Texto A hora da Estrela- Adaptação da Obra homônima de Clarisse Lispector .

A HORA DA ESTRELA

Adaptação da obra de Clarice

Lispector por Cléber Lorenzoni

Personagens:

1- Macabéa

2- Olímpico

3- Glória

4- Raimundo

5- Marilyn Monroe

6- Apresentador

7- Maria da Graça

8- Maria da Penha

9- Maria José

10- Dona da Pensão

11- Tia da Macabéa

12- Pipoqueiro

13- Cartomante

14- Enfermeiras

15- Dançarinas

16- Doutor

ÍNDICE

● Prólogo

1- Apresentador e as Bailarinas ( No túnel do Amor)

2- Marilyn Monroe e a passagem dos personagens ( No, no,

no)

● Bloco 1

1- Tia e Macabéa no Rio de Janeiro

2- As Três Marias da Pensão

3- Apresentador

4- Olímpico e Macabéa - 1 encontro

● Bloco 2

1- Dona Glória e Raimundo

2-Glória e Macabéa

3- Dança da Glória ( Marilyn Monroe)

4- Marilyn Monroe e Macabéa

● Bloco 3

1- Olímpico e Macabéa ( 2 encontro)

2- As três Marias

3- Olimpico e Glória

4- Pipoqueiro e Macabéa

● Bloco 4

1- Hospital

2- Cartomante

3- Atropelamento

4- Epílogo

Prólogo

(No palco está o cenário do apresentador, inicia com todas as luzes desligadas, ao

tocar a musica “ No túnel do Amor” as luzes se acendem e entram as dançarinas,

uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Apresentador entra e dança um pouco

com as meninas e então diz o texto)

Rodrigo -Bom dia, Bom dia minhas e meus ouvintes.Aqui quem fala é o seu comunicador

Rodrigo S. M. Na sua?

Dançarinas- Radio da Clarice! Pam! Pam! Pam!

Rodrigo- Percebo que estão todos ansiosíssimos para mais uma edição da nossa radio

novela! Drama! Romance! Tragédia! E um final surpreendente! Tudo arquitetado por nossa

escritora preferida Clarice Lispector! Esse é o programa A Hora da Estrela.

(Apresentador sai do centro da cena, ficando a direita do palco, dançarinas retiram

seu cenário revelando a Marylin Monroe, que permanece no centro do palco. Solta-se

a música" No no no” subindo em um crescente, todos os personagens se cruzam. No

último ‘’No’’ quando Marilyn baixa os braços ao som de um leque, todos os

personagens se cruzam novamente e somem entre as coxias revelando Macabéa e

sua Tia. )

Cena 1 - Macabeia e Tia

( Macabéa entra com uma mala do fundo da rotunda junto com sua Tia, elas andam

em direção a ponta esquerda do palco perto do proscênio, então elas param, um pino

de luz se acende sob elas)

Apresentador- Senhoras e Senhoras está no ar a rádio da clarice, e como já disse, aqui

quem fala é seu comunicador Rodrigo S.M. Esse programa a cada dia que passa aumenta

1 ponto de audiência e de acordo com os boletins já é o primeiro colocado nas noites de

domingo, aqui no Rio de Janeiro. Essa é a Hora da Estrela! Mas não se esqueça! A estrela

é você todinha!

Macabéa - Olha só tia! É o Rodrigo S.M ! O maior radialista de todo o Brasil

Tia- Eu lá quero saber de apresentador Rodrigo S.M Macabéa ! Desliga essa Radio!

Macabéa - A senhora quer um pedaço? ( Oferece pão para a tia )

Tia- Não, eu não quero! E vê se não come tudo! Vai saber que hora vamos chegar nessa

pensão!

Macabéa- A senhora me desculpe ( Guardando as coisas dentro da mala)

Tia- Vamos menina! E se cuide o'que mais tem aqui é Larapio

Macabéa - O'Que é Larápio ?

Tia- Ladrão Macabéa! Vamos ! Não deve ser muito longe

( Elas acham a pensão)

Tia- ( Bate palmas)

Dona da Pensão - Mas é quem é essas horas! Boa noite!

Tia- Boa noite! Eu liguei de Maceió, Alagoas! Reservei um quarto

Dona da pensão- Sei! Mas são duas?

Tia- Sim! Minha sobrinha… Veio comigo, vai trabalhar aqui

Dona da pensão - Mas oque essa Magricela vaii fazer?

Tia- Sabe cozinhar, arrumar, limpar! Mas oque ela vai trabalhar mesmo é em escritório! Se

Deus quiser! Ela tem curso de Datilografia!

Dona da pensão- Datilografa!

( A tia começa a passar mal em ordem crescente com o ritmo da cena)

Macabéa- Você está bem tia?

Tia- E o quarto? Como que fica?

Dona da pensão- Vou cobrar por duas! Minha casa não é albergue ! São vinte reais!

( Tia pega o dinheiro na bolsa)

Dona da pensão- A senhora está bem?

Tia- A mala Macabéa! Cuida da mala!

( A tia passa muito mal caindo morta para dentro da coxia

sendo acudida pela Dona da pensão. Macabéa vai andando

em cada ponta do palco segurando sua mala, ela chama

pela sua tia, ficando desesperada a cada palavra. No fim

termina fazendo um giro e gritando pela sua tia, arremessa

a mala para dentro da rotunda projetando seu corpo para o

proscênio )

Apresentador- Tudo o que estou agora escrevendo é acompanhado pelo rufar enfático de

um tambor batido por um soldado. No instante mesmo em que eu começar a história de

súbito cessará o tambor. Aqui pela zyz... A rádio Da Clarisse!

( Apresentador sai do palco)

CENA 2 - As três Marias

(Macabéa continua no proscênio, atrás dela entram Maria da Graça e

Penha trazendo os cubos brancos )

Marina José- Bom dia meninas ! Hoje está um lindo dia, bom para ir ao

culto!)

Maria Penha- Um ótimo dia para ir ao culto!

Maria da José- Que merda de dia! Oque tem de bom nesse dia?

Maria Penha- Quando temos Deus no coração os dias são sempre bons!

Maria José- Que deus oque! Todos os dias são iguais! Trabalhar! Trabalhar! E dormir nessa

espelunca! Eu não sei… Mas… Eu não sei oque tem a Macabéa! Toda estranha parada ali!

Maria Pennha- Ela tá estranha né!

Maria José- Estranha ela sempre foi, mas hoje ela parece em transe

Maria Penha- Sera que é por causa da Tia

Maria José- É verdade! A tia dela faleceu faz uns três meses, não é mesmo?

Maria Penha- Que Deus a tenha!

Maria da José - Macabéa! Macabéa! Você está assim por causa da sua tia? Responde

Macabéa! Ai que irritação essa menina!

Maria da Graça- Bom dia meninas! Hoje eu acordei plena para mais um dia de trabalho nas

Americanas! E vocês! Sempre bagunçando tudo! Olha a imundície desse lugar! Um

chiqueiro!

Maria José - Tá ruim pra ti Graça! Pega e limpa! Só fica reclamando e não ajuda a gente!

Maria Graça- Você sabe que eu não posso estragar minhas unhas, e voces oque estavam

fazendo!

Maria José- Ai Maria da graça! Estavamos falando aqui eu e Penha, o quanto a Macabéa

parece estranha ! Esquisita! Em outro mundo, no mundo da lua! Mas sabe oque eu acho?

Ela fica assim para não precisar pagar aluguel! Tem a vida ganha! Não precisa trabalhar

igual nós!

Maria da Graça - Isso é verdade Maria José, tudo porque a Tia fez a dona da pensão

prometer que ela não iria pagar um centavo de aluguel enquanto morasse aqui!

Maria José- Estou atrasada! Ta na hora do ônibus! Da condução! Que droga! Que merda!

Todo dia isso! Que merda!

( Maria José sai de cena)

Maria Graça- Meu deus ela ainda vai ter um ataque um dia desses ! E você Penha vai ir ou

vai ficar ai?

Maria Penha- Eu já vou

Maria Graça- Eu já vou! Ai! Deixa eu ler um versículo aqui! Se tu se atrasar vai perder a

condução e Deus não vai te enviar um ônibus!

( Maria da Graça sai de cena)

Maria da Penha- Maca! Guria! Eu já te falei que tem que orar e ler a bíblia! Talvez se tu

orasse tu não fosse tão… tão…tão estranha!

Macabéa- Eu não acho que sou estranha… E ainda mais eu ajudo aqui na pensão, como

posso.

Maria da Penha- Ajuda é? Eu tenho que ir tchau!

( Maria da Penha sai, fica Macabéa no palco acompanhada do

Apresentador)

Apresentador - Na radio novela de hoje as aventuras de uma moça que vive em uma

cidade que está toda contra ela, eis nossa personagem principal! Macabéa ! Ela não sabe

de nada, a palavra realidade não significa nada para ela. Ela simplesmente vive Inspirando

e Expirando. De noite ela já esqueceu oque tinha acontecido de manhã. Nos domingos ela

acordava mais cedo para ter mais tempo para fazer… Nada! A não ser por uma unica vez

quando resolveu fazer a trágica pergunta… Quem sou eu? Ficou tão assustada que parou

completamente de pensar

( Apresentador sai de cena, Macabéa fica com o cubo branco mexendo na sua

bolsa, entra Olimpico)

Cena 3- Primeiro Encontro

Olímpico -Chuvinha gelada…

Macabéa-O que?

Olímpico - Chuvinha gelada…

Macabéa-A é…

Olímpico-A moça não parece ser daqui não…

Macabéa-Alagoas!

Olímpico-Paraíba!

(silêncio) (rádio)

Macabéa-Sim…

Olímpico-Qual é mesmo a sua graça?

Macabéa-Macabéa…

Olímpico- Maca, o que?

Macabéa-Béa.

Olímpico -Engraçado, até parece nome de doença que da na pele…

Macabéa - É de uma promessa que minha falecida mãe fez, pra caso eu vingasse e como o

senhor pode ver, eu vinguei!

Olímpico- Me desculpe, não quis ser grosseiro com a moça não, promessa é coisa séria! A

moça gostaria de um passeio?

( Eles passeiam de forma desajustada)

Macabéa-E o seu?

Olímpico- O que?

Macabéa-Nome…

Olímpico- Olímpico de Jesus...(pausa longa) (rádio) Moreira chaves , olímpico de Jesus

Moreira Chaves

Macabéa-Eu não entendo o seu nome. Olímpico?

Olímpico- Eu sei mas não quero dizer…

Macabéa-Eu sou datilógrafa

Olímpico- Eu sou metalúrgico…

Macabéa-Datilógrafa e metalúrgico. Eu gosto muito de pregos e martelos…

Olimpico- Eu tenho que ir. Amanhã trabalho cedo. Será que podemos nos ver novamente

amanhã depois do expediente?

(Olimpico sai de cena, Macabea permanece em cena estado de hipnose ao som de

Marilyn Monroe, entra Raimundo e Glória)

Cena 4- Raimundo e Glória

( Dona Glória e Raimundo entram da última coxia, trazem os

cubos brancos mais para frente, Raimundo tira as calças e fornica com a Dona Glória,

ao perceberem Macabéa, Raimundo sai para a rotunda com as calças nos joelhos)

Glória-Bom dia Macabéa

Macabea-Bom dia dona gloria!

Glória-Senhorita Gloria, dona me envelhece. chegou mais cedo hoje. Preciso que você bata

pra mim esses dois textos. O Raimundinho já chegou?

Macabea-Sim, o seu Raimundo já está na sala dele.

Glória-hum, vou ali fazer um agradinho pra ele. Bom dia chefinho, quer alguma coisa?

Raimundo- Dona Glória!

Glória- Nossa, que cara é essa?

Raimundo-Não é possível dona loria, essa moça, a macabéa, é uma porca.

Glória-Psiu, fale baixo, a coitada da moça é capaz de se assustar..

Raimundo-Farelo de comida, pingo de café, umas manchas marrons, onde ´que ela

esfregou esse papel?

Glória -Calma, eu limpo pra você…

Raimundo-Não, chega, vou demitir ela! Dona Macabéa!

Macabéa-Sim senhor seu Raimundo…

Raimundo -Escute aqui, essa é uma repartição seria, que tem uma reputação, não da para

datilografar errado, nem derramar coisas nos papeis, são documentos muito importantes,

desse jeito logo logo a senhora não vai poder mais trabalhar aqui.

Macabéa-O senhor me desculpe seu Raimundo!

Raimundo-Que?

Macabéa-O senhor me desculpe pela minha incompetência…

Raimundo-Bom... claro, digo, eu exagerei

Glória- Exagerou

Raimundo- É eu exagerei

Glória - Exagerou

Raimundo- Exagerei! claro que também se a senhora se esforçar, com certeza vai poder

ficar trabalhando aqui... e..

(antes de sair da uma olhada empinada para macabéa)

Glória-Não de bola, tem dias que ele vem assim... não deve ter tido ontem a noite...

Conhece o ditado né…

Macabéa-Qual?

Glória-Qual o que?

Macabéa-Qual ditado?

Glória-Que ele não met... deixa pra la macabéa... Mas me conta e seu namorado?

Macabéa-Não é namorado, acho que é só amigo…

Glória-E ele é bom?

Macabéa -É um rapaz bom sim... Ele diz que vais er deputado.

Glória-Deputado, politico? A já vi, então não gosta de trabalhar…

Macabéa-Trabalha, trabalha sim, e enquanto não vira deputado, diz que quer trabalhar com

carne, acha lindo cortar a carne, ver o sangue, eu não posso ver sangue perto de mim;..

Glória-Carne, nossa, meu pai tem um açougue, posso ver se não há um lugar pra um

açougueiro que gosta de mexer em coxão de dentro…

Glória- Mas me conte e o seu namorado

Macabéa - A ele não é meu namorado não, é o Olímpico

Glória- Olimpio

Macabea- Olimpico

Glória- Olimpio

Macabéa- É Olimpico

Gloria- Olimpio, tanto faz mas me conte oque ele é bom?

Macabéa- Bom como?

Glória- A Macabéa deixa pra lá, assim você me cansa! Cansa a minha beleza- Mas me

diga, pelos menos ele trabalha?

Macabéa- ele diz que quer ser deputado

Glória- ( Risada ) - Não deve gostar de trabalhar não!

Macabéa- Não, ele disse que antes de ser deputado ele quer trabalhar com carne

Glória- Carne? uuuul Arrepiei ! sabe,meu pai tem um açougue,posso ver se ele não está

precisando de um bom açougueiro. Que goste de mexer em um coxão! Duro! ( Risada)

( Toca música Marilyn )

Glória- O que que você tá ouvindo Macabéa?

Macabéa- É a Marilyn

Glória- Marilyn ? Mas que música horroro… ( Começa a dançar ) - Macabea eu vou la no

Almoxarifado ver se os garotos não estão precisando de uma ajudinha

( As dançarinas entram e limpam o palco, apresentador também entra em

cena)

CENA 5- Segundo encontro de Olimpico e Macabea

Marilyn Monroe entra em cena, dança e se insinua para o apresentador, dando um

beijo em seu rosto. Macabéa está sentada no cubo branco ao fundo. Marilyn e

Macabéa contracenam- Musica Diamond

( Olímpico entra em cena)

Apresentador- Mas voltamos ao hoje, pois como sabemos hoje é hoje não é ontem e

também não é amanhã, não estão me entendem não é mesmo. e eu ouço escuro que estão

rindo de mim em rios rápidos e ríspidos de velhos. E ouço passos cadenciados na rua.

Tenho um arrepio de medo. Ainda bem que o que vou escrever já deve estar na certa de

algum modo escrito em mim. Tenho é que me copiar com uma delicadeza de borboleta

branca. Essa ideia de borboleta branca vem de que, se a moça vier a se casar, casar-se-á

magra e leve, como virgem, de branco. Ou não se casará? O fato é que tenho nas mãos um

destino e no entanto não me sinto com o poder de livremente inventar. Aqui pela ZYZ, você

está ouvindo A Hora da Estrela

Macabéa- Olímpico?

Olímpico - Macabéa?

Macabéa- Pode falar

Olímpico- Não fala você

Macabea- pode falar você

Olimpico- Fale logo

Macabéa - Olímpico, você podia me telefonar…

Olimpico -Pra que?

Macabea-Na repartição todo mundo atende telefone, alguém está sempre querendo falar

com alguém, mas nunca ninguém me liga... se vc tiver ficha pode me telefonar…

Olimpico-Pra ouvir as tuas bobagens? Eu sou muito inteligente, um dia vou ser deputado.

Macabéa-Mulher de deputado é deputada?

Olimpico-Acho que sim

Macabea-Que nome horrível, parece palavrão, eu não queria ser isso ai...

(pausa)

Olimpico- Verde!

(risos\silencio)

Olimpico- Poisé

Macabea-Pois é o que?

Olimpico-Eu só disse pois é

Macabea-Mas pois é o que?

Olimpico-Melhor mudar de conversa, você não me entende…

Macaba-Mas entender o que?

Olimpico-Santa virgem Macabéa, vamos mudar de assunto.

Macabea-Falar de que?

Olimpico-De qualquer coisa, por exemplo fale de você…

Macabea-Eu?

Olimpico-Por que o espanto? VocÊ não é gente? Gente fala de gente.

Macabea-Desculpe, não sei se sou muito gente.

Olimpico-Todo mundo é gente meu deus!

Macabéa-É que não me habituei.

Olimpico-Todo mundo é gente, cada um é o que é…

Macabea-E o que vc é?

Olimpico-Eu ora, eu sou o olímpico, sou forte, embora não pareça.

(ela ri)

Olimpico-Não acredita? Com um braço posso te erguer do chão. Quer ver?

Macabea-Não, não os outros vão olhar e vão maldar…

Olimpico- Magricela esquisita ninguém olha.

(ele a ergue, ele se desequilibra e a derruba)

Macabea- Não se incomode, foi uma queda pequena. (ela limpa o sangue com a saia)

Não olhe enquanto eu estou me limpando por que é proibido levantar a saia.

Olimpico- Venha, vou te pagar um café, sem leite, que é mais barato. Se eu não tiver vc

completa.

(Macabea sai de cena, entram as três Marias, Maria José gemendo ao fundo)

MPenha-Quem está com a chave?

Maria da graça- Abre logo essa porta

Maria José- Deu deu já achei a chave, ficar o dia todo andando de um lado pro outro

Maria da Graça- Como se todas nós não tivéssemos que trabalhar! Os meus sapatos estão

me matando

Maria José- A fala aquela que fica no caixa das americanas bem quietinha arrumadinha

Maria da graça- Minha vida também é dificil! Eu tenho que sorrir! Cansa sabe!

M. Graça- E você Macabea como é que foi na repartição? Macabéa! Maca

Maria da Penha- Maca! Eu acho! Mas só acho também que a gracinha tá falando com você

Maria da Graça- A senhora me desculpe é que eu não escutei

Maria da Penha - Ela não escutou, viu ela não escutou

Maria da Graça- Ai a senhora me desculpe mas eu não escutei! Você me da rugas!

M. Jose- Ai Maria da Graça eu não sei porque tu ainda insiste em falar com a Macabea !

Ela nunca responde, eu não sei voces, eu vou tomar meu banho tudo que eu queria é um

banho bem quente

Dona da pensão- A pela barulheira as madames chegaram!

M José- Sim e eu vou tomar um banho

Dona da pensão- O chuveiro queimou

M. Graça- De novo queimado é a terceira vez no mês já!

Dona da Pensão- Vocês não pagam aluguel, acham que isso é um albergue ? E essa ai!

vive ouvindo radio! Comprando pilhas pra ele, e não tem dinheiro pra pagar o aluguel!

Arrumem um emprego pra Macabea nas Americanas

(As duas Marias riem)

Maria José- Já pensou a Macabea nas Americanas! Ela não tem o perfil da loja!

Maria da graça- É ! falta umas coisinhas aqui, ali, ó!

Dona da Pensão- Chega! Chega! Me poupe! Se olhem no espelho! Você é uma

resmungona que só passa chorando! A outra ali só passa rezando ! Gracinha vem! O meu

chuveiro está funcionando você pode tomar banho la

Maria da graça- Posso?

Dona da Pensão- Claro você é a mais bonita, mais querida! E eu tenho um esmalte

vermelho que tu vai adorar !

Maria da graça- Não se preocupem eu trago um balde de agua pra vocês

Maria José- Que merda de vida!

( Elas saem fica apenas Maria da Penha e Macabea)

Maria da Penha- Dificil, dificil né… Quem não tem Deus é dificil mesmo. Macabea que

musica é essa?

Macabéa- É a Marilyn!

Maria da penha- Essas musicas são estranhas, eu só ouço meus hinos e louvor!

Macabea- Deve ser incrível ser artista, usar batom vermelho e pintar as unhas

( Maria da Penha tem um surto evangélico enquanto vai

subindo a musica até tampar o som de sua voz, Macabéa fica olhando para o

horizonte ouvindo o som do radinho)

CENA 6- Olimpico, Glória, Pipoqueiro, Macabea

(Macabea dança sozinha em cena, dançando de forma estranha. Glória

chega e a vê)

Glória- Macabéa! Macabéa! Que isso Macabéa parece uma galinha de despacho…que

deu errado! Cheguei um pouco atrasada, estava resolvendo umas coisas com o chefinho.

Me diz uma coisa a gente não ia se encontrar com o Olimpio, seu namorado?

Glória - Tanto faz Macabéa! Se ta Gelada! Oque você tem ?

Macabéa - Eu não sei, eu sempre fico assim quando vou encontrar o olímpico, um frio

estranho, um gelo que sobe pelo meu co rpo... Eu me doou toda

Glória - Você se dói?

Macabéa - É!

Glória - você está doente em Macabéa precisa ir ao médico. Quer alguma coisa?

Macabea- eu queria uma aspirina

Glória - Não, não, você toma aspirina o tempo todo e isso custa caro, teu mal é fome tu

precisa comer alguma coisa, eu vou ali pegar uma pipoquinha... Pra mim! Cadê o

pipoqueiro!

( Glória e Pipoqueiro ficam ao fundo, enquanto isso Olimpico aparece e vai

até Macabéa )

Olímpico- Chovendo de novo Macabea! até parece que só tras chuva! Com você o dia

sempre ta ruim ! Ta com fome?

Macabea- Eu to mas não tenho dinheiro

Olimpico- Não tem dinheiro? O dinheiro é a coisa mais importante desse mundo! Eu um dia

vou ser é muito é rico!

Macabéa- Olimpico? Você sentiu saudade de eu?

Olímpico- Saudade? Isso ai pra mim é coisa de fresco

Macabéa- Eu acho que quando eu morrer eu vou ser saudade de eu

Olímpico- Ta loca? Morre, morreu!

Macabéa- Não é oque minha tia falava

Olímpico- Sua tia que se dane

Macabéa- O senhor me desculpe

Olímpico- Onde tá sua amiga que tu disse que ia me apresenta

Macabea- Ela ta ali ó

( Glória percebe Olimpico e vai comprimenta-lo)

Glória - Olimpio?

Olimpico- De Jesus!

Glória- Hummmm

Olimpico- Moreira Chaves!

Glória- Prazer! Glória!

Olimpico- Muito prazer!

Glória - Então você quer ser açougueiro?

Macabéa- Não era deputado?

Olímpico -Açougueiro! Açougueiro!

Olimpico- Você não sabe de nada!

Glória- Deixa pra la! Você quer uma pipoquinha Olimpio?

( Gloria vai falar com Macabéa)

Glória - Macabéa é seu namorado?

Macabéa - Eu acho que é…

Glória - Só acha né! Doce ilusão! … Me diz uma coisa… Dói ser feia?

Macabéa- Eu não sei, a senhora que é feira sente dor?

Glória- Eu não sou feia! ( Tom)

( Glória dá a volta e dá um beijo na boca do Olímpico)

Glória - Macabéa ! Você não se importa não que o Olimpio vai lá pra casa né Macabéa?

Olimpico- Não! Ela não se importa!

Glória - Então vamos!

( Fica Pipoqueiro e Macabéa em cena)

Pipoqueiro- Dia bonito né moça?

Macabea- O senhor gosta de musica?

Pipoqueiro- Gosto sim

Macabéa- Ontem eu ouvi uma musica

Pipoqueiro-e era samba?

Macabéa- Ela se chamava Una furtiva lacrima, eu não sei porque não falaram lágrima

Pipoqueiro- A senhora está bem?

Macabéa- Olha só ( Pega um batom) - É um batom, que eu comprei pra usar com o

Olímpico

Pipoqueiro- Seu namorado?

(Macabéa passa o batom enquanto toca Furtiva Lacrima)

Apresentador- Uma lágrima, um sorriso, os seus segredos se revelou para mim, que você

está apaixonada por mim, e sempre estará.

( Fantasma da Tia de Macabéa surge da rotunda e coloca as mãos em seus ombros,

Macabéa limpa as lágrimas e tira o batom, elas se abraçam)

Macabéa- A senhora me desculpe, a senhora me desculpe, a senhora me desculpe ( Ela

escorrega com uma dor desastrosa ao chão

Apresentador- Todo escritor eu tenho a tentação de usar termos suculentos eu conheço a

adjetivos esplendorosos , carnudos, substantivos e verbos tão esguios capazes de

atravessar o ar. Não vou enfeitar a palavra, tenho que falar simples mas não se enganem

eu só consigo a simplicidade através de muito trabalho

Pipoqueiro- A senhora está bem?

Macabéa- Olha só ( Pega um batom) - É um batom, que eu comprei pra usar com o

Olímpico

Pipoqueiro- Seu namorado?

(Macabéa passa o batom enquanto toca Furtiva Lacrima)

Apresentador- Uma lágrima, um sorriso, os seus segredos se revelou para mim, que você

está apaixonada por mim, e sempre estará.

( Fantasma da Tia de Macabéa surge da rotunda e coloca as mãos em seus ombros,

Macabéa limpa as lágrimas e tira o batom, elas se abraçam)

Macabéa- A senhora me desculpe, a senhora me desculpe, a senhora me desculpe ( Ela

escorrega com uma dor desastrosa ao chão)

Apresentador- Todo escritor eu tenho a tentação de usar termos suculentos eu conheço a

adjetivos esplendorosos , carnudos, substantivos e verbos tão esguios capazes de

atravessar o ar. Não vou enfeitar a palavra, tenho que falar simples mas não se enganem

eu só consigo a simplicidade através de muito trabalho

Cena 7 - Hospital

( Entra um enfermeiro robótico do lado direito do palco)

Enfermeiro robotico- Nome, sexo, idade, cep ( Ele fala sem deixar espaço de resposta

para a Macabea)

Enfermeira 1- Estado civil

Macabéa- solteira

Enfermeira 1- idade

Macabéa- Eu tenho 19 anos

(Enquanto a Macabea fala ela é colocada em uma cadeira rodas, depois

colocado o pano em seu pescoço)

Enfermeira 2- Cor, peso ( Ela coloca o termômetro na boca da Macabea)

( Eles viram ela e examinam suas genitais)

Enfermeiras- Moça eu não tiro a roupa

Enfermeira- Profissão

Macabéa- Não,por favor não, por favor!

( Elas empurram Macabéa da cadeira de rodas, entra o doutor)

Doutor- Senhorita Macabea, idade, altura, peso. Fraquinha em menina, você precisa se

alimentado direito, deve ter comido muito hambúrguer não é mesmo, vamos ter que fazer

alguns exames! A princípio parece ser começo de tuberculose ( Tétrico)

Macabéa-E isso mata

Doutor- você precisa comer mais

Macabéa- Mas… mas…

Doutor- moça, moça uma macarronada ( Quebra a imagem tetrica)

Macabéa- eu vou morrer? Eu vou morrer?

Doutor - Todos nos vamos ( Doutor sai)

( Todas as enfermeiras entram em cena falando seus textos ao mesmo tempo,

elas se esbarram contra Macabéa, em ordem crescente o ritmo da cena vai

crescendo até o momento em que não conseguimos mais ver Macabéa e

todos as falas ficam sobrepostas umas pelas outras. Elas também tiram os

cubos brancos de cena. Quando Macabéa solta um grito, se estabelece um

silêncio abrupto, ela cai no chão desmaiada)

Cena 8- Cartomante

(Macabéa está no chão sozinha quando inicia a música “ Happy Birthday to

you” na voz de Marilyn Monroe, a mesma entra e acorda Macabéa de seu estado de

inercia. Entra Maria da Penha)

Maria Penha - Macabéa ! Macabéa! Maca! Que coisa menina tu anda estranha

ultimamente!

Macabéa- Onde está a Marilyn?

Maria Penha - Que Marilyn? Ai Maca tu anda muito estranha! Mas me diz, vai querer ir à

igreja comigo hoje?

Macabéa- Não, eu vou ir na Madame Carlota hoje! Uma cartomante!

(Maria da Penha se choca)

Maria da Penha - Cartomante! Você vai visitar uma mulher pecadora? Estou decepcionado

com você Maca

( Maria da Penha sai, Macabéa fica no palco, apresentador fala )

Apresentador - Curiosidade do dia meu ouvinte! Você sabia que uma mosca voa tão rápido

tão rápido que se ela voasse em linha reta ela atravessaria o mundo inteiro em apenas 28

dias?

( Musica da Cartomante)

Cartomante - Como é mesmo o seu nome?

Macabea- Macabéa!

Carlota- Eu sabia, e sabe como eu sei? Ele me falou! Jesus me conta tudo, venha cá

vamos olhar esse rostinho, não precisa ter medo de mim

Macabéa- Sua casa é muito bonita

Carlota- Foi ele, ele me da tudo oque eu quero, eu sou gamadinha nela. A policia não me

deixa colocar cartazes, diz que eu exploro as pessoas, não sabem que é tudo Ele que faz!

Você parece uma menina inteligente, eu era inteligente. Não era vida, uma vez eu cai na

zona, as meninas não gostavam de mim, mas os homens adoravam. As meninas

reclamavam mas eu pulava na guela delas com meus dentes fortes. Venha ca! Venha! Da

pra ver os dentes fortes? Não… Não né… Não sobraram muitos. Deixa eu te olhar!

Desajeitadinha! Não tem jeito de ficar com mulher não?

Macabéa - Não senhora

Carlota - Também feiosa assim, ninguém ia querer mesmo

Macabéa - A senhora me desculpe

Carlota - Não! Nunca se desculpe por ser quem é! A gente é o'que a gente é menina! Que

vidinha triste Macabéa! Ele te maltratava! Namorado te abandonou! Vamos ver o que o

destino te reserva ( Retira da bolsa os búzios ) - Conhece algum estrangeiro?

Macabéa - Não

Carlota- Não! Não né! Mas vai conhecer ( Cartomante joga os búzios para cima, eles

caem no chão) - Olha Macabéa! Olha! Teu destino! Junta! Junta teu destino! ( Tom) Tua

vida vai mudar! Ainda pouco uma moça saiu daqui, coitada! Ela ia ser atropelada, mas teu

destina vai ser diferente,vai ser rica, vai conhecer uma homem loiro,bonito que vai tomar

conta de ti ! Junta teu destino Macabéa!

( Macabéa começa a juntar todos os búzios do chão, cartomante sai de cena)

Cena 9- Atropelamento

( Um homem bonito de terno aparece na ponta do palco, ele cruza o proscênio.

Enquanto isso, Macabéa olha para ele imaginando ser o homem que a Cartomante

havia lhe falado. Ele sai de cena)

Macabéa- Hoje é o primeiro dia da minha vida, eu nasci!

( Toca uma música, ela sai correndo em direção a coxia que o homem

bonito havia entrado, Vem um som de freada de carro, uma luz acende da coxia,

vemos Macabéa ser atropelada caindo no meio do palco, apresentador surge e a

entrevista )

Apresentador -A vida é uma história cheia de som e furia! Quais são suas ultimas

palavras?

Macabéa - Eu… Eu… Eu sou…Eu sou…

Apresentador - Parece que ela vai vomitar

( Macabéa morre)

Apresentador - Vai vomitar algo luminoso! Uma estrela de mil ponta…

( Apresentador sai, todos os personagens entram)

Glória - Conhece?

Olimpico - Não

(Entra Maria da Penha)

Maria da Penha - Coitadinha… Não devia ter Deus no coração

(Maria da Graça e o Doutor)

Maria da Graça para Penha - Oque você está fazendo aqui! Vai procurar uma igreja para

rezar

(Maria da penha sai)

Doutor - Oque aconteceu?

Maria da Graça - Nossa… Olha esse sangue… Que horror! Me tira daqui!

(Doutor retira Maria da graça, entra Raimundo olha para Macabea

cutucando ela com o pé, faz sinal da cruz e sai, entra Maria José)

Maria José - Moça?

( Um ladrão entra e rouba a Macabéa e Maria José sai de perto. Ladrão

termina de roubar quando o pipoqueiro aparece em cena segurando uma vela que ao

ver a Macabéa deixa perto do seu corpo )

Apresentador - Meus Deus só agora percebi que todos morrem, mas e eu? Eu também?

( Todos os personagens estão em cena olhando o cadáver da Macabea,

a Marilyn Monrroe surge e veste o espirito de Macabea com uma camisola branca,

todos a observam enquanto ela dança com o galã de terno, todos batem palma de

forma desritmada. )

Apresentador - Ninguém te ensina a morrer, ou o cachorro a abanar o rabo ou o homem a

sentir fome. Nasceu e logo descobriu o seu fim.Como se tivesse ensaiado a vida inteira

para sua apresentação de estrela. Pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela

de cinema, é o momento de gloria de cada um, é como no canto coral quando nós ouvimos

os agudos sibilantes.


Comentários