811-A Maldição do Vale Negro - (Tomo 26) 74ª Cena às 7

Três atores...

              Assisti recentemente ao grande espetáculo do Máschara A Maldição do Vale Negro, grande por que foi de grande ousadia levar em 2010 o texto de Caio Fernando Abreu ao palco. Um espetáculo longo, de certa forma difícil, já que passeia pelo retórico enquanto nos apresenta a postura complexa da atuação melodramática. Algumas pessoas pensam que Cléber Lorenzoni dirigiu esse espetáculo atuando no papel de Rosalinda por que não quis colocar nenhuma atriz no papel, ou por que se achava mesmo melhor como atriz que as próprias atrizes. Nada disso, o jovem diretor foi buscar em O mistério de Irma Vap, dirigido pela falecida Marília Pêra, a inspiração para um espetáculo de quase uma hora e meia, onde três atores trocam de roupa, e interpretam vilões e mocinhos, mártires e algoses. 
              Figurinos perfeitos, criativos, que sublinham corretamente a narrativa. Segundo ato mais intenso de ação, pontuando a curva dramática. A iluminação um tanto precária de nossa Casa de Cultura foi driblada por Fabio Novello, embora um espetáculo desse porte pedisse mais focos(pinos). A trilha é um tanto exagerada, mas cumpre-se e foi razoavelmente operada por Evaldo Goulart. 
             Ricardo Fenner vem encontrando a maturidade em cena. Seus personagens estão mais centrados, mais calmos em cena, sua respiração é mais perceptível e não se perde em meio as réplicas. A cigana Jezebel continua sendo seu trunfo, mas o Conde Maurício merece todo o meu respeito, um personagem que foi sendo aperfeiçoado juntamente com o talento e técnica conquistada pelo ator. 
                    Cléber Lorenzoni e Renato Casagrande companheiros em cena e fora do palco, possuem uma química perfeita. Renato Casagrande em cada apresentação que tive o prazer de assistir valorizou algum dos personagens, nesse tomo, elenco Rafael como seu melhor intento. Acredito que sua governanta, embora incrível, merecia um cuidado de diva. Afinal é a balança direta contra Rosalinda. 
                    Já o diretor, ah o diretor! Da para ver nos olhos de Lorenzoni sua preocupação e intenção em salvar cada cena, em orquestrar e dirigir o espetáculo. Rosalinda é impecável, como uma bailarina de caixas de musica. 
                   Mas meu principal elogio vai para o fato de que o elenco conseguiu diminuir um pouco aquele ritmo exacerbado e nos dar um texto palatável, compreensível. Ir ao teatro e não compreender o que é dito me irrita profundamente. O texto é sagrado e não quero perder nada que o ator passou dias, meses decorando, preparando, estudando. 
                    A Maldição do vale Negro do Máschara tem oito anos de estrada e logicamente os atores não são mais os mesmos, evoluíram, cresceram e então me pergunto. Será que não tem outro ideal? Será que um espetáculo como esse resiste, ainda que não seja datado, talvez aquelas ideias devessem dar lugar a ideais mais atuais. 
                     O máschara acaba de mudar-se para o "Palacinho do Máschara", um novo ciclo se inicia. É hora de pesquisar, evoluir, o teatro nunca deve ficar estagnado e as pessoas que fazem teatro tem que buscar transcender-se, desafiar-se, chegar à sua capacidade total, para então eleger um novo desafio. Fazer valer a pena serem chamados de atores, de artistas, serem dignos do aplauso e de seus fans. Por enquanto obrigado a todos que fazem o teatro acontecer em Cruz Alta, vocês nos enchem de orgulho. 


Cléber Lorenzoni (***)
Renato Casagrande (***)
Ricardo Fenenr (***)
Alessandra Souza (**)
Laura Hoover (**)
Stalin Ciotti (**)
Fábio Novello (**)
Evaldo Goulart (*)
Kauane Silva (**)
Sandra LAzzari (**)
Elen Faccin (**)
Laura (**)
Clara Devi (**)
Gabriel Giacomini (**)
Douglas Maldaner (**)


 
                               A Rainha

Comentários