Texto Infantil lili Inventa o Mundo - Autor Cléber Lorenzoni

 

Lili Inventa o Mundo

Todos- Lalala...

(Entra Mathias, Fada Mascarada, Malaquias, Rainha das

Rainhas, Poeta e Lili)

Vamos contar uma história diferente

Bem a maneira de um poeta alegretense

Aqui tem verso, tem soneto, poesia

E se você acreditar venha nessa fantasia

Pra fazer poesia, basta imaginar

E com a Lili, O Pé de Pilão

Nós vamos contar, vamos declamar, rimar sem parar.


Lili- Olá! O meu nome, ué, mas o meu nome todo mundo já

sabe, eu me chamo Lili (3x)

O que eu tenho aqui é um livro de poesias de Mario

Quintana...

Cidadezinha cheia de graça…

Tão pequenina que até causa dó!

Com seus burricos a pastar na praça…

Sua igrejinha de uma torre só…

Nuvens que venham, nuvens e asas,

Não param nunca nem um segundo…

E fica a torre, sobre as velhas casas,

Fica cismando como é vasto o mundo!…

Eu que de longe venho perdido,

Sem pouso fixo (a triste sina!)

Ah, quem me dera ter lá nascido!

Lá toda a vida poder morar!

Cidadezinha… tão pequenina

Que toda cabe num só olhar…

Malaquias- Abram alas todos, para o meu grande mestre, o

grande poeta do mundo da poesia...

Poeta- Boa Tarde!!

(Repetem a cena)

Poeta- E sou o grande poeta do Mundo da Poesia e estou

aqui para contar as mais diversas poesias de Mario

Quintana... O que são poesias, são histórias pequenas ou

longas, com ou sem rimas, que falam das igrejas, das

nuvens, das ruas, dos caminhos... E somente as crianças

conseguem compreender as poesias ou aquele adulto que

tem uma criança no seu coração.

Malaquias- Eu tenho uma criança no meu coração.

Poeta- Esse é meu fiel ajudante, o senhor Malaquias... Diga

um versinho...

Malaquias- Que versinho mestre?

Poeta- Aquele que nós ensaiamos...

Malaquias- Com M se escreve Malaquias, M de meninos, os

meninos preferem os cães, gatos as menininhas, e os gatos

que elas amam, são os gatos das gatinhas...

Poeta- Palmas para o Malaquias...

Lili- Olá!

Poeta- Malaquias pergunte quem é ela.

Malaquias- Quem é ela?

Poeta- Não Malaquias. Pergunte quem é você.

Malaquias- Quem sou eu?

Poeta- Deixe que eu mesmo faço, como é seu nome?

Lili- Eu me chamo Lili, mas isso todo mundo já sabe.

Poeta- Eu não sabia.

Malaquias- Nem eu.

Poeta- E sou o grande poeta do Mundo da Poesia e

estou aqui para contar as mais diversas poesias de

Mario Quintana... O que são poesias, são histórias

pequenas ou longas, com ou sem rimas, que falam

das igrejas, das nuvens, das ruas, dos caminhos... E

somente as crianças conseguem compreender as

poesias ou aquele adulto que tem uma criança no seu

coração.

Poeta- Esse é meu fiel ajudante o senhor

Malaquias... Diga um versinho...

Malaquias- Que versinho mestre?

Poeta- Aquele que nós ensaiamos...

Malaquias- Antes foi o do M, agora o do X.

Com X se escreve xicara, com X se escreve xixi, não

faça xixi na xicara, o que irão dizer de ti...

Poeta- Não era pra dizer este versinho, mas palmas

para o Malaquias.

Lili- Sr. Poeta, poderia me explicar o que quer dizer

este versinho?

Malaquias- É só você não fazer xixi na xicara.

Poeta- Malaquias, não estamos aqui para falar de

xixi. Mas agora vamos indo que temos que espalhar

as poesias pelo mundo todo. Marchando...

Lili- Ei!

Poeta- Mas que menininha impertinente.

Lili- O senhor poderia me ajudar, pois eu não consigo

entender as poesias.

Poeta- Nós não estamos aqui para ajudar e sim para

dizer poesias. Você é uma poetisa?

Lili- Não.

Poeta- Entende de poesias?

Lili- Não.

Poeta- Mas como que não, se todas as crianças

conseguem entender as poesias e também aqueles

adultos que tem uma criança no seu coração.

Poeta- Você não é uma criança?

Lili- Sou sim uma criança.

Poeta- Você é um adulto disfarçado de

criança.

Lili- Não. Eu sou uma criança.

Poeta- É pior, é uma criança que não

sabe imaginar, fazer de conta.

Lili- Eu tenho dificuldades para imaginar.

Poeta- Mas se a melhor coisa das crianças é imaginar,

fazer conta. Você veio ao lugar certo Lili. Vamos fazer um

sorteio. A Lili foi sorteada e ganhará uma viagem pelo

mundo da poesia, com direito a um acompanhante: o

Mathias. Agora vamos indo. Marchando, marchando...

Lili- Alguém de vocês se chama Mathias?

Mathias- Faz de conta que isso é um avião.

Que aterrissou em pique e virou um trem. Que

passou pelo túnel chispando. O trem

descarrilhou, mas debaixo da mesa aviam

bandidos. Onde está o mocinho?

Lili- Buuu

Mathias- Quem é você?

Lili- Eu me chamo Lili, mas isso todo mundo já

sabe.

Mathias- Eu me chamo Mathias.

Lili- Já te disseram Mathias que isso não é um

avião? É o meu livrinho de poesias.

Mathias- É um avião sim. Aqui no mundo da

poesia tudo é o que a gente quer, e o que não

é se transforma. Está vendo aquela nuvem lá

longe? É um menininho cochilando. E aquela

outra nuvem lá? É um sorvete de baunilha. E a

lua é uma padaria gigante onde fazem pães,

bolos, tortas com chantili. E os padeiros da lua

derrubam farinha sobre a noite retinta. Sabe

quem ganha? Quem ganha é o chão, que pinta

e repinta com giz e carvão.

Todos- (musica)

Que dança que não se dança?

Que trança não se destrança?

O grito que voou mais alto

Foi um grito de criança.

Que canto que não se canta?

Que reza que não se diz?

Quem ganhou maior esmola

Foi o mendigo aprendiz.

O céu estava na rua?

A rua estava no céu?

Mas o olhar mais azul

Foi só ela quem me deu!

Lili- Eu acho que já estou começando a entender o mundo

da poesia. Mathias, está vendo todas estas crianças? Elas

são como folhinhas que caem numa tarde de outono.

Mathias- É isso mesmo Lili. Agora eu vou te ensinar uma

brincadeira diferente.

Dança velha dança, dança.

Põe um pé, põe outro pé,

Mais depressa, mais depressa

Põe mais pé, pé, pé

Upa salta, pula agacha

Mete pé e mete acento

Que o velho agita frenético

O seu chicote de vento.

Lili- Mais rápido Mathias... (3x)

Lili- Nunca pensei que cantar e dançar fosse tão divertido!

Mathias- Espera até conhecer o resto do mundo da poesia,

vem comigo...

Poeta- Pinhão quentinho, quentinho pinhão, você bem

juntinho, do meu coração... (3x)

Malaquias- Você viu mestre, a Lili e o Mathias foram brincar

lá na floresta encantada.

Poeta- Na floresta encantada onde mora a Fada Mascarada

que é feia, feia, feia, como ninguém faz ideia. Malaquias

fuja... Aqui ela não vai me ver... Aiii...

Fada Mascarada- Quantas crianças bonitinhas, vou escolher

uma pra fazer mingau. E vai ser...

Lili e Mathias- Cidadezinha pequenina que cabe na minha

mão, cidadezinha cheia de graça que até causa dó.

Fada Mascarada- Depois eu te pego. Mathias... Venha cá

Mathias.

Lili- Olha Mathias, um personagem novo...

Mathias- Não. A minha mãe disse que não devemos dar

conversa a estranhos.

Fada Mascarada- Mas eu tenho um presentinho pra ti. Olha

o que eu trouxe, lhe mostro um lindo doce.

Todos- Um doce, um doce, um doce...

Mathias- Não, a minha mãe disse também que comer muito

doce dá dor de barriga e estraga os dentes.

Fada Mascarada- Mas é um pirulito bem gostosinho...

Mathias- Um pirulito. Vou só pegar um pedacinho Lili. Ai...

Lili, eu acho que eu fui enfeitiçado...

Lili- Sua bruxa.

Poeta- Não Lili, aqui no mundo da poesia não temos

nenhuma bruxa. Ela é a Fada Mascarada que mora na

floresta encantada e que é feia, feia, feia como ninguém faz

ideia. Na verdade, até que ela parece uma bruxinha. Aiiii....

Lili- Você enfeitiçou o meu amiguinho Mathias...

Fada Mascarada- Hehehehehehe...

Todos- (musica)

Em cima do meu telhado

Pirulin lulin lulin

Um anjo todo molhado

Soluça no seu flautim

O relógio vai bater

As molas rangem sem fim.

O retrato na parede

Fica olhando para mim.

E chove sem saber por que?

E tudo foi sempre assim

Parece que vou sofrer

Pirulin lulin lulin

Poeta e Malaquias- Pirulin, pirulin, pirulin, pirulin...

Bonecas- O retrato, o relógio, o telhado...

Lili- Sr. Poeta, a Fada Mascarada que mora na floresta

encantada e que é feia, feia, feia como ninguém faz

ideia...

Todos- Hehehehehehehe...

Lili- Como eu ia dizendo, a Fada Mascarada

que mora na floresta encantada e que é feia,

feia, feia como ninguém faz ideia... Enfeitiçou o

Mathias.

Todos- Hehehehehehehe...

Poeta- Se falar mais uma vez este nome não

falaremos com você. Ora, o Mathias como todo

o menino guloso e contente finca o dente no

presente, vai tentar falar, mas...

Bonecas- A Fada má jogou feitiço no Mathias e

transformou o menino em um patinho, tentou

falar, tentou gritar, tentou berrar, mas só o que

se escuta é o som do seu...

Mathias- Quá quá!

Lili- Ei. Você viu o meu amiguinho Mathias?

Mathias- Quá quá! Quá quá!

Lili- Eu não entendo...

Mathias- (Dança velha com Quá quá)

Lili- Mathias, você virou um patinho...

Mathias- Quá quá!

Lili- Mas e agora Mathias, o que posso fazer

para quebrar esse feitiço.

Poeta- Ora Lili, só porque as coisas são inatingíveis não é

motivo para não as querer, que triste seriam os caminhos

sem a mágica

presença das estrelas. A resposta encontrará no teu

livrinho.

Lili- Aqui no meu livrinho diz que eu tenho que chamar a

Fada Mascarada que mora na floresta encantada e que é

feia, feia, feia como ninguém faz ideia...

Fada Mascarada- Agora chegou a sua vez Lili.

Poeta- Não, agora chegou a sua vez. Tenho algo que a fará

parar de fazer maldades.

Não te movas dorme, dorme

O teu soninho tranquilo

Não te movas diz-lhe a noite

Que está cantando um grilo.

Poeta- Esta criaturinha já não incomoda mais. Bem Lili pode

pôr em pratica o seu plano.

Lili- Eu vou chamar agora a Rainha das Rainhas a mais

poderosa de todas as fadas. A Rainha das Rainhas que no

altar tem um ar tão bom e paciente, que até parece a mãe

da gente.

Todos- (musica mãezinha do céu em nanana)

Rainha das Rainhas- A Rainha das Rainhas

Nos braços mostra o menino

Rechonchudo e pequenino.

O menino tem na mão

Um chocalho sem função.

Como fizeram também,

O burro e o boi em Belém,

Vocês que aqui estão

O adoram com o coração.

Rainha das Rainhas- Então veio pedir minha ajuda

Mathias?

Mas não depende só de mim, e nem do meu pequeno filho.

Para voltar a ser um menino, basta acreditar em teu coração

E cabe a lição de que nem tudo que enche os olhos

favorece a situação.

Sr. Poeta, a Fada Mascarada com certeza tem um bom

coração, basta que alguém lhe dê um pouquinho de

atenção.

Quanto a ti Lili, continue vendo o mundo da poesia com os

olhos d imaginação e que poesia more sempre Lili, sempre

em teu coração.

Todos- (musica mãezinha do céu em nanana)

Poeta- Vocês perceberam como esta criaturinha tem um ar

angelical?

Todos- O que?

Poeta- Quando está dormindo. Abre os teus olhinhos, que o

dia lhe diz baixinho, é tempo de levantares que canta um

passarinho, sozinho o que pode um grilo, quando é revoada.

E o dia rouba o menino, no canto da madrugada.

Se tu me amas,

Ama-me baixinho.

Não o grites em cima dos telhados,

Deixa em paz os passarinhos.

Deixa em paz a mim!

Se me queres,

...tem de ser bem devagarinho

...amada,

...que a vida é breve,

...e o amor

...mais breve ainda.

Fada Mascarada- Nossa, nunca ninguém falou

assim comigo, com tanto carinho.

Poeta- Eu andei escrevendo uns versinhos,

gostaria de ouvi-los?

Fada Mascarada- Sim.

Poeta- Eles falam das estrelas, das nuvens, da

lua...

Lili- Você viu Mathias. Aqui no mundo da poesia tudo

tem um final feliz. Você viu o que a Rainha das

Rainhas disse, basta querer com o coração. Com o

coração Mathias.

Mathias- Eu voltei a ser um menino Lili.

Lili- Parabéns Mathias. Agora eu tenho que voltar

para casa, os meus pais devem estar me esperando.

Mathias- Eu também, a minha avó deve estar

preocupada. Mas Lili, agora que você já sabe como

chegar no mundo da poesia, saiba que é sempre

bem-vinda. Tchau Lili.

Poeta- E então Lili, o que está achando do mundo da

poesia?

Lili- Eu estou achando tudo mágico e maravilhoso. E

aprendi que as pessoas sem imaginação podem ter

vivido as mais imprevisíveis aventuras, podem ter

conhecido os lugares mais distantes, mas nada lhes

ficou, nada lhes sobrou, uma vida não é apenas para

ser vivida, é preciso ser sonhada.

Poeta- É isso mesmo Lili.

Malaquias- Lili, eu quero dizer-te um último versinho.

Eu te amo, como se ama um cachorrinho verde.

Todos- Hora de voltar para casa Lili.

Lili- Malaquias, Rainhas das Rainhas, Sr. Poeta,

Fada Mascarada, Mathias. Todos nós podemos ver o

mundo da poesia, sabe por que? Porque nós

seremos pra sempre, pra sempre crianças.

Todos- E essa foi a nossa história diferente

Bem a maneira de um poeta alegretense

Aqui, tem verso, tem soneto, poesia

Se você acreditar venha nessa fantasia

Pra fazer poesia, basta imaginar

E com a Lili, O pé de pilão

Nós vamos contar, vamos declamar, rimar sem

parar.

Comentários