Texto adaptado por Cléber Lorenzoni e grupo máschara- O Castelo Encantado


O Castelo Encantado
Adaptação das obras infantis de Erico Verissimo:
Rosa Maria no castelo Encantado, Os três porquinhos pobres, O ursinho com musica na barriga, As aventuras do aviãozinho vermelho, a vida do elefante Basílio.
PERSONAGENS:
Rosa Maria
Mágico
Bonequinho Chocolate
Ursinho Ruivo
Fernando
Ursinho com Música na B.
Rafael
Sabugo
Salsicha
Linguicinha
Anão
Dono do Circo
Elefante



Prólogo: Nós somos os contadores de historia, pedimos vossa permissão, para emocionar.É uma bela historia, você vai gostar, Rosa maria é quem vai contar,  e nessa magia, você vai sonhar, brincar, viajar e acreditar.

Cena 1:
Ursi e Bone: La, la, la, la, la, la, la, la, la...
Bonequinho: Olá criançada...
Ursinho:Olá...
Bonequinho: Eu sou o Bonequinho chocolate e quero contar para vocês a historia da Rosa Maria...
Ursinho: Quem?
Bonequinho: A rosa maria!
Ursinho: Não conheço...
Bonequinho: Ta alí!
Ursinho: A...
Bonequinho: A rosa Maria Começou a ler um livro e veio parar aqui no castelo encantado... Com vocês Rosa maria no castelo encantado!
(Rosa Maria anda pelo palco olhando o mundo a sua volta)
Magico: Boa tarde, eu sou o grande magico do castelo encantado... Quando um adulto passa na frente do meu palácio não consegue ver a verdade, os adultos veem um castelo de tijolos, com paredes de cimento, grades de ferro nas janelas e portões de madeira. Mas as crianças conseguem ver a verdade. Um castelo de chocolate, com telhado coberto de chantilly, portas feitas de biscoitos e grandes escadarias que sobem e descem puxadas e empurradas por anõezinhos barrigudos de tanto comer doces...
Rosa: Com licença...
Magico: Rosa Maria, é você, nós já estávamos a sua espera...
Rosa: Como o senhor sabia que era eu?
Mágico: Ora, aqui no castelo encantado nós sabemos de tudo...
Rosa: Eu não sei muito bem como eu vim parar aqui... eu estava lendo um livrinho e então...
Magico: Sim Rosa Maria, é assim que acontece, você começa a ler os livros e de repente viaja pelas historias, mergulha em mundos distantes e aventuras inimagináveis.
Rosa: A é verdade?
Magico: Rosa, venha até aqui, diga o que você vê?
Rosa: Eu? Eu não vejo nada de especial...
Magico: mas como não, você não vê o meu castelo?
Rosa: Vejo, vejo um castelo com paredes de tijolos e com grades de ferro...
Magico: Não você tem que ver além... Já sei, vou fazer uma mágica e você vai ver o que as crianças veem... Feche os olhos...Agora concentre-se que vou dizer uma palavra magica muito difícil, que ninguém conhece... A Palavra é “Abracadabra”
Rosa:Mas essa palavra eu já conheço...
Magico: Pois é... é que eu fiz o curso de magica pelo correio e não aprendi nada...
Rosa:Eu sinto muito, mas não consigo ver nada de diferente...
Magico: Então esqueça o castelo e vamos conhecer todas as personagens do livro que vc estava lendo!
Rosa: E como eu faço isso?
Magico: Ora Rosa Maria, basta pensar em qualquer coisa que vc queira ver, aqui no castelo encantado, basta fechar os olhos e acreditar...
Rosa: Eu posso escolher qualquer coisa?
Magico: Qualquer coisa e Lembre-se, basta fechar os olhos e acreditar...
Rosa: Então eu quero alguém para mim brincar...

Cena 2-
Fernando: Vocês sabiam que as nuvens são feitas de algodão doce e que a lua é uma bola de sorvete... 
Rosa: Então eu quero um pedaço!
Fernando: E sabe como eu sei? Por que eu voei até la..... Oh não! Estamos caindo... Mei dei, mei dei, estamos caindo...
Rosa: Aaaaaaaaaaaaaa, ei como nós podemos estar caindo se nem saímos do chão?
Fernando: Você não sabe brincar de faz de conta não garota!
Rosa: Ei o meu nome não é garota, o meu nome é Rosa Maria...
Fernando: Muito prazer o meu nome é Fernan... Digo Capitão Tormenta...
Rosa: Nossa, eu acho que ele é um super herói de verdade...
Fernando: E dos bons... Está vendo esse aviãozinho? O meu pai comprou ele pra mim, e com uma lupa mágica eu fiquei do tamanho de um dedo minguinho para caber dentro do aviãozinho...
Rosa: Ei mas você não é do tamanho de um dedo minguinho, você é bem maior...
Fernando: Ta já vi que você não sabe brincar mesmo, e por isso não vai entrar no meu aviãozinho...
Rosa: Ai, ta bom...Já sei vou fechar os olhos e acreditar e vou ser do tamanho de um dedo minguinho, dai eu posso andar no seu aviãozinho  capitão tormenta?
Fernando: Claro, eu estava indo para a India, depois na china e dar um pulo na África...
Rosa:Oba, eu sempre quis conhecer o continente Africano! E aí todos vão conhecer o Capitão Tormenta.
Fernando: Opa, não vamos não...
Rosa: O que aconteceu?
Fernando: Não posso viajar, eu perdi meus brinquedos... O Bonequinho Chocolate e o Ursinho Ruivo. Você não os viu por aí?
Rosa: Não, mas vamos procurar, perguntar por aí...
Fernando: Bonequinho chocolate...
Rosa: Ursinho Ruivo... Já sei, eles devem ter caído quando você fazia alguma manobra radical...
Fernando: Você está dizendo que eu não sei pilotar meu aviãozinho?
Rosa: Não, eu só...
Bonequinho e Ursinho; La la, la, la, la, la..
Bonequinho:  Piloto numero um se apresentando!
Ursinho: Comissário de Bordo se apresentando Fernando!!!
Fernando: Eu já disse que não gosto que me chamem de Fernando! Meu nome é Capitão Tormenta...
Ursinho: Desculpe capitão...
Bonequinho: Fernando!
Fernando: Capitão Tormenta!
Ursinho e Bonequinho: Capitão tormenta!!!!
Fernando: E onde é que vocês estavam?
Ursinho: Nós estávamos na lua...
Bonequinho: Não, nós estávamos pegando o pé de açúcar que cai das estrelas...
Ursinho: Nham nham nham
Fernando: Oba, trouxeram um pouquinho pra mim?
Ursinho e Bonequinho: Não!
Fernando: Nem um pouquinho?
Ursinho: Não
Fernando: Nem uma migalha?
Bonequinho: Deixa ver...
Ursinho(volta comendo)
Bonequinho: Tinha um pouquinho...
Fernando: Ora, só por isso vocês não vão mais passear no meu aviãozinho!
Bonequinho e Ursinho: Aviãozinho vermelho...
Rosa: Nossa Capitão, por que judiar assim dos seus brinquedos...
Fernando: É brincadeira, de mentirinha, é só uma lição para eles aprenderem a dividir... Agora vamos viajar?
Todos: O Fenando leu um livro de aventuras, de aviãozinho foi voando até a lua... Os sete mares, continentes e planetas. Com o seu ursinho ruivo correu mundo a viajar...
Fernando: Olha só como todos ficaram pequenininhos, até parecem formiguinhas...
Rosa: E olha só uma floresta... Vamos até lá dar uma olhada...

Cena 3

Bonequinho e Ursinho- (cantam)
Bonequinho – Muito triste, desolado. O ursinho com musica na Barrica está mais uma vez perdido na floresta...
Ursinho – Sem o seu papai
Bonequinho- O Urso pardo
Ursinho e sem a sua mamãe,
Bonequinho A ursa ruiva
Ursinho mas o perigo está por vir. Alguém vai tentar salvá-lo...
Bonequinho – E eu é que não vou ficar aqui..
Ursinho – Nem eu...
Bonequinho  e Ursinho (Saem cantando)

(Rosa Maria e Fernando entram em cena, cena tangencial do ursinho com musica na barriga, ele entra)
Fernando – Oi Ursinho!
Rosa – Nossa, outro personagem... Oi Ursinho! Ué, porque ele está tão tristinho Capitão Tormenta?
Fernando – Sabe o que é Rosa Maria, é que este ursinho tem um irmão muito malvado chamado Ursinho Maluquinho.

Rosa – Que triste..
Fernando – E um dia o ursinho maluquinho resolveu ser amigável e foi passear com seu irmão na floresta...
Rosa – Que legal...
Fernando – Mas era um plano, e este ursinho perdeu-se na floresta.
Rosa – Que triste...
Fernando – Mas aí, um lenhador encontrou ele!
Rosa – Que Legal...
Fernando – E vendeu para uma loja de brinquedos.
Rosa – Que triste...
Fernando – Mas o ursinho era muito esperto e conseguiu fugir da loja!
Rosa – Que legal...
Fernando – E perdeu-se novamente na floresta.
Rosa – Que triste...
Fernando – E agora, nós o encontramos!
Rosa – Que legal... (ursinho faz a reação de “que triste”)
Fernando – Não Ursinho! Isso é bom, porque nós somos seus amigos.
Rosa – Capitão Tormenta?
Fernando – Sim, Rosa Maria?!
Rosa - Nós podíamos fazer alguma coisa para animar o ursinho...
Fernando – Mas o quê?
Rosa – Hum... Quem sabe... uma festa?
Fernando – É isso! O Capitão Tormenta adora festas.
Rosa – Ah! Mas não vai dar...
Fernando – Por quê?
Rosa – Porque não podemos fazer uma festa sem musica.
Fernando – Rosa Maria, este é um ursinho que toca musica.
Rosa – Que legal! E como eu faço para ele tocar a musica?
Fernando – Isso você vai ter que descobrir sozinha...
Rosa – (pensa um pouco) Ursinho me dá sua mão... (aperta e o ursinho reage com dor)
Fernando – Não é ai, Rosa Maria!
Rosa – Desculpa Ursinho. (pensa) Ursinho me dá sua outra mão... (aperta e o ursinho reage com dor)
Fernando – Também não Rosa Maria!
Rosa – Desculpa Ursinho. (pensa) Já sei! Só pode ser na cabecinha... (aperta e o ursinho reage com dor)
Fernando – (tentando impedir que ela “desmonte” o ursinho) Ei pessoal, esse é o ursinho com musica na barriga!
Rosa – A bom! (ela aperta na barriga do ursinho, eles dançam até o ursinho parar o som) Olha Fernando, o ursinho já parece melhor. Agora todos podemos viajar no seu aviãozinho e conhecer o mundo!
(Rafael entra)
Rafael – Au! Au! Au! Ninguém vai conhecer o mundo antes de mim... (pisa no pé do ursinho)
Rosa-Nossa, outro personagem, olá!
Rafael- Personagem?! (pisa no pé de rosa) – Venha agora aqui seu ursinho fujão que eu vou já já abrir a sua pancinha.
Fernando- Ei, quem você pensa que é para falar assim com o meu amigo ursinho, eu sou o Capitão Tormenta e vou protege-lo!
Rafael- E eu sou o Rafael e o meu pau comprou esse ursinho em uma loja para mim e agora ele é meu! (pisa no pé de Fernando) E agora vocês sabem o que eu vou fazer? Com essa tesourinha, eu vou abrir a barriguinha do ursinho e vou tirar o pianinho que ele engoliu...
Rosa-Calma Ursinho não precisa ter medo, é só ser corajoso, fechar os olhos e acreditar...
Fernando e Rosa- Nãaaaaa, se eu fosse você, olhava pra tráz!
(ursinho solta um rugido)
Rafael- Nãooooooooo!
(Ursinho persegue Rafael até este sair de cena)
Rosa- Nossa Ursinho, você deu uma lição no Rafael!
Fernando- Você, é um Super Ursinho...

Todos-O Rafael levou um urso para casa, de sua barriga uma musica se ouvia, o urso pardo a ursa ruiva, o maluquinho, e os bichos da floresta procuraram sem parar... A rosa maria, é quem vai contar, Roda roda gira e nessa magia nós vamos sonhas, vamos viajar, nos apaixonar...


Cena 4

Rosa- E agora o que será que vai sair daí?
Porquinhos-Oinc oinc oinc
Salsicha-Que engraçada a historia do livrinho...
Sabugo-Vocês viram a maneira como os porquinhos da historinha passaram o lobo mal pra trás...?
Linguicinha-Ai, eu queria ser como o porquinho da historinha... Um super leitão!
Salsicha-Você esta mais é para um super bobão...
Linguicinha-Eu não sou um super bobão que vai ali no cantinho e fica chorando...
Sabugo- Heheheheh
Salsicha- E você se continuar comendo do jeito que come, vai virar um super gordão!
Açougueiro- Ei porquinhos voltem logo para o chiqueiro ou vão virar churrasquinho...
Linguicinha- Ai isso faz eu perceber o quanto nós somos tristes...
Salsicha- Nós não vamos ao circo de cavalinhos...
Sabugo- Não vamos ao cinema
Salsicha- Não vamos ao teatro! Nós não vamos a lugar nenhum...
Todos- A lugar nenhum!!!!
Linguicinha- Isso mais parece vida de cachorro...
Salsicha-Eu nunca vi um porco que era um cachorro...
Linguicinha-Eu não sou porco...
Salsicha- Quem nasce porco é porco a vida inteira...
Linguicinha-Eu não! Eu sou o super leitão!!! Oi guriazinha...
Rosa- Oi...                                                                         
Linguicinha-Olha só, eu perguntei ao senhor jumento, a gata, a galinha e o cachorro o que eles achavam da gente ir embora chique... Chiqueirinho!!! Eles disseram que ir embora é errado, o que você acha?
Rosa- A eu acho que a gente deve gostar do lugar onde vive...
Linguicinha; Então a gente tem que gostar do chique... Chiqueirinho!!!! É o lugar onde eu moro, ai nem tem graça!
Salsicha- A mas você fala isso por que não corre o risco de ir para a bandeja na noite de natal com uma maça na boca...
Linguicinha- Eu adoro maça...
Salsicha- Mas vai ser na sua boca irmão
Linguicinha-E eu que vou comer...?
Salsicha- Mas irmão você ´q eu vai ser a janta...
Linguicinha- Ai, eu não quero ser um porquinho de natar...
Sabugo-Ei irmãos, venham aqui
Salsicha- Que foi
Sabugo-Vejam, a menina da historia da chapeuzinho vermelho
Salsicha-Onde?
Sabugo- Ali...
Linguicinha-Oi menina do chapeuzinho vermelho
Rosa- Ai, eu tenho cócegas...
Linguicinha-Eu também...
Rosa-Não, eu não sou a menina do chapeuzinho vermelho...
Salsicha- É sim e está levando doces para a sua vovozinha...
Rosa- Não, eu nem estou de chapéu!
Linguicinha- É sim, e está fugindo do lobo, mas eu vou te proteger e sabe por que? Por que eu sou o super leitão!
Rosa- Não porquinhos eu nem tenho vovó!
Linguicinha- É sim, e está fugindo do lobo e levando doces para sua vovó e eu vou protege-la do lobo mar!
Rosa-Não, não tem lobo nenhum...
Linguicinha- Irmãos, público em geral, ela não quer ser a menina da historinha, assim não dá para continuar a historinha...
Rosa-Ei porquinhos
Porquinhos-(choro)
Rosa- Esperem, não chorem...
Porquinhos –(choro)
Rosa- Está bem...
Porquinhos-(choro)
Rosa-Eu serei a menina da historinha
Porquinhos- Iúpi...
Rosa-Mas com uma condição.
Linguicinha-Eu sabia, estava muito fácir, quar condição dona chapeuzinho?
Rosa- Que eu seja a menina do chapeuzinho verde
Linguicinha-Verde?
Rosa-Porque verde é minha cor preferida
Linguicinha-Eu nunca vi uma chapeuzinho verde, alguém aqui quer uma chapeuzinho verde?
Rosa-A mas seria uma chapeuzinho nova, só para vocês...
Salsicha- Óia irmão, eu to com essa menina, seria uma historinha só pra nós;;; uma historinha diferente
Linguicinha-Eu não quero historinha diferente...
Salsicha- Mas uma historinha da chapeuzinho verde e os três porquinhos...
Linguicinha-E eu seria o principal?
Salsicha- Seria
Linguicinha-E eu ia estar na capa  do livrinho?
Salsicha-Craro irmão...
Linguicinha-Então eu quero...
Todos-Três mosqueteiros que saíram do chiqueiro, e no cinema eles foram passear, senhor sabugo, salsicha, linguicinha...
Linguicinha-Super leitão...
Todos- E a chapeuzinho verde com quem foram passear...
Rosa- Afinal de contas, quem tem medo do labo mau?
Linguicinha-I, eu tenho...(sai)
Sabugo, salsicha e Rosa- Quem tem medo do lobo mau, lobo mau... (sai salsicha)
Sabugo- Irmãos? Irmãos? (sai correndo atrás)
Rosa- Nossa, sumiram, aqui no castelo encantado, as coisas aparecem e desaparecem em um passe de mágica...

(musica para o circo, entram dono do circo e anão)
Dono-Respeitável público, é com grande honra e prazer, que apresento o Grande circo pan-americano.
Rosa-Nossa, o castelo encantado tem até circo...
Dono-E hoje Rosa maria, como um presente do Castelo Encantado, você irá apresentar o nosso show...
Rosa-Eu?, mas será que eu consigo?
Dono-Claro,  você não leu os livros?
Rosa- Sim...
Dono-Então, e se ficar difícil é só:
Dono e Rosa-Fechar os olhos e acreditar...
Rosa-Muito bem, então o grande circo pan-americano (ri de si mesma) tem o prazer de trazer aqui diretamente da ìndia o Grande, o incrível, o poderoso, o inigualável... Elefante Basílio!
Nossa, eu nunca vi um elefante antes...
Rosa-Nem eu! -Você está animado para seu grande número Basílio?
Elefante- Annam..
Rosa- O primeiro número... A Grande pisada!
Elefante- (grito)
Rosa- Nossa eu nem senti medo, eu não tenho medo de nada... E agora o segundo número...
A patada da morte...
Elefante (grita)
Rosa-Lindo! E agora um amendoim para você Basílio... Ei anãozinho chato!
Elefante- Não fica assim Basílio... o que foi?
Rosa- É esse anão aí, ele come todos os meus amendoins... não sei como ele não cresce...
Anão(solta um som)
Rosa-Anão bobo, sai xô, xô!
Elefante- (grita)
Rosa- Basílio, não fica assim, aqui no circo todo mundo te aplaude!
Elefante-A mas o aplauso podia ser bem melhor se eu fosse uma barbuleta
Rosa-Uma o que?
Elefante-Uma barbuleta... Dessas que voam...
Rosa- A você quer dizer uma Borboleta... Mas você não é meio grande para ser uma borboleta...
Elefante- Você não precisava ter me lembrado disso!
Rosa-Ai olha só, Basílio, aqui no castelo encantado tem um mágico...
Elefante- Aqui no  circo tem um montão deles...
Rosa-Mas esse mágico me disse que quando a gente quer muito uma coisa, basta fechar os olhos e acreditar, acreditar com o coração Basílio...
Elefante- Eu quero ser uma barbuleta!!!!
Todos-Chegou a hora de falar do Bom Basílio, esse elefante transformou-se em Borboleta... Aqui circo picadeiro tem duende... Atenção nessa aventura que nós já vamos contar...
Dono-E então? Rosa? Apresentou nosso número?
Rosa- Sim, mas esse duende aí comeu todos os amendoins do Basílio!
Dono-De certo ele estava com fome!
Rosa- Mas o amendoim era do Basílio, e não é assim que se deve tratar os animais...
Dono-Eu trato os meus animaizinhos como eu bem entender...
Rosa-Que feio, pois fique sabendo que o Basílio se tornou uma Borboleta e não vai mais viver nesse circo onde era maltratado!
Anão(ri e rola no chão)
Rosa- A não acredita? Basílio!
Elefante (volta ao palco gritando)Agora eu sou uma borboleta, viu só anão, uma barboleta e posso voar la no céu, bem longe, bem longe do chão! (sai)
Dono- (depois de um tempo, histericamente)-  Segura segura o meu elefante  (sai)
Rosa- Anãozinho, olha pra la... (beija anãozinho) (sai anão) Aprenderam uma lição... Nossa, quantas historias, mas agora eu preciso ir embora, mas eu vou por ali, ou vou por aqui?
magico- Rosa maria e então o que achou de nossas historias?
Rosa- Nossa senhor magico eu conheci o Fernando, O Ursinho com musica na barriga, o Basílio...
Magico. Então me diga, o que vc vê?
Rosa- (rosa olha com intensidade para um ponto em sua frente) Agora eu posso ver, eu vejo um castelo com paredes de chocolate, portas feitas de biscoitos, telhados cobertos de glacê, e pontes de machmelow que sobem e descem puxadas e empurradas por anõezinhos barrigudos...
Magico- Viu Rosa nós sempre podemos alcançar nossos sonhos, por que basta fechar os olhos e acreditar...
Rosa- Homem, eu gosto de ti! E agora para voltar para casa?
Magico- Basta fechar os olhos...
Rosa-E acreditar!
Todos- Cantam canção final

Comentários