1047/1048/1049 - O Menino do pastoreio

Exemplos:

                 Eu sou uma senhora idosa, e não tenho problemas com isso, cada faze da existencia nos dá seu melhor e seu pior. No entanto, minha maturidade me da a segurança de escolher com mais calma e tranquilidade os passos a dar, os caminhos a escolher. E não digo que são os passos mais certos, ou corretos. Ao contrário, são os passos que consigo dar, os caminhos que a vida me preparou para enfrentar. Também não digo que os caminhos que escolherei nessa altura da vida me darão a certeza do acerto, do melhor para o todo, mas se aprendi algo, é que devemos pensar com muita calma antes de escolher quais as melhores guerras a lutar e quais esquecer,
                   Enquanto assistia o espertáculo O Menino do Pastoreio em Santa Rosa, durante a feira de livros do municipio, analisava os artistas sobre o palco. Dentre eles, brilhavam os anciãos de uma companhia com mais de trinta anos. Não sei se as pessoas sabem o que são anciãos, quais suas funções. Mas certamente quando o Máschara criou esse titulo levou embora a capacidade de seus artistas/membros antigos, em apoiar, aconselhar os mais jovens. A capacidade e a disponibilidade em acalmar ânimos, em impedir que as coisas saiam dos "trilhos". Apaziguar, envolvar, reunir... Os anciãos, se não me engano, são artistas com mais de dez anos de Cia. e agora também, que façam aprte de um alto escalão. Não entendo muito bem as regras que os elevam, mas sei a improtancia de carregar um titulo desses. Nas antigas tribos medievais, o ancião era uma figura respeitada, que tinha passado por aquilo que os membros jovens estão passando e que por terem vivido aquelas expericencias, sabias quais escolhas trariam maior satisfação ou brilhantismo.
                        Ser ancião agrega aos membros de uma confraria, o respeito dos jovens. Agrega o saber dos misterios que aqueles membros atuais viverão e as dificuldades as quais estarão expostos. O ancião tem a obrigação de ter paciência, repreender, iluminar caminhos ou na pior das hipoteses, escurecer possibildiades. 
                         Ser ancião não torna ninguém melhor do que ninguém, ao contrário, agrega trabalho, preocupação. O ancião, para ser digno da sua função precisa distinguir "joio de trigo", precisa ser inflexivel, pensando no melhor do grupo. É uma personagem. Sim, por que as vezes, o membro escolhido não tem psotura de ancião, quer ser brincalhão como os jovens, aproveitar a vida, mas o ancionato exige posturas dificeis. Exige colocar-se. 
                            Fico tão orgulhosa em ver o quanto os anciãos dessa companhia são dedicados, presentes, o quanto tomam a frente, fazem sua parte. O quanto anciãos tem paciência E RESPEITO, uns pelos outros, o quanto são unidos, o quanto estão preocupados menos com cachês e mais com o trabalho. A missão. Ser ancião é colocar o GRUPO TEATRAL MASCHARA em primeiro lugar, afinals é isso que se espera deles. 
                               Na cidade de Santa Rosa, três anciãos tentavam comandar o "show", motivar, organizar, dirigir. Como nas antigas tribos indigenas, onde todos os membros junto criam e cuidam da educação das crianças. Atores jovens são crianças, exibidas, carentes, teimsoas e geniosas. E não aponto isso como critica, mas como uma percepção. A luta pelo espaço, a fogueira das vaidades, o brilhantismo, o troféu, o elogi... Tudo faz parte do jogo, mas o ancião deve podar, como quem poda a erva daninha, os pensamentos e posturas que estragma um grupo. E principalmente, respeitar a hierarquia, essa estrutura que mantem qualquer confraria. Sem hierarquia, se estabelece o caos.  
                                      O caos em uma empresa c omo o Grupo Máschara, tende a destruir o mais genuíno: o espaço de criação, o universo criado para a arte e conquistado com tanta luta. Vez ou outra é normal nos revoltarmos contra a mão que nos "fez", nos revoltarmos contra nossos ídolos, contra nossos líderes. Eles são seres humanos, passiveis de erros. Mas não é com insesnsibildiade, gritaria ou alarde que se busca o consesnso. E no final da caminhada é importante sempre se fazer uma simples pergunta: "O que mantém de pé essa estrutura na qual todos nos lambuzamos durante anos?".
                                        Uma vez, Cléber Lorenzoni me disse que o teatro é sua familia! Essa frase levanta muito questionamento e reflexão. Familia tem lados amorosos e perversos. Familia nada mais é que uma organização que no caso flutua em volta de um objetivo ou animosidade, aqui no caso, representada pelas ligaçoes sanguinas que envovlem claro seus agregados.  Uma familia pode escolher para onde quer caminhar... Para o lago  de mágoas de fracassos e escolhas cerceadoras dos mais velhos; para o recondito do amor e alegrias que a integração e o afeto conduzem; para o crescimento financeiro que uma familia pode propor em prol de uma empresa... enfim, conversa dificil, eu sei meus pequeninos, desculpe. Estão a espera do céu e inferno...
                                            Essa senhora hoje pedirá a vocês que façam sua propria analise. Unam humildade, coerencia, trabalho, estudo, Juntem a isso, união, respeito por uma instituição, proposito e ideologia. Depois reflitam entrega, parcimônia, senso do todo, e técnica. Dê-em a cada item dois pontos se positivos, e -1 em caso de negativo.  Depois duplique ou divida por dois levando em conta seu bem ou mal estar em cena. Acrescente também valendo dois positivo ou -1 pela forma como teu diretor te observou ao final. Some o numero de crianças que te cumprimentaram no final, e os que te ignoraram. Então se tua nota for acima de 100 você tem o tão esperado céu. Mas não se iluda, ele representa muito pouco, seu legado ao teatro é maior que isso e quem decide realmente são os deuses e e eles estão dentro de cada um de nós. 
                                               Vários momentos foram muito marcantes como em toda a apresentação. A pomba/passarinho que roubou a atenção, mas que se posicionou muito perto da Santa Pretinha. A luz que apesar de tão cheia de dificuldades conseguiu criar quadros lindos. A santa que esqueceu  de entrar em cena com a vela para Nerencio.  O ator Romeu Waier, criando muito e com muita energia em seu Elesbão. A direção presente, cortando e adaptando rapidamente com o auxilio dos atores. O Volume baixo em demasia por parte de alguns atores. 
                                                 Foram como em quaisquer momentos de apresentações, situações de dificuldade, merito e emoção.
                           
                                        O melhor: As soluções rápidas da direção para que o espetáculo brilhasse sobre o palco. 
                                               O pior : A dificuldade des artistas em receber ordens, em acatar deciõses em uma instituição  que não é uma taba índia onde todos decidem, ou podem dar susa opiniões quando não lhe foram pedidas. 


                                                         Arte é Vida

Comentários