Um Causo com 100 anos- Décimo Concorrente - Rosário em Cena

 Décimo espetáculo concorrente do Festival Rosário em cena Um causo com 100 anos de sombra,  de autoria de Vicente Fantin e direção de Alberto Chagas,  subiu ao palco do Rosário em cena na quinta-feira, dia 26 e nos propôs uma construção de tipos familiares do autor, nos quais ele se transfigura com sutileza e densidade. A temática é simples, trata  da vida no interior de alguma cidade fictícia ou não de São Paulo, onde um professor resolve fazer uma aula diferente. Sobre o palco uma mesa e sobre a mesa uma sacola que em um primeiro momento não se sabe porque está ali, de onde vão saindo alguns adereços funcionais que ajudam na contação, como o próprio autor disse, dessa história que é muito mais baseada no texto do que na ação propriamente. Vicente é um ator maduro com domínio de palco que poderia ser mais aprofundado através de marcações de maior complexidade.

A iluminação pontua, muito embora seja simples e o texto nos parece monocórdio, não por sua pronúncia,  mas pela repetitividade dos verbos e muitas vezes de repetições desnecessárias para descrever situações que não precisavam talvez ser tão descritas. São 40 minutos, talvez um pouco mais, de um espetáculo formal fechado em si próprio e atrincheirado pela quarta parede que Antoine muito bem edificou no século retrasado. Ainda assim a atuação é voltada para a quarta parede e por vezes nos trata como se fossemos os alunos desse professor cheio de histórias, mas parece que somos invisíveis, afinal não há um convite para que embarquemos na trama.  Paleta de cores coerente, iluminação básica e curva pouco acentuada são características de um trabalho que vem ao Rio grande do Sul trazendo em sua bagagem o modo de se fazer arte de uma região distante e encontra aqui outras formas e olhares o que é a principal característica do Rosário em Cena: Diversidade de ideias. Palmas a Cia. Vifan, que se disponibiliza a vir ao sul e conhecer, aprender e ensinar, nas tantas possibilidades que um teatro oferece.



Cléber Lorenzoni - Crítico Teatral

Comentários