Performance Sitio do Picapau Amarelo

                                                                          Tia Nastácia

Visconde de Sabugosa

Boneca Emília

 

 

Tia Nastácia: Bom dia Crianças, que bom que vocês chegaram, com você aí eu já não fico tão sozinha.  eu já estava ia começar a preparar o desjejum dos moradores do sitio, Dona Benta adora comer cuscuz, Pedrinho gosta de mesmo é de sanduiche de pão de forma e a Narizinho se perde no bolo de aipim, aliás, daqui a pouco eles aparecem por aqui.

Visconde de Sabugosa: Nastácia minha velha amiga, quais são as novidades do seu fogão nesta manhã de segunda-feira?

Tia Nastácia; Senhor Visconde de Sabugosa sentiu o cheirinho do meu tempero e veio logo me visitar.

Visconde de Sabugosa: Cheiro nenhum minha amiga, cheiro nenhum. O que vi e ainda estou vendo são livros por toda a parte. Meu tempero preferido são as virgulas, as exclamações e o delicioso abre aspas.

Tia Nastácia: (risada) Lá vem o Visconde falar difícil.

Visconde de Sabugosa: Mas eu não falo, eu viajo pelas entrelinhas, qual traça esfomeada que devora cada pedacinho das obras de uma biblioteca.

Tia Nastácia: Que conversa é essa seu maroto, experimente devorar os livros da Dona Benta e ela lhe arranca cada palha de milho que fizeram seu corpinho.

Visconde de Sabugosa: Eufemismo minha cara, hipérboles e metáforas. Mas hoje a estou achando tristonha.

Tia Nastácia: Não é nada, não é nada, apenas devaneios de cozinheira.

Visconde de Sabugosa: Fale-me mais, divida cá com este amigo.

Tia Nastácia: Às vezes me sinto um pouco sozinha, as crianças vão ao Ateneu e eu passo o dia na cozinha.

Visconde de Sabugosa: Você precisa de uma companhia, vejamos, quem sabe uma Auxiliar de cozinha.

Tia Nastácia: Cruz credo! Mexendo em minhas panelas? Nem pensar, nessa cozinha mando eu.

Visconde de Sabugosa: Quem sabe um animalzinho?

Tia Nastácia: Não, não, não. Cruz credo, fazem sujeiras e são barulhentos, e além do mais, de animalzinho basta o Rabicó.

Visconde de Sabugosa: Certo, certo. Ocorreu-me agora uma linda história que deve estar perdida pelas estantes dessa biblioteca, escrita pelo Florentino Carlo Collodi, sobre um menino de madeira que ganha vida. Pinóquio!

Tia Nastácia: Vai querer que eu traga para a minha cozinha um boneco de madeira? Cruz Credo, que ideia Visconde, que ideia.

Visconde de Sabugosa: Não minha cara, referia-me ao velho baú de costura e seus talentos com retalhos e agulhas.

Tia Nastácia: O senhor quer dizer que do meu baú de costuras vá surgir uma criatura para me fazer companhia?

Visconde de Sabugosa: Elementar minha velha amiga, mas não uma criatura qualquer, que tal uma boneca muito especifica, de nome Emília.

 

Nastácia costura, Nastácia costura

Boneca de pano, boneca de pano,

Nastácia costura, Nastácia costura

Boneca de pano, boneca de pano.

 

 Boneca Emília: Quem é você, minha mãe?

Tia Nastácia: Não, sou sua tia Nastácia.

Boneca Emília: Se não tenho mãe, não tenho tia.

Visconde de Sabugosa: Uma boneca bem sabida.

Boneca Emília: E quem é este todo verde?

Tia Nastácia: É o Visconde de Sabugosa, um autêntico Catedrático.

Boneca Emília: Para mim tem cara de aspargo.

Visconde d Sabugosa: Levemente petulante.

Boneca Emília: Petu... O que? Olha como fala comigo, ou esparramo tuas espigas.

Visconde de Sabugosa: Vejo que está bem acompanhada tia Nastácia.

Boneca Emília: Acompanhada coisa alguma, não fico aqui nem mais um segundo, vou é correr pelo mundo.

Tia Nastácia: Mas que menina atrevida, mal lhe dei a vida e já quer correr o mundo. 

Visconde de Sabugosa: vejo que tem fome de vida, por isso vou lhe dar uma dica, para conhecer o mundo não precisa avançar uma única esquina, nem em um ônibus embarcar ou em um barco velejar. Olhe ao seu redor, está no melhor lugar para sonhar, descobrir e conquistar.

Boneca Emília: Mas que lugar e este afinal?

Visconde de Sabugosa: Aqui vivem Reis, princesas e heróis. Aqui apaixonam-se, lutam e conquistam, aqui chove, faz calor brotam as videiras e gale-se a coluna, mas logo se aquece o coração com palavras de acalento e gratidão. 

Tia Nastácia: Puxa vida, o senhor falou bonito.

Boneca Emília: Vejo que o Sabugo é bem sabido.

Visconde de Sabugosa: Hoje é dia do Livro.

Tia Nastácia: e de Monteiro Lobato.

Visconde de Sabugosa: Em qualquer situação difícil o melhor lugar para se estar é em uma...

Todos: Biblioteca! 

Comentários