Semana natalina

Nesse natal o Grupo Máschara preencheu várias situações com intervenções artísticas temáticas. Presépio vivo, estátua viva e vitrine viva. Algumas por iniciativa própria e outras por convite do SESC na pessoa de Bárbara Lopes Moraes. Tudo com intuito de oferecer a cidade um pouco de brilho artístico ao seu natal.


              No presépio encenado no monumento de Fátima no dia 16 de dezembro, surpreendeu pelo clima etéreo que produziu, embora a escolha das músicas tenha deixado a desejar. O ambiente também não acrescentou muito, já que a penumbra exagerada dificultou o aproveitamento por parte da assistência. O presépio constituído pelo Máschara trazia uma luta entre bem e mal, vencida pelo poder do Deus-menino. Algo interessante foi a escolha de uma criança para   servir de Menino Jesus, nada de bonecos, ou trochas de pano. Os reis magos também tinham um toque diferente, tanto na interpretação quanto no visual. Destacaram-se ali Alessandra Souza com seu trabalho corporal e o casal José e Maria ( Luis Fernando Lara e Fernanda Peres) pela "presença" forte e preenchimento das ações com maestria. 
                         Um dia depois o Máschara já atraía atenções para a Vitrine da Loja Becker da Pinheiro, com uma vitrine viva infantil, inspirada nas vitrines das grandes lojas Novayorkinas. Três criaturinhas que lembravam ajudantes de papai noel ou brinquedos inanimados, moviam-se ao ritmo de canções natalinas variadas. Cléber lorenzoni com perfeição de movimentos reuniu com o auxilio de Alessandra Souza e Renato Casagrande, uma pequena multidão de curiosos. O mais interessante era ver nos olhos dos adultos a vontade de voltar a ser criança.
                                           Na quinta feira dia 20, quatro estátuas atravessaram o calçadão, com o corpo todo maquiado em prata e instrumentos angelicais. Os atores do Máschara mais uma vez emocionaram, e muitos foram os transeuntes que ficaram longos instantes admirando ou mesmo fotografando os artistas. Destacaram-se ali Renato Casagrande pela criatividade de movimentos e  Luis fernando Lara pelo caracterização. 
                                            No ultimo dia 21, O Presépio Vivo esteve em Boa Vista do Incra, o presépio vivo encantou as pessoas que foram ao Ginásio Municipal. Foi uma tentativa interessante de algo expressionista, embora a falta e ensaios tenha atrapalhado. O visual que o Máschara tentou criar no espaço é louvavel. Roberta Queiroz, atriz que esteve no grupo de 2008 à 2010 voltou a integrar o elenco, destacando-se juntamente com a ótima escolha de repertório musical, embora mal operada.
                                Foi emfim uma semana de ótima programação artística e que sirva de inspiração para um natal mais sensível e inesquecível. 






Cléber Lorenzoni (**)(***)(***)(**)
Renato Casagrande(**)(*)(***)(***)
Alessandra Souza (***)(*)(**)(**)
Ricardo Fenner (***)(-)(-)(-)
Fernanda Peres (***)(-)(*)(*)
Luis Fernando Lara (***)(-)(**)(*)
Evaldo Goulartt (***)(-)(-)(*)
Roberta Queiróz (-)(-)(-)(***)
Gabriela Oliveira(***)(*)(**)(*)


Comentários