Os Saltimbancos (2012) - Rosário do Sul

 

                        Como nossa tradicional Crítica não pode estar conosco durante apresentações nas escolas de Rosário do Sul durante o Em ceninha, eu vou colocar aqui um compilado resumido de ideias sobre o que vi e o que espero ver crescer em Os Saltimbancos.

                         Para mim, sempre é o momento de melhorarmos nosso trabalho, melhorarmos nossas interpretações, melhorarmos a comunicação com o público. O espetáculo Os Saltimbancos foi montado, concebido, em 2012. É um dos trabalhos mais comercializados por nosso grupo e de uma forma fácil, logisticamente falando, leva o teatro a todos os tipos de palcos.

                           Quem ganha é o elenco: Alessandra Souza, Nicolas Miranda, Renato Casagrande e eu mesmo, já que a cada nova inserção do trabalho, aprendemos mais, descobrimos mais os públicos e desvendamos em nós mesmos, novas linguagens. Os espetáculos teatrais, em sua maioria, estreiam com pompa e circunstância, em teatro, palcos, com iluminação, enfim, com todo o aparato técnico necessário. No entanto, esses espetáculos acabam por se prostituir quando precisam tomar as ruas. Quando precisam sobreviver. Em pátios de escolas, em cima de caminhões, nas ruas... Sem iluminação, com substituições muitas vezes inferiores ao trabalho do interprete original.

                           Esse infelizmente na maioria das vezes é o caminho do teatro. Mas é importante reconhecer que ainda assim, ele é indispensável. Ainda que as gotas que cheguem aos palcos alternativos sejam desidratas quando comparadas às estreias.

                            Para meus colegas atores, faço um pedido: -Ainda que não haja camarim, ainda que o palco seja a terra, que tenhamos o sol queimando nossas cabeças, sigamos! Tenhamos amor e respeito por todos os públicos e usemos os dons que recebemos: comunicação  e ciência, e sigamos, levando a arte.

Comentários