Chapeuzinho vermelho - um conto (tom 01)

           A escolinha Anjo da guarda recebeu pela terceira vez em sua historia, uma visita do Máschara. O dia era de aniversário, da pequena Clarice e o tema era Chapeuzinho Vermelho. O argumento é antigo, e a historia já fora contada de várias formas. Ainda assim, chapeuzinho vermelho continua extremamente atual no que diz respeito aos perigos a que estamos expostos quando nos afastamos do olhar cuidadoso de nossos familiares. 
            A equipe formada por quatro talentosos artistas, esparramou-se pelo pomar da escolinha, uma das mais antigas de Cruz Alta e ali a historia foi contada de forma bastante peculiar. Renato Casagrande, como caçador, assumiu as vezes de narrador, afinal o mesmo já tem tarimba nesse contado direto com o público. O ator manipulava com muita capacidade a boneca que representava a mãe da teimosa e geniosa menina. 
            Dona Alice enviara sua filha a casa da avó, (dona Cremosina) para levar doces e quitutes. Mas a menina era tão teimosa quanto sua interprete, que muitas vezes não se deixava levar pela platéia que em vários momentos opinava. Clara Devi por exemplo ignorou quando as crianças informaram logo de cara que o lobo estava disfarçado de vovó. O lobo de Douglas Maldaner é puro encantamento. O ator mergulha no papel do animalzinho e consegue bons efeitos, entre eles a aproximação das crianças que amaram o lobo, inclusive quase arrancaram seu rabo. 
          Alessandra Souza como grande atriz que é, interagiu muito bem e colaborou muito com o caçador no ato de gravar na memória das crianças lições importantes. Mas nunca deve se esquecer que no Máschara o oficio é trabalho, ser convidado para lanchar ou fazer refeições é muito bonito, mas há um lema que deve ser lembrado. "estamos à trabalho"! por isso e por outras coisas tantas, posturas que durante anos, Cléber Lorenzoni foi implantando, que o Grupo é tão respeitado. 
                 Douglas Maldaner quase pôs tudo em risco quando calçou as luvas, e também quando decidiu não falar com as crianças na primeira cena. Isso fez com que uma vez travestido de vovó ele arriscasse tudo, ao falar com chapeuzinho. Ora,  as crianças haviam compreendido que ele não falava, de repente o próprio ator quebrou essa convenção, colocando em risco todo o trabalho.
                      As crianças participaram muito. Renato Casagrande agiu como um bom diretor, não fosse o fato de errar o nome da aniversariante. O que poderia acontecer com qualquer artista... 


                         Enfim, talento de sobra, pequenos arranjos a serem organizados. 
                      

                        Clara Devi (**)
                        Douglas Maldaner (**)

                                    A Rainha




Comentários