode ser...
MÃE DE JS- Talvez. Eu vou dizer pra ele prestar mais atenção.
JS- Sobre a faculdade, mamãe...
MÃE DE JS- Te concentra no show, minha filha, você tem mais três, essa semana.
JS- Eu tô cansada.
MÃE DE JS- Depois eu te levo no Shopping pra gente fazer umas compras.
JS- Eu não preciso comprar nada, mamãe, eu preciso descansar.
MÃE DE JS- Amanhã você descansa Jenifer.
JS- Eu não aguento mais!
MÃE DE JS- (ameaçadora) Jenifer, mais um escândalo desses e você perde as suas regalias. Eu sei o que é melhor pra você.
JS- Desculpa. Por favor, deixa eu me concentrar, que daqui a pouco eu tenho que entrar no palco, linda, animada e feliz e eu não posso fazer isso, nervosa do jeito que estou.
MÃE DE JS- Depois, a gente fala essa história de descanso, de faculdade. Amanhã a repórter do “Teen News” vem te entrevistar e você tem que decorar as respostas pra ela.
JS- Quais são as respostas?
MÃE DE JS- Eu te entrego depois do show. Lembre-se você e o Djeison passaram um fim de semana maravilhoso no nosso sítio. (pensativa) Mas eu ainda não decidi se foi assistindo filmes junto à lareira ou se foi andando a cavalo.
JS- (conduzindo a mãe até a saída) Sim, mamãe. Depois você me diz os detalhes do fim de semana.
MÃE DE JS- (saindo do camarim) Acho que posso combinar as duas coisas...

A mãe de JENIFER sai do camarim. JENIFER tranca a porta.

ROSANA- (saindo do esconderijo) Por que ela te trata assim?
JS- Ela tem medo de passar necessidades novamente.
ROSANA- E o teu pai?
JS- Ele faz tudo que ela manda, desde que não falte churrasco e cerveja.
ROSANA- E como você aguenta?
JS- Falta pouco. Daqui a três semanas, eu completo 18 anos, e eles não vão poder me obrigar a mais nada. O dinheiro do meu trabalho é meu, eu só preciso ser maior de idade pra pegar.
ROSANA- Então se controle! Daqui a três semanas você vai ser livre.
JS- Eu quase perdi o controle agora há pouco. Ainda bem que você estava aqui e eu me controlei, porque eu precisava que a mamãe fosse embora.
ROSANA- Se eu puder te ajudar de algum jeito...
JS- Você sabe todas as minhas musicas, não sabe?
ROSANA- De cor e salteado.
JS- Sabe as minhas coreografias, não sabe?
ROSANA- Já fiz performance de Jenifer Stefanie milhões de vezes no colégio.
JS- Veste a minha roupa.
ROSANA- O que?
JS- (tirando a roupa, entregando para ROSANA e falando com firmeza) Veste. Você vai ser Jenifer Stefanie.
ROSANA- Não posso.
JS- Pode e deve. Você vai ser o que eu sou e vai sentir o que eu sinto.
ROSANA- Como é que eu vou cantar?
JS- É play back. É só dublar e dançar. Você já fez isso, não fez?
ROSANA- Já.
JS- É só repetir. Só que pra mais pessoas.
ROSANA- Eles vão descobrir.
JS- Não vão. Esse ginásio tem uma visibilidade horrível. Você quer ser o que eu sou, não quer?
ROSANA- Quero.
JS- Então vai fundo. Segue o play back e dança. São 10 musicas. O show encerra com “Estou carente, mas danço”.
ROSANA- e depois?
JS- Você volta para o camarim.
ROSANA-E depois?
JS- Você volta para o camarim e a gente destroca as roupas. Quando a mamãe e a produção chegarem, eu digo que você é a minha melhor amiga. Você vai jantar comigo, meu pai, minha mãe e mais umas quantas pessoas; vai me ver dando entrevista no restaurante, assinando autógrafos...
ROSANA- Meu Deus!
JS- Daqui a um mês, eu te apresento como a minha sucessora!
ROSANA- (muito surpresa e assustada) Sucessora?
JS- Sim! Já pensou? Jenifer Stefanie, a rainha dos adolescentes, entrega a coroa para... Como é seu nome?
ROSANA- Rosana.
JS- (retomando) Jenifer Stefanie, a rainha dos adolescentes, entrega a sua coroa para Rosana, a nova revelação da musica.
ROSANA- Vai ser um sonho.
JS- Vai sim. Coloca a minha roupa!
ROSANA se veste de Jenifer Stefanie. JENIFER coloca as roupas de ROSANA.
ROSANA- Tem certeza que eles não vão descobrir?
JS- Tenho. (aponta para uma cadeira) Senta aqui. (ROSANA obedece. JENIFER faz uma maquiagem rápida em ROSANA).
MÃE DE JS- (do lado de fora) Filha, tá pronta?
JS- Estou.
MÃE DE JS- Daqui a cinco minutos, você entra.
JS- Sim, mãe.
ROSANA- Eu estou pronta.
JS- Eu te espero aqui.
ROSANA- Como eu estou?
JS- Perfeita. Enganaria até a minha mãe, principalmente depois que ela esvaziar a garrafinha.

Ouve-se o locutor anunciando: “E agora, ela, a princesinha da musica, a musa dos adolescentes, a maravilhosa Jenifer Stefanie”. Ouvem-se muitos aplausos.

JS- Vai, Rosana, arrasa!

ROSANA abre a porta e vai para o palco. Jenifer Stefanie senta-se e deita a cabeça na mesa de maquiagem.



FIM

Comentários