Os Saltimbancos

Os saltimbancos – Texto completo
25/08/2011 por Dení
Textos e Musicas: Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti
Versionista: Chico Buarque de Holanda
01 – Bicharia
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
O animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Quando a porca torce o rabo, pode ser o diabo, ora vejam só
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Era uma vez, é ainda
Certo país, é ainda
Onde os animais eram tratados como bestas, são ainda, são ainda
Tinha um barão, tem ainda
Espertalhão, tem ainda
Nunca trabalhava, então achava a vida linda, e acha ainda, e acha ainda
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
O animal é paciente , mas também não é nenhum demente
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Quando o homem exagera, bicho vira fera, ora vejam só
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Puxa jumento, só puxava
Choca galinha, só chocava
Rápido cachorro guarda casa, corre e volta , só corria, só voltava
Mas chega um dia, chega um dia
Que o bicho chia, bicho chia
Bota pra quebrar e quero ver quem paga o pato, pois vai ser um saco de gato
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
O animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Quando a porca torce o rabo, pode ser o diabo e ora vejam só
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, COCOROCÓ.
Jumento – Oi… eu sou o jumento ! Não sou bichinho de estimação não ! Sou jumento e pronto ! Também conhecido como jegue . Me botaram pra trabalhar na roça a vida inteira . Trabalhar feito um jumento pra no fim … nada ! Nenhum capinzinho fresquinho , nem uma cenourinha , só grama ! Grama seca !Vai ver que é por isso que de vez em quando me chamam de burro . Ahhhhhhhh mais eu nem ligo ! Sabe que o outro dia , eu tava subindo uma ladeira , carregando um peso danado nas costas , me aparece um cara e grita assim :
anda logo , o mula preguiçosa ! Ahhhhhhhh não ! Ai eu parei ! Parei porque preguiçosa vá lá , mais MULA ? É de mais ! Resolvi da no pé ! Tomei a estrada que leva a cidade , e fui seguindo naquela escuridão , naquela humilhação , naquela solidão que  nem sei … Olha , eu não sou disso não sabe … mais naquela hora me deu uma vontade danada de chorar , e chorar e chorar aos soluços ! E eu pensava com os meus borbotões … :
02 – O Jumento

Jumento não é
Jumento não é
O grande malandro da praça
Trabalha, trabalha de graça
Não agrada a ninguém
Nem nome não tem
É manso e não faz pirraça
Mas quando a carcaça ameaça rachar
Que coices, que coices
Que coices que dá
O pão, a farinha, o feijão, carne seca
Quem é que carrega? Hi-ho
O pão, a farinha, o feijão, carne seca
Limão, mexerica, mamão, melancia
Quem é que carrega? Hi-ho
O pão, a farinha, o feijão, carne seca
Limão mexerica, mamão, melancia
A areia, o cimento, o tijolo, a pedreira
Quem é que carrega? Hi-ho
Jumento não é
Jumento não é
O grande malandro da praça
Trabalha, trabalha de graça
Não agrada a ninguém
Nem nome não tem
É manso e não faz pirraça
Mas quando a carcaça ameaça rachar
Que coices, que coices
Que coices que dá
Hi-hooooooooo
Jumento – Pois é … aonde é que eu estava mesmo ? Ah , estava indo pra cidade , e fazer o que na cidade ? Bom , eu pensava que , quando alguém não sabe fazer mais nada , mais nada mesmo na vida , hoje em dia pode virar artista , músico . Hoje todo mundo canta ! Como dizem aqueles que não sabem cantar ! Então , eu estava ali andando , quando derepente quem é que eu vejo estendido no barranco da estrada? Um pobre cachorro coitado ! Todo esfarrapado . Parecia até que tinha acabado de chegar da guerra !
Cachorro – Au … Au … Me dá meu osso ! Meu osso ! Ladrão ! Ladrão! Ladrão !
Jumento – Ele estava dormindo … E tinha sonhos terríveis! pesadelos de cão ! Cachorro ! Fiu … Fiu … Cachorro acorda !
Cachorro – É pra já , é pra já senhor , senhor , senhor , senhor !
Jumento – Nossa ! O que aconteceu com você ?
Cachorro– Eu tô fugindo !
Jumento – Da guerra ?
Cachorro – Guerra ? Pior que isso meu chapa ! Eu tô fugindo é da fazenda onde eu trabalhava . O meu patrão , é um aproveitador ! Me atormentava o dia inteiro ! Entra cachorro, pega isso , abana o rabo , deita , levanta . UFA ! Eu não agüentava mais !
03 – Um Dia de Cão

Apanhar a bola-la
Estender a pata-ta
Sempre em equilíbrio-brio
Sempre em exercício-cio
Corre, cão de raça
Corre, cão de caça
Corre, cão chacal
Sim, senhor
Cão policial
Sempre estou
Às ordens, sim, senhor
Bobby, Lulu
Lulu, Bobby
Snoopy, Rocky
Rex, Rintintin
Lealdade eterna-na
Não fazer baderna-na
Entrar na caserna-na
O rabo entre as pernas-nas
Volta, cão de raça
Volta, cão de caça
Volta, cão chacal
Sim, senhor
Cão policial
Sempre estou
Às ordens, sim, senhor
Bobby, Lulu
Lulu, Bobby
Snoopy, Rocky
Rex, Rintintin
Bobby, Lulu
Lulu, Bobby
Snoopy, Rocky
Estou às ordens
Sempre, sim, senhor
Fidelidade
À minha farda
Sempre na guarda
Do seu portão
Fidelidade
À minha fome
Sempre mordomo
E cada vez mais cão
Jumento– Opa calma , calma companheiro calma ! Eu não quero ser o seu patrão ! Não quero ser o seu patrão !
Cachorro – O que ? O senhor não quer ser meu patrão ?
Jumento – Claro que não ! Deixa disso ! Eu sou um pobre coitado como você ! Sou um pau de arara .
Cachorro – Ah sim . Seu pau de arara . As suas ordens . Em que posso servi-lo ? Onde quer que eu o leve ?
Jumento – Eu não quero que me leve a lugar nenhum ! Eu estou indo a cidade … procurar emprego como músico . Ahhhhhhhhhh você podia me acompanhar ! E assim poderemos formar um Duo . Já imaginou ? Dois animais cantando juntos ?

Jumento e Cachorro – Acho que vai ser a maior sensação !!!
                                                           ¯¯
Cachorro – UFA ! “Andamo pra Burro !”
Jumento – O que ?
Cachorro – Ai , ai … desculpa seu asno ! Ou jumento … ou cavalo … Eu acho que dois animais cantando juntos , vai ser muito bom !
Galinha – PÓPÔPÔPÔPÔPÔPÓPÓPÓPÓ
Galinha – Três animais cantando juntos vai ser mais fantástico ainda !
Jumento – Uma Galinha…!
Cachorro -  Bom Dia vossa galinência!!!
Galinha – Có Có Como vão companheiros?
Jumento –Já vi tudo… fugiu também, né?!
Galinha – Então não?!
 Cachorro -  Porque?
Galinha -  Sabe… eu vivia numa fazenda linda, cheia de plantas… rodeada por todos os meus pintinhos….até que um dia o meu patrão rabugento resolveu matar os meus pintinhos e a mim também…me fazendo de canja de Galinha!!!
Jumento e Cachorro – Ohhhhh!
04 – A Galinha
Todo ovo
Que eu choco
Me toco
De novo
Todo ovo
É a cara
É a clara
Do vovô
Mas fiquei
Bloqueada
E agora
De noite
Só sonho
Gemada
A escassa produção
Alarma o patrão
As galinhas sérias
Jamais tiram férias
“Estás velha, te perdôo
Tu ficas na granja… (Obrigada !!!!)
Em forma de canja”
Ah!!! é esse o meu troco
Por anos de choco???
Dei-lhe uma bicada
E fugi, chocada
Quero cantar
Na ronda
Na crista
Da onda
Cocorococoró
Pois um bico a mais
Só faz mais feliz
A grande gaiola
Do meu país
Pois um bico a mais
Só faz mais feliz
A grande gaiola
Do meu país
ϱCocorococoró (Oba!)
Todo ovo
Que eu choco
Me toco
De novo
Todo ovo
É a cara
É a clara
Do vovô
Jumento e Cachorro – Bravo… bravo! (palmas)
Cachorro – Bravíssimo !!!
Jumento – Bom, já que você quer ser uma cantora…
Cachorro- Pode entrar no nosso conjunto! Alias, pensando bem… Você com a sua voz … e eu com a minha  …  Podemos fazer um du altamente sensacional!
# Cachorro e Galinha ficam cantando…
Jumento – Ah meu Deus!!!
Ah está bom…está bom, está bom! Já chega!
Já chegaaaa!!! Bom, já que encontrei vocês dois que tal me ajudar a formar uma corrente bem forte? Pois afinal de contas agora nós somos três!
¯¯¯

Galinha -  UFA! “Andamo pra Burro!”
Jumento – O que?
Galinha – Há há… desculpa sr. Jumento?! Eu acho que três animais cantando juntos vai dar o maior pé né cachorro!
Gata – Miauuuu
Gata – Que tal quatro?
Cachorro – Eu acho que eu ouvi um gatinho… Quem que falou? Quem que ta ai?
Gata – Sou eu…uma gatinha!
Cachorro – Uma gata? Au au au au au
Galinha – Pó pó pó pó…
Jumento – Para! Para com isso! Para com isso!!!
Cachorro – É…É… pra já … é pra já … sim senhor! Sim senhor! Sim senhor! Sim senhor!
Jumento – Onde já se viu… tratar um semelhante seu dessa maneira?! Que coisa horrível! Ela é um animal, como você!
Cachorro – Ahhh….isso não! Desde que me conheço por bicho, todo cachorro tem raiva de gato! Isso é uma tradição. O meu avô por exemplo….detestava gatos! E onde ele estivesse não aparecia nenhum gato! Que Deus o tenha!  He he he, e o meu pai então… sempre foi conhecido como o maior caçador de felinos… a minha mãe…puxa, a minha mãe… nem se fala!
Jumento – Chega ! Chega ! Ahhhhhhh …. pelo jeito vai ser difícil domar esse cachorro que acha normal seguir uma tradição , que gostava de maltratar o seu próprio semelhante! Primeira lição do dia : O melhor amigo do bicho , é o Bicho ! Galinha ?
Galinha – O melhor amigo do Bicho , é o Bicho !
Jumento – Cachorro ?
Cachorro – O melhor amigo do Bicho , é o Bicho !
Todos – O melhor amigo do Bicho , é o Bicho !
Jumento – Muito bom ! Gatinha … pode chegar mais .
Gata – Hummmmmm , obrigada Jumento !
Galinha – É … nós estamos indo para a cidade …. nós vamos fazer um conjunto ! Você canta também é ?!
Gata – Canto ! É … infelizmente .
Todos – Porque infelizmente ?
Gata – Ai , é que cantar me custou muitíssimo !!!
Galinha – Ah conta amiga ! Conta Tudo que eu quero saber ! Conta tudo !
Jumento – É … conta … conta !
Cachorro – Au … Conta !
                                                             ¯¯¯
Gata – Sabe … eu vivia dentro de um apartamento , enclausurada ! A minha patroa ? Iiiiiiiiiiii minha patroa não queria que eu saísse de casa por nada nesse mundo ! é pra não pegar um resfriado . Sabe … no início até que eu consegui entender  … mais depois … iiiii depois foi me dando uma solidão … aí ? aí eu fui a cantar com a gataria que  por ali passava fazendo serenatas … puxa gente , foi tão maravilhoso ! Pela primeira vez na vida eu tinha me sentido : LIVRE ! Como todos animais devem se sentir . Aí … mais quando eu voltei pra casa …
Jumento – Que , que houve ?
Galinha – Que , que houve ?
Cachorro – Que , que houve ?
05 – História de Uma Gata
Bem….
Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram
Ah….Ah…
O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé… de gato
Me diziam, todo momento:
Oh! Hanne…
Fique em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Que de noite vão cantando assim:
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora, senhorio
Felino, não reconhecerás
De manhã eu voltei pra casa (Miauuu)
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada (Porquê?)
Por causa da cantoria
Mas agora o meu dia-a-dia
É no meio da gataria
Pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite vai cantando assim:
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora, senhorio
Felino, não reconhecerás
Felino, não reconhecerás (Miauuu)
Felino, não reconhecerás (Miauuu)
Felino, não reconhecerás (Miauuu)
Todos – Bravo ! Bravo ! (Palmas)
Gata – Obrigada !
                                                            ¯¯¯
Gata – UFA ! “Andamo pra Burro!”
Jumento – O que ?
Galinha – Presta Atenção oh !
Cachorro – É … presta atenção Oh !
Gata – Ai …. me desculpa senhor jumento ?!
Jumento – Pois é pessoal , naquela altura da estrada , nós já éramos quatro amigos ! O cachorro um pouco orgulhoso , mais logo , logo o seu orgulho acaba  e ele e a gata serão grandes amigos ! Só tem uma coisa que me preocupa : É que eles não fazem a menor idéia do que seja a cidade grande ! Estão com cada ilusão . Coisa de Loooouuuuccccoooo!
06 – A Cidade Ideal
CACHORRO
A cidade ideal do cachorro

Tem um poste por metro quadrado

Não tem carro, não corro, não morro

E também nunca fico apertado
GALINHA
A cidade ideal da galinha

Tem as ruas cheias de minhoca

A barriga fica tão quentinha

Que transforma o milho em pipoca
CRIANÇAS
Atenção porque nesta cidade

Corre-se a toda velocidade

E atenção que o negócio está preto

Restaurante assando galeto
BICHOS
Mas não, mas não

O sonho é meu e eu sonho que

Deve ter alamedas verdes

A cidade dos meus amores
HOMENS
E, quem dera, os moradores

E o prefeito e os varredores
MULHERES
Fossem somente crianças
BICHOS
Deve ter alamedas verdes

A cidade dos meus amores
MULHERES
E, quem dera, os moradores

E o prefeito e os varredores

E os pintores e os vendedores
HOMENS
Fossem somente crianças
GATA
A cidade ideal de uma gata

É um prato de tripa fresquinha

Tem sardinha num bonde de lata

Tem alcatra no final da linha
JUMENTO
Jumento é velho, velho e sabido

E por isso já está prevenido

A cidade é uma estranha senhora

Que hoje sorri e amanhã te devora
CRIANÇAS
Atenção que o jumento é sabido

É melhor ficar bem prevenido

E olha, gata, que a tua pelica

Vai virar uma bela cuíca
BICHOS
Mas não, mas não

O sonho é meu e eu sonho que

Deve ter alamedas verdes

A cidade dos meus amores
CORAL
E, quem dera, os moradores

E o prefeito e os varredores

E os pintores e os vendedores
GALINHA
Fossem somente crianças
BICHOS
Deve ter alamedas verdes

A cidade dos meus amores
CORAL 1
E, quem dera, os moradores
CORAL 2
E o prefeito e os varredores
CORAL 3
E os pintores e os vendedores
CORAL 4
As senhoras e os senhores
CORAL 5
E os guardas e os inspetores
TODOS
Fossem somente crianças
Jumento – Bom , já que vamos formar um conjunto , temos que dar um nome a ele !
Gata – Eu já sei !
Jumento – E qual é ?
Gata – A gata maravilhosa , e seus bluquetes !
Cachorro – Ah! Nada disso, o sua gata egoísta!
Num país democrático todos tem o direito de dar as suas opiniões, e eu já tenho as minha!
Gata – E quais são?
Cachorro – Eu vou explicar! Presta atenção, hein?!
Jumento, gata, cachorro, galinha….querem ver?
JUGACAGA!!!
Gata – Hahahaha
Galinha – Que cachorro mais bobagento! Esse nome não vai dar certo não!
Cachorro – AH!!! Calma Aí dona galinha! É só trocar as posições: Gata, Jumento, Cachorro, Galinha! Querem ver?
GAJUCAGA!!!
Gata e galinha – Hahahahahaha
Jumento – Ah, chega, chega, chega! Eu tenho um plano melhor….eu tenho um plano muito melhor! Deixa eu dar uma olhada aqui  no meu dicionário, deixa eu ver…¯ Ah, já sei… SALTIMBANCOS!!!
Galinha – Ah não! Não…. não contem comigo hein ! Assaltando bancos?… NEM MORTA!!!
Jumento – Não dona Galinha! Não é assaltando bancos! É Saltimbancos!
Gata- Humm… pra mim deu na mesma… O que que é isso?
Cachorro – E, gata Burra!
Ai, Ai… desculpa seu burro, jumento, galinha, tamanduá, pipoca! Hehehe
Jumento -  Olha está escrito aqui, está aqui ó :
Saltimbanco é aquele que luta para ser bom músico.
Cachorro – Somos nós!
Galinha – Exatamente!
Gata – Somos Nós!
Jumento -  Então vamos começar os ensaios?
Cachorro – É vamos lá Sr. Maestro!
Galinha e Gata – Vamos, Vamos!
Jumento – Todos vocês conhecem as notas?
Cachorro – Lógico! E, e, e, eu por exemplo , e , e, e , eu conheço uma!
Jumento – Ótimo !
Gata – Eu por exemplo conheço duas !
Jumento – Hummmmmm muito bem ! E você galinha ?
Galinha – É , é , é , é dá dá dá um tempo né maestro ! São tantas ! Ahhhhh umas trinta e nove .
Cachorro – Hahahahahahahaha
Jumento – Ah , em pensar que o Burro aqui sou eu . Mais vamos ao trabalho ! Eu dou as notas e cada um de vocês canta , está bem ?
Todos – Está bem , vamos lá !
Jumento – Dó …
Gata – Dó . Do bi , do bá , escaragadádádá , do bi , do bi , do bi , do bá !
Cachorro – Ré … reze uma prece Ave Maria !
Galinha – Mi … ai me segura que eu vou Ter um troço ! ai me segura que eu vou Ter um troço !
Gata – Fá … é pra fazer farofa , pra fazer farofa !
Jumento – Ah não acredito !
Cachorro – Sol … Solocú , amar … como eu amei … Solocú …
Galinha – Lá … lava roupa todo dia que agunia !
Gata – Si … Se você fosse sincera … ôôôôôôôôô Alrora …
Jumento – Chega ! Chega ! Chega ! Ah , está bem já vi tudo ! Vamos desistir !
Gata – Ah não ! não , não podemos !
Galinha – Ah não seu maestro , a gente só tava brincando um pouquinho !
Jumento – Brincando galinha ? Desde que cada um de nós resolvemos tomar a decisão de ser livre , o negócio aqui não é pra ser brincadeira . E outra … música é um assunto muito sério!
Gata – Miau … Ah , jumento … vamos tentar só mais uma vez ?!
Jumento – Vamos lá … vamos ver como é que vai essa afinação .
                                                            ¯¯¯
Jumento – ótimo ! Ótimo ! Muito bom ! Muito bem ! Agora vamos em seus lugares,   concentrem-se  … Vamos cantar !
07 – Minha Canção
CORAL
Dorme a cidade

Resta um coração

Misterioso

Faz uma ilusão

Soletra um verso

Lavra a melodia

Singelamente

Dolorosamente

Doce a música

Silenciosa

Larga o meu peito

Solta-se no espaço

Faz-se a certeza

Minha canção

Réstia de luz onde

Dorme o meu irmão
GATA
Dorme a cidade
GATA
Resta um coração
JUMENTO
Misterioso
JUMENTO
Faz uma ilusão
GALINHA
Soletra um verso
GALINHA
Lavra a melodia
CACHORRO
Singelamente
CACHORRO
Dolorosamente
BICHOS
Doce a música

Silenciosa

Larga o meu peito

Solta-se no espaço

Faz-se a certeza

Minha canção

Réstia de luz onde

Dorme o meu irmão
CORAL + GATA
Dorme a cidade
CORAL + GATA
Resta um coração
CORAL + JUMEN
Misterioso
CORAL + JUMEN
Faz uma ilusão
CORAL + GALIN
Soletra um verso
CORAL + CALIN
Lavra a melodia
CORAL + CACHOR
Singelamente
CORAL + CACHOR
Dolorosamente
BICHOS
Doce a música

Silenciosa

Larga o meu peito

Solta-se no espaço

Faz-se a certeza ( BIS GALINHA)

Minha canção       ( BIS GALINHA)

Réstia de luz onde

Dorme o meu irmão
08 – A Pousada do Bom Barão

BICHOS
Vamos tratar uma hospedagem

Pra descansar e seguir viagem
GATA
Olha que linda aquela pensão

Se chama “Pousada do bom barão”
JUMENTO
Para mim, esse nome, não sei não
GALINHA
Já tou por aqui de tanto barão
GATA
Mas vamos, mas vamos, não custa tentar

É só pruma noite e depois se mandar
CACHORRO
Ai, ai, ali tem uma placa

Que cheira a uma bruta urucubaca
BICHOS
Proibida a entrada

Exijo gravata e dados pessoais

Proibido aos mendigos e aos animais

Ahhhhhhhhhhhhhh!!!
JUMENTO
Puxa, puxa, que desacato

Eu, afinal, sou jumento ou rato?
CACHORRO
Poxa, poxa, que desrespeito

Se duvidar, eu entro no peito
GALINHA
Cacilda, cacilda, que bela tramóia

Já tava pensando n’aquela  bóia
GATA
Que bode, que bode, mas isso é o fim

Parece que todos estão contra mim
CRIANÇAS
Tentem olhar ali pela janela

Quem sabe não tem ninguém dentro dela

E se for assim vocês podem entrar

Fazer uma boca e depois se arrancar
JUMENTO
Puxa, puxa, o que é que eu tou vendo?

Vivendo e aprendendo, vivendo e aprendendo

Tem quatro pessoas naquele salão

E uma das quatro é o meu patrão
CACHORRO
Poxa, poxa, vejam vocês

É o meu patrão com os outros três
GATA
Que grilo, que grilo, não é uma boa

Aquela coroa é a minha patroa
GALINHA
Cacilda, cacilda, coisa de maluco

É o meu patrão com o trabuco
CORAL
Caramba, caramba, como é que é

Eu acho que é hora de dar no pé

Pra quem não quiser entrar de gaiato

O melhor negócio é dormir no mato
BICHOS
Caramba, caramba, como é que é

Eu acho que é hora de dar no pé

Pra quem não quiser entrar de gaiato

O melhor negócio é dormir no mato
JUMENTO
Porém, porém, já tou fulo da vida

Ter toda a razão e nenhuma comida
CACHORRO
A minha barriga não se acostuma

Ter toda razão e comida nenhuma
GALINHA
Porém, porém, já me sinto aflita

Me sinto assada, acho que tou frita
GATA
É já, é já, vamos sentar a pua

Botar os safados no meio da rua
MULHERES
Quatro juntos braços dados

Damos o fora nesses safados
HOMENS
Braços dados juntos quatro

Chutar os safados pra fora do teatro
MULHERES
Dados juntos quatro braços

E esses safados já tão no bagaço
HOMENS
Quatro braços dados juntos

E esses safados vão virar presunto
Todos – (Risos , Risadas )
Gata – Eles Fugiram !
Galinha – Como eles correram !
Cachorro – Não ! Vocês viram só … nós expulsamos os barões!
Gata – E agora a casa é nossa !
Todos – Iu hu
Gata – Ai … onde tem uma almofada ?
Jumento – Calma amigos ! Calma ! Calma ! Primeiro vamos entender tudo direitinho ! Nós estamos juntos certo ?
Todos – Sim !
Jumento – Juntos entramos na casa , certo ?
Todos – Sim !
Jumento – Juntos atacamos sem medo , certo ?
Todos – Sim !
Jumento – Segunda lição do dia : Um Bicho só , é só um Bicho !
Agora todos juntos :
Todos – Somos fortes !!!
09 – Todos Juntos
JUMENTO
Uma gata, o que é que tem?
GATA
- As unhas
CACHORRO
E a galinha, o que é que tem?
GALINHA
- O bico
HOMENS
Dito assim, parece até ridículo
HOMENS
Um bichinho se assanhar
JUMENTO
E o jumento, o que é que tem?
GATA
- As patas
CACHORRO
E o cachorro, o que é que tem?
GALINHA
- Os dentes
HOMENS
Ponha tudo junto e de repente
HOMENS
Vamos ver no que é que dá
MULHERES
Junte um bico com dez unhas
MULHERES
Quatro patas, trinta dentes
HOMENS
E o valente dos valentes
HOMENS
Ainda vai te respeitar
BICHOS
Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer
MULHERES
- Ao meu lado há um amigo
MULHERES
Que é preciso proteger
BICHOS
Todos juntos somos fortes

Não há nada pra temer
JUMENTO
Uma gata, o que é que é?
GATA
- Esperta
CACHORRO
E o jumento, o que é que é?
GALINHA
- Paciente
HOMENS
Não é grande coisa realmente
HOMENS
Prum bichinho se assanhar
JUMENTO
E o cachorro, o que é que é?
GATA
- Leal
CACHORRO
E a galinha, o que é que é?
GALINHA
- Teimosa
HOMENS
Não parece mesmo grande coisa
HOMENS
Vamos ver no que é que dá
MULHERES
Esperteza, Paciência
MULHERES
Lealdade, Teimosia
HOMENS
E mais dia menos dia
HOMENS
A lei da selva vai mudar
BICHOS
Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer
MULHERES
- Ao meu lado há um amigo
MULHERES
Que é preciso proteger
BICHOS
Todos juntos somos fortes

Não há nada pra temer
BICHOS
E no entanto dizem que são tantos

Saltimbancos como nós
Todos – Ahhhhhhhhh … (bocejando)
Cachorro – UFA ! UFA ! UFA ! Deu soninhu … deu soninhu … deu soninhu …
Jumento – Ah,naquela noite fomos dormir tranqüilos e contentes !
Narração - No dia seguinte …
Galinha – Pópópópópópó …
Cachorro – Bom dia ! Bom dia !
Gata – Bom dia Sol !
Jumento – Decidimos que ir a cidade já não era tão importante assim, aquela casa era cômoda , bonita e a horta tava cheinha de coisas boas !!!
Gata – Ai … é … é … é … é … é … eu detesto verduras !
Galinha – Hãhãhãhãhã
Jumento – Ah gatinha pra você tem a dispensa .
Gata – Ahhhhhhhhh obrigada Jumento !
Jumento – Depois como músicos … bem como músicos , não eramos lá grande coisa … o problema era defender a casa !
Galinha – Ahhhhh , mais porque ? Eles vão voltar ???
Jumento – Última lição do dia : Os homens … eles voltam sempre ! Temos que estar de olhos bem abertos hein ?! Isso é muito importante !!!
Cachorro – E então ?
Jumento – Vamos nos proteger !
Galinha – Mais fazendo o que ?
Cachorro – É … mais como ?
Jumento – Ahhhhhh , fazendo cabra-cega ! Peguem suas vendas! Depressa .
Gata – Ah ! Ahhhhhh olha eles estão chegando !
Jumento – Cada um no seu esconderijo ! depressa !
Barões – Ohhhhhh … Hoje vai ser bom ! Vamos beber ! Quero comer muito ! Hahahahaha
10 – Esconde-Esconde
BICHOS
Esconde-esconde

Cabra-cega

Tá aqui? ou lá?

Esconde-esconde

Cabra-cega

Vai sair um refrega
GATA
Venha, venha, quem me pega

Tou escondida aqui na adega

E assim que você chega

Se você não pára

Vai pensar
BICHOS
Que tem uma bruxa que te arranha bem na cara

Tá esquentando

Tá esfriando

Cadê? Cadê?

Esconde-esconde

Bicho-papão

Vai dar uma confusão
CACHORRO
Vem chegando, meu barão

Tou atrás do teu portão

Vais tomar uma lição

Se te aproximares

Vais pensar
BICHOS
Que tem um diabo te mordendo os calcanhares

Tá escondido no curral

Não vai ser muito legal

Quem é? Quem é?

Tá aqui? Ou lá?
JUMENTO
Venha, venha, meu rival

Tou escondido no curral

Não vou ser muito legal

Se sair dos trilhos

Vai pensar
BICHOS
Que tem um fantasma que te chuta nos fundilhos
GALINHA
Venha, venha, com o trabuco

Tou escondida atrás do cuco

Preparando um arapuca

Se tu me cutuca

Vai pensar
BICHOS
Que tem um dragão dando bicada na tua cuca
BICHOS
Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer
BICHOS
Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer
Gata – Vocês viram ?
Galinha – Como eles correram !!!
Cachorro – Agora eles não voltam nunca mais !
Todos – Vitória ! Vitória !
                                                            ¯¯¯
Jumento – E assim caros amigos , vamos ficando por aqui . E a cidade ? Pra que ? Se aqui em casa estamos tão bem ? Além do mais , a gente não é tão exigente ! O que que a gente faz ? A gente trabalha ! Você cachorro ?
Cachorro – Eu faço a sentinela !
Jumento – Galinha ?
Galinha – Eu arrumo essa casa toda , e faço uma comida divina pra gente !
Jumento – Ahhhhh e eu , pra variar trabalho … trabalho feito um jumento ! Mas a muito o que fazer e  preciso trabalhar pra valer ! Mas a gata ?
Gata – Miau … Ah eu sou assim meio preguiçosa mesmo !
Cachorro – Hummmmmmm mais é danadinha de talentosa !
E diverte a gente ! De noite ela se espicha na almofada e aí dona galinha ?
Galinha – E canta umas músicas maravilhosas pra gente !
Jumento – Ela sim ! Ela realmente virou uma su … su … su … (risos) como é que é mesmo ?
Todos – Super Star !!!
11 – Bicharia
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
O animal é paciente , mas também não é nenhum demente
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Quando o homem exagera, bicho vira fera, ora  vejam só
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Puxa jumento, só puxava
Choca galinha, só chocava
Rápido cachorro guarda casa, corre e volta , só corria, só voltava
Mas chega um dia, chega um dia
Que o bicho chia, bicho chia
Bota pra quebrar e quero ver quem paga o pato,
pois vai ser um saco de gato
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
O animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Quando a porca torce o rabo, pode ser o diabo e ora vejam só
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Au, au ,  ió
Miau, miau, COCOROCÓ.
Au, au ,  ió
Miau, miau, COCOROCÓ
Au, au ,  ió
Miau, miau, COCOROCÓ
Au, au ,  ió
Miau, miau, COCOROCÓ
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, cocorocó
Au, au , au, ia, ió
Miau, miau, miau, COCOROCÓ.

Comentários