Pontos de vista de um diretor

 O Método Lorenzoni


                    Pedi que a honorável  rainha escrevesse sobre meu método, mas ela já havia terminado sua análise crítica sobre o espetáculo O Grande Circo Mágico. Então decidi eu mesmo escrever, já que considero necessário falar algumas coisas... Primeiramente preciso dizer que o "método" que este diretor desenvolveu, começou a ser traçado ainda na década de noventa, observando ensaios, posturas de atores e colegas de trabalho. A melhor forma de se construir um método é o observando em prática em tipos diferentes de pessoas. Ora, não existe portanto melhor espaço para pesquisa de campo do que um grupo de teatro, que durante três décadas, viu passar dezenas de pessoas, com o mais variável olhar possível sobre as artes. 

                   Somei à analise que fiz, outros tantos métodos, que vão de Reverbel à Stanislavski, de Boal à Viola Spolin. Deles nasceram por exemplo a "baleia",  a esfera do ator, a sequencia básica da tragédia e ainda o Gráfico de espetáculo técnico. Tudo isso e o que fazemos em aula a cada encontro ou ensaio, faz parte do método Cléber Lorenzoni, mas há uma outra bagagem de informações e ponderações que se estendem para muito mais do que gráficos em folhas de papel. 

                    Art.I-Deuses caprichosos, uma arte ciumenta e controladora, são algumas das frases poéticas com as quais tento inspirar todos os dias os meus atores. Mas minhas reais pontuações, são sempre baseadas em um ideal de que o teatro vem em primeiro lugar. Não basta ofertar um espetáculo, há a preocupação em fazer sempre o melhor, e sim podemos ser perfeitos, e sim podemos melhorar sempre. A ultima apresentação de uma temporada ainda é tempo de melhorar. 

                   Vers. I-Descobrir algo novo em cada apresentação, mesmo que já tenhamos apresentado um espetáculo uma centena de vezes é sim uma bela verdade, afinal a cada apresentação somos outros seres humanos, mudamos constantemente de percepções e sofremos as ações externas. O teatro não serve para ganhar dinheiro, quer ficar rico e ter uma vida luxuosa? Vá ser exercer outra profissão. Pois o tetro, o palco tem a ver com generosidade e doação. Os deuses te deram um dom e para mantê-lo fresco, é preciso doar-se. Por isso constantemente coloco meus atores a apresentarem-se gratuitamente, isso faz com que exerçam o doar-se. 

                      II-Ser ator não é ser celebridade, é ser funcionário da arte. Dá sim para buscar a popularidade, mas é preciso não confundir-se, assim como não corromper-se com um troféu. Já vi muitos atores orgulhosos e ufanantes, pensando que por que ganharam um troféu, são melhores atores que outros. Não são, e as vezes são piores, e as vezes compra-se um troféu, e as vezes um ator é maravilhoso, mas os jurados tem inveja ou ciúme dele, implicam e portanto não ganhará nada...

                       III- Atores são seres escolhidos a dedo, e não, nem todos servem para o oficio. Alguns até são bonzinhos no palco, no entanto não é lugar para eles. O palco seleciona. Há uma peneira muito correta que vai te derrubando, um a um e só ficam aqueles que merecem. Ninguém é superior a ninguém, hoje você é o protagonista, amanhã é o urso na festa infantil, suando coberto de roupas e sendo humilhado por um um pai ou uma mãe.

                    IV-Você vai perder coisas, vai perder o sono, perder amores, perder amigos, perder chances de melhorar de vida. A não ser que sejas muito capaz de equilibrar, equilibrar a vida ao redor do teu teatro. O teatro vai te exigir escolhas todos os dias e as vezes você vai escolher mal, e depois será tarde demais, e você sentirá ciúme de outro que passou em sua frente. 

                        V-Teu diretor irá te magoar, e quando fizer isso no ensaio, saiba que é para que você quebre sua casca dura e deixe seus sentimentos aflorarem... Ou atuará como um robô, sem expressão e sem sentimento. Se não chegar ao fundo do poço, se não chorar as vezes e desejar morrer, talvez tua passada pelo palco seja monótona e rapidamente esquecível. 

                          VI-Não, o público não se contenta com mascaras, se você não sentir realmente algo por eles, pelas tábuas sagradas ou por tuas personagens, estará condenado a uma carreira medíocre. 

                        VII-Trabalhe, trabalhe muito, e esteja a disposição, isso é o que busca o sistema. Um ator disposto, agradecido e com vontade de praticar o oficio sempre. Um ator pontual, caso contrário, preferirão chamar outros e você sabe que sempre é terrível perder oportunidades! Não se preocupe tanto com a aparência, ela importa, mas não é ela quem dita... 

                            VIII-Cuide de seu figurino, proteja-o, limpe-o, não deseje que alguém faça isso para você, ou então teu figurino se sentirá parte de outro... 

                             VIX-Seja grato, agradecido mesmo, a estrutura a qual você faz parte, batalhou muito para existir, você chegou muito depois, e se essas pessoas não tivessem trabalhado muito, você não teria: público, figurinos, cenários, espaço para mostrar teu trabalho, ou lugar para ensaiar. Você seria apenas uma pessoa com vontades...

                                 X- Não seja arrogante, você não sabia atuar há poucos dias e cada dia que recebe um aplauso, foi por que alguém te ensinou algo novo. Teu trabalho pode até ser uma cópia do youtube, mas ainda assim, você aprendeu com alguém... Nunca, jamais insinue que pode substituir um ator de anos de carreira, ele possivelmente batalhou muito para aprender, para ser quem é, você não estará sendo engraçado com essa colocação, mas leviano.

                                   XI-Nunca diga não sei fazer ou não consigo, são duas colocações obvias, se soubesse ou se conseguisse no primeiro dia de aula, as escolas fechariam todas... Não haveria sentido para sua existência, afinal você já saberia tudo. Não haja como um cretino, teus diretores te observam o tempo todo para te colocar sobre o palco, então possivelmente eles sabem quando você dissimula, ou mente, esse é o trabalho deles. 

                                    XII-Não opine tanto sobre as cenas dos outros, se tua função é atuar... Apenas atue, Just act... Ou talvez, você opine e quando subir no palco, ao fazer uma bosta, a pessoa a quem aconselhou se questione, essa pessoa? péssima em cena está ditando sobre minha cena? 

                               XIII-Não tenha vergonha de errar, tenha vergonha de que seu orgulho não te permita reconhecer erros...Errar nos faz crescer e nos tornarmos melhores em cena. Todos erram, o teatros e baseia nisso, afinal o teatro só existe por que milhares de personagens erraram, se equivocaram... Seja generoso, com o outro e com você... Aceite também os erros da plateia... Ela erra tentando acertar, muitas vezes tentando agradar...

                                     XIV-Não questione tanto as roupas ou maquiagens que te propuseram a usar... Alguém (um artista) raciocinou durante horas para escolher algo que tenha sentido, só por que você não concorda, não quer dizer que tal arte não exista... 

                                       XV-Há muitos anos, criei e desenvolvi uma organização hierárquica de status, ela é muito funcional e rege a escolha de papeis e lideranças dentro de uma organização. Mas status significa trabalho, apenas isso, e se você não pode, não quer, ou não consegue trabalhar, ofereça de volta seu status... Não tome nunca o espaço de outros. Status é trabalho, apenas isso! Seja correto consigo e com os outros.

                                      XVI-Não peça papel, não implore por personagens, não se exponha ao ridículo e nem exponha seu diretor que terá que ser sincero contigo. Pare de misturar as coisas, pouco importa se você divide lanche, faz amos, ou é confidente de seu diretor ou diretora, ele precisa ser ético.  E não se iluda, você nunca ganhou um papel no Máschara por que eu ou qualquer diretor gostamos de você. As vezes você apenas serve para um papel, mas talvez seja insuportável como pessoa, e tudo bem! As vezes você pensa que serve para um papel, as vezes você pensa que anima crianças, ou pensa que seus balõezinhos mal feitos são exemplo de bom trabalho por que você está exausto, nada significa, o trabalho ainda precisa ser perfeito e isso em vez de ser motivo para ferir seu orgulho, deve ser motivo para orgulhar-se da ética de seu grupo. 

                                        XVII-Quando receber cachê e achar que ele é muito baixo, inferior ao que seu orgulho crê merecer, pergunte-se quanto custou seu figurino, as maquiagens que pediu emprestada aos outros (caso contrário entraria em cena de cara lavada), o calçado que usará, o linóleo no chão do palco,  a conta da luz do seu ventilador, ou que sonoriza seu ensaio... Coloque tudo na ponta do lápis e volte ao ensinamento do versículo I.

                                           XVIII- Não espere e muito menos peça abraços ou aplausos, eles podem não ser sinceros, e não misture suas carências pessoais com o sagrado palco, ele nãos erve para isso. 

                                            XIX-Chorar em cena não te faz um comunicador, apenas se esse chorar vier com uma dor cênica muito linda e respeitável. 

                                          XX- Não julgue seu sacrifício e não o compare com o de outros. Talvez tenha um susto ao perceber que outros fariam melhor, mais rápido e com muito mais facilidade o que você faz.

                                          XXI-Seja ambicioso, e use sua ambição, com sua dor, com sua sensação de injustiça, tudo junto na cena. E talvez, veja bem, talvez, você seja bom um dia...

                                        XXII- Não subestime a plateia, não a presenteie com piadas infames ou caricaturas idiotas... Seja sincero...

                                       XXIII-Amadureça, é o tempo que te fará melhor, sobretudo. E não se confunda entre conversas de atores maduros. Atores maduros podem errar tanto quanto você, mas já dedicaram muito de sua vida ao teatro e merecem ser respeitados, na duvida, volte ao versículo XV.

                                        XXIV-O palacinho do Máschara, que faz parte de meu método, não é lugar de passeio, para se ir quando não há nada para fazer, é um espaço de trabalho, de concentração, de silencio quando alguém está criando. Se chegar lá, ofereça seu trabalho, faça algo para ajudar, mesmo que com ideias, ou vá embora...

                                             Isso é uma parte de meu método, e pode ajudar muitos a serem melhores no palco. Todos estamos em busca de melhorarmos...

                                           Leia tudo, e quando acabar leia novamente, e mais uma vez, e outra em voz alta, para já trabalhar sua dicção e potencia vocal... Estude sempre, o público agradece.


               Cléber Lorenzoni

 

                                          


                             

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