Diário de Bordo XII - Oficina de Teatro em Veranópolis - junho 2010

                                      
O Teatro também para os adultos...

Muitas vezes, escuto os adultos se pronunciando a respeito de oferecer teatro as crianças, dizendo que precisam levar seus filhos ao teatro, que gostariam de colocá-los em escolinhas de teatro etc... Quando na verdade me pergunto se o adulto não precisa ainda mais da educação artística...
É como se oferecendo teatro a criança, o adulto se eximisse da obrigação de ter que participar da arte...
Nessa segunda-feira, viajei quase sete horas para levar oficina de teatro à professoras de uma escola de Veranópolis.
Lógo na chegada uma professora interceptou-me para falar sobre uma esposição de quadros que estava acontecendo alí onde haveira a oficina. Ela parecia muito interessada no que via, e me questionou: -Que será que quer dizer essa pintura?
Aquilo me inspirou, instigou-me. Mais tarde na oficina eu questionava às professoras: -O que o artista quer nos falar? O que ele está fazendo sobre o palco? O que é o teatro afinal?
Voltei um tanto frustrado... As vezes queremos muito tornar agradável nossa aula, as vezes queremos fazer com que os alunos passem a admirar ainda mais a arte. Mas infelizmente as vezes é uma experiência que faz bem apenas ao oficineiro.
O Teatro tem muitas funções, pode ser manipulado em pról da arte em sí, mas também da terapía, do auto conhecimento, e de mil outras possibilidades. Mas ainda é doloroso perceber que ele não é tão bem vindo, que as pessoas não sentem necessidade de compreendê-lo. Algumas inclusíve tem medo dele. Medo do poder de desmascarar que o teatro possui. Os não iniciados rapidamente acabam por ser vencidos. A máscara da desinibição exagerada, os piadistas da turma, são na verdade os mais inseguros. Os mais timidos ao contrário, revelam-se fortes, corajosos.
Algumas professoras me emocionaram muito em suas improvisações. Foram sensíveis em sua percepção do que eu estava fazendo alí.
Mas nesse dia saí frustrado, pergutando-me por que a arte é algo tão distante da nossa realidade....

Comentários