A Paixão de Cristo- Texto de Cléber Lorenzoni - Ano III


CENA I - João Batista (palco 1)
Convertam-se, e creiam na boa nova. O filho do homem  anunciado pelos profetas esta entre nós. Ele veio para nos lembrar que o  reino dos céus está onde vive o amor, Convertam-se por que o reino do céu está próximo, convertam-se. Essa é a voz daquele que grita no deserto. preparem o caminho do senhor, endireitem suas estradas, erguei pontes e não  muros. Abri seus corações e tendes dentro dele o amor... Limpai-vos comerciantes sujos, governantes exploradores. Limpai-vos e voltei vosso olhar para os que hoje padecem, dos frágeis é o reino dos céus! O Salvador já está entre nós. E traz a boa nova.




CENA II - Maria e Jesus (palco 2) /tijolinho e crucificação/
Maria- Filho, o que faz que não foste sentar a mesa para jantar com tua mãe...
Maria- Que expressão é essa em teu semblante? Chegou a hora? Recebeste algum aviso?
Jesus- Não é um aviso minha mãe, é um chamado, tu bem sabes pois um dia também fostes chamada...
Maria- Eu sei, mas...
Jesus - Preciso cumprir a palavra das escrituras, e tu sabes que ela não pode ser alterada...
Maria- Exceto por Deus, exceto por Deus, somente ele poderá alterá-la pois ninguém pode exercer força sobre sua mão ou cercear a s sua misericórdia. Ele que salva a inocente ovelha da boca do leão, ele que protege o cordeiro das garras afiadas da águia, ele que cria e altera a ordem das estações e os caminhos do mundo...
Jesus- Mãe...
Maria- A separação mais dolorosa para uma mãe é quando seu filho parte de sua casa...
Jesus- Mãe!
Maria- Tomai cuidado meu menino.
Jesus- Não temei mulher, todos temos nesse mundo uma missão e se aceitamos de forma contente as graças, também devemos aceitar de cabeça erguida as desventuras. Não temei, caminho feliz para cumprir o que o pai me ordenou. Tenho o coração cheio de paz.
Maria- Que Deus te abençoe...


Madalena – é aqui que mora Jesus?
Maria- Quem é você?
Madalena – vim conhecer o lugar onde ele vive
Maria- Aproxima-te, ajude-me, passeia comigo
Madalena – Não posso, sou uma pecadora...
Maria- Pecadora? Criança, todos somos pecadores... Erramos, acertamos, mas o importante é saber reconhecer nossos erros...
Madalena- Não sei se sou digna de andar com ele...
Maria- Ele é que se ve feliz em andar ao lado de todos, irmãos, é como ele nos chama.
Madalena- A senhora não vê em mim o mal?
Maria-Mal? Deus é maior do que todos nós e todas as criaturas, as formigas, os leões, o homem está aqui por decisão dele, e se faz o bem ou faz o mal, é por permissão dele. Nada escapa aos olhos de Deus. Mas tu estás aqui? Algo nas palavras do meu filho a trouxe... Com permissão do pai. Ande comigo filha! E limpe suas lágrimas...
CENA III - Jesus e Demônios (palco 2)­
Demonio 1- Se não é ele;;;Jesus- Jesus, Jesus de Nazaré. Há quarenta dias estás andando. Gejuando. Se tens fome vem que te darei pão. Te darei vinho. Te darei prazeres...
Jesus- Afasta-te demônio. Não tem ou terás poder sobre mim.
Demonio 2-Se és o filho de deus ordena que essas pedras se tornem pão.
Jesus- Não só de pão vive o homem. Mas de toda a palavra que vem de Deus.
Demonio- Se és o filho de Deus, Lança-te ladeira abaixo e ordena que os anjos venham te socorrer...
Jesus- Está escrito, não tentarás o senhor teu Deus!
Demonio- Eis o mundo lá, roma, poderosa e grandiosa, resplandecendo em ouro. Cheia de Luxuria, eu tenho o poder para te tornar maior que qualquer um.
Demonio- Do ódio nasceu aquela cidade. Pois só o ódio constrói.
Demonio- Junta o ódio dos que tem medo, o ódio dos que nascem na pobreza, com a doença e a fome.
Demônio- Junta esse ódio e varre a face da terra.
Jesus- Para tráz Demonio, não é o ódio que vence ou faz crescer. É o amor, a temperança, o respeito...
Demônio- Amor, amor. Que amor teve por ti o teu pai? Que te jogou na terra como um homem para sofrer, para sentir fome, frio.
Jesus- Bem aventurados os que passarem fome, frio ou sede, pois serão acalentados.
Demônio-Tu vais enfrentar os poderoso e não tens nada para barganhar, os homens querem guerra, querem terra, querem razão, querem poder.
Jesus- pai, afasta de mim esse cálice
Demônio- Isso, renega teu pai, afasta-te desse cálice.
Jesus- Não renego meu pai, renego a ti demônio, vazio, solitário, cheio de ódio. Eu entrego meu corpo para que o meu pai faça em mim a sua vontade.
















CENA IV - Jesus no templo/adultera/Judas (palco 1)
Voz 1- Bendito seja o filho de Davi!
Voz 2 – Apenas trezentos dinares...
Voz 1- Venham, somente hoje!
Voz 2 – Comprai aqui o que for preciso para seu sacrifício!
Voz 3- Encontrarei as bênçãos de Deus!

Jesus- Tirai daqui estas coisas... Não está escrito que minha casa é casa de oração? Vós porém transformastes a casa do pai em um covil de ladrões!
Anaz- Falai com que autoridade contra nós?
Jesus- Derubai esse templo e em três dias o erguerei novamente.
Velho- 46 anos levou a construção desse templo e tu propõe realmente reconstruí-lo em três dias?
Apostolo- Esse sim é o profeta que deveria ter vindo ao mundo há muito tempo...
Anaz- Quem és tu afinal?
Jesus- Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas terá a vida eterna
Anaz- Sabemos que gostas de dizer a verdade, de pregar o que é certo... O dinheiro que arrecadamos aqui no templo é para pagar tributos a roma. É errado pagarmos a cezar?
Jesus- Da-me o dinare. De quem é a efigie estampada no dinare?
Anaz- Ora de cezar!
Jesus- Pois deem a cezar o que é de cezar... E a Deus o que é de Deus!
Velho- Impostor!
Anaz- Tirai logo nossas duvidas, dizei, és o filho de Deus? Ès o cristo?
Jesus- Já lhes respondi mais de uma vez e não acreditais!
Homem 1- Senhor veja, esta mulher foi pega cometendo adultério.
Velho- Na lei de moisés, as adulteras devem ser apedrejadas, concordas tu com as leis de moises?
Homem- Apedrejem-na! Como a lei propõe.
Jesus- Vós doutores da lei, que usam as escrituras de forma equivoca, interpretando as palavras como bem quereis para tirar proveito sobre os ignorantes e os ingênuos. Vós fariseus hipócritas, príncipes e doutores da lei, sois semelhantes a sepulcros caiados, por fora  se apresentam formosos, mas por dentro estão cheio de cadáveres podres.
Anaz- Duras palavras, nos ofende com o que dizes.
Jesus- Vos ofendem as minhas palavras. Ai de vóz que sobrecarregai os homens de fardos insuportáveis, mas vos mesmos nem com os dedos tocai nesses fardos. Vós no exterior parecei justos, mas estão cheios de perversões e roubos. Tomai a pedra , aquele que não tiver nenhum pecado que atire a primeir. Vamos
Jesus- Mulher, olha ao teu redor, Ninguem te condenou!
Mulher- Ninguem senhor...
Jesus- Pois eu também não te condeno. Vá e não tornes a pecar.
Apostolo-Mestre, vamos daqui, despertaste a irá dos principeis e doutores da lei.
Jesus- Pensas que vim trazer somente a paz? Não, também vim para trazer a espada!

(entra Kaifaz)
Anaz- Senhor, viste o que aconteceu?
Kaifaz- Aquele homem, aquele galileu precisa ser destruído.
Arimateia- Puni-lo não seria sábio, tornaria-o um mártir, aumentaria o ódio do povo
Anaz- E deixá-lo-emos continuar lançando testemunhos contra nós?
Arimateia- É mais fácil ignorar falsos profetas do que persegui-los
Kaifaz- És tu um galileu Arimatéia, estranho querer protege-lo
Anaz- Grandes multidões o seguem,
Kaifaz- Também fostes seduzidos... Multidões? Apenas uma plebe que não sabe de nada... O povo não sabe de nada;
Velho- Ele atenta contra A LEI  judaica e contra o templo
Kaifaz- ele deve ser destruído hoje, para que sirva de exemplo. Ele está gerando faíscas que irão gerar grandes raios sobre nós. Viste-o entrar no templo, com arrogância atacando nossa honra, atentando contra a lei judaica e contra césar.
Velho-Eu não entendo o que se abate sobre essa cidade. Pessoas perdendo seu entendimento. Cidade alvoroçada, a guerra e a morte chegam aos poucos, vão se estabelecendo. Percebam que esse homem traz a morte, logo o sangue do povo Judeu estará molhando o chão desse templo, derramado pelos romanos! Nossa nação vai cair se esse homem não for destruído hoje!
Kaifaz- Morte ao Galileiu!

Anaz- Quem és? Como ousa adentrar assim no sinédrio?
Arimatéia- è um dos dele...
Kaifaz- Como te chamas?
Judas- Judas de Cariot.
Kaifaz- Judas de Cariot? O que quereis?
Judas- Ouvi que querem prender o Galileu...
Anaz- Sim, é de nosso interesse que ele seja condenado.
Judas- Quanto me dão por ele?
Kaifaz- Trinta moedas.
Judas- Trinta moedas...
Kiafaz- Achas Pouco?
Judas- Não, se acham que é o justo, então me deem...
Velho- Quando o prenderemos?
Judas- Hoje, eu lhes mostrarei o caminho.
Anaz- Vais trair teu líder por trinta moedas? Por que?
Judas- Por que eu me desiludi, meu coração perdeu o encantamento.


CENA V- Apóstolos (palco 2)
Jesus- Vinde a mim as crianças, delas é o reino  de deus...
Pedro – Mas senhor, então somente as crianças entrarão no reino dos céus?
Jesus- Tenhais o coração puro como o das crianças Pedro, e assim também serás digno de entrares no céu
Jesus- Não poderei ficar convosco  por muito tempo, está chegando minha hora de partir... Não passarei outra páscoa convoscp.
Apóstolo-Vamos fugir mestre... Podemos partir agora...
Jesus-Não, deve se cumprir a palavra e está escrito que irá levantar-se daqui o meu traidor.
Apostolo- Daqui senhor? Não pode ser, aqui onde estão teus amigos? Daqui se levantará o fel da traição?
Jesus- Essa noite se levantará entre vós a duvida, a insegurança e o medo. Alguns de vós fujirão;
Pedro- Mestre, nós o seguriemos... nunca o abandonarei...
Jesus- Ah Pedro, em verdade vos digo que ainda hoje tu me abandonarás...
Pedro- eu senhor? Nunca o abandonarei, estarei sempre ao seu lado...
Jesus- Pedro, o homem é falho... Mas eu orei por ti, quando te arrependeres, ajudarás os teus irmãos a manterem-se firmes na fé. Tu Pedro serás pedra,  a pedra sobre a qual edificarei minha igreja.
Thiago-Mestre, estou agoniado, quem irá traí-lo? Serei eu?
Jesus-Aquele que servir minha taça, será meu algoz...
Thiago-Mestre vai nos deixar então?
Judas-Deixai--me servi-lo senhor.
(jesus bebe e olha Judas calmamente) Diga-me mestre, serei a traí-lo?
Jesus- Tu o disseste, deveis saber o que irás fazer...
Jesus-Judas, Aquilo que vai fazer, faze depressa! (judas sai)
Jesus- Mas essa noite deverá ser lembranda como aliança entre Deus e seus filhos. Tomai e bebei dele todos, esse é o meu sangue da nova e eterna aliança que será derramado por todos os homens para a remissão dos pecados, fazei isso em minha memória.
(Judas sai)
Thiago-  Senhor Onde ele vai?
Jesus-Ele vai onde deve ir... deixai-o cada um tem nesse mundo sua missão, a minha é partir ainda hoje...
Pedro- Mas para onde iras? Diga-me para que possamos segui-lo.
Jesus-  Para onde vou não podereis ir comigo. Eu sou a verdade e a vida, vinde a mim e estarão vindo a Deus. Agora vós estareis alvoroçado. Não fiqueis. Eu vos dou um novo mandamento. Amai-vos uns aos outros.
Pai já manifestei teu nome a esses homens que me enviaste. Eles reconheceram que venho de ti. A humanidade não te compreendeu. Eu vos peço protegei, guardai esses homens. Todos eles. Agora tenho a alma agoniada. O que direi? Pai salva-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que me enviaste. Pai glorifica o teu nome através de mim. Somos teus, façai conforme a tua vontade.

Kaifaz- Tu és acusado de magia e bruxaria, de levantar falsos testemunhos contra o templo e blasfemar pelas ruas de jerusalem e da galileia...
Jesus- Eu falei a verdade sobre Deus em sinagogas e para pessoas que buscam os ensinamentos de Deus
Kaifaz- Eles vem para ouvir sobre Deus, o que  vc fala vem do mal
Jesus- Pergunte aos que me ouviram se falei algo sobre o mal ou sobre o bem
Soldado-É assim que fala contra o Sumo sacerdote?  (surra)
Kaifaz- Tu és filho de Deus?
Jesus- Eu sou o filho do deus que se faz carne para salvar a humanidade de suas maldades! Eu sou o Messias que vim trazer a luz ao mundo.
Kaifaz- Blasfemia, levem-no, levem-no a herodes.






CENA VI - Bacanal de Herodes/Salomé e João Batista (palco 3)
Herodes- Que quereis aqui homem? Invadindo assim meu palácio?
Kaifaz- Pilatos ordenou que o trouxéssemos ,  para que o julgues.
Herodes- atrapalhas a minha festa, com esse galileu sujo. Ao diabo, levai-o devolta a Pilatos.
Kaifaz- Esse astuto homem disse que os ricos devem vender suas riquezas e dividir os bens entre o povo. Ele arrasta multidões por toda a galileia. Dizem que ele ressuscitou um homem.
Herodes- Mas essas palavras, mágicas, multidões , te pareces com o Batista e aquele ei já mandei degolar.
Salomé- Tu és o Batista ressucitado?
Herodiase- Ora não há nada nele do batista
Herodes- Deixa ele falar por is- Ouvi que andaste fazendo milagres, nós apreciaríamos uma demonstração de teus poderes...é um vaso de argila, poderia transformar em ouro? (quebra) continua sendo argila. Muito complicado? Pedirei algo mais simples. Faça trovejar, deve ser fácil para o Messias, Faz trovejar, (pausa) nada! Será que perdeste teu poder?
Salomé- Ele é engraçado, diga-me há sangue em ti ou veneno?
Herodes- tu és um rei? Tu és maior que eu teu rei?
Salomé- Ele é um rei, da-lhe um manto.
Herodes- Sim ninguém dirá que eu não sei tratar um príncipe.
Kaifaz- Majestade esse homem se diz rei dos Judeus, rei acima de ti.
Herodiase- Ele é um Judeu, tu és o rei dos Judeus, não percebe o que esse ancião astuto está fazendo? Quer jogar-te contra teu o povo do qual tu és o líder. Quer enfraquece-lo.
Kaifaz- Mata-o e prova que tem poder.
Herodes- Cala-te ou mato a ti velho.
Kaifaz- Isso  mata-me a mim e deixa ele que é muito mais perigoso, vivo
Herodes- Diz, tu és filho de Deus?
Jesus- Tu o dizes!
Herodes-Uhum, deixa-me ver, quem te mandou? Queres por acaso tomar meu lugar?
Jesus-Por que me faz essas perguntas cheio de empáfia, quando sabemos que só pergunta por que outros maiores que tu ordenaram;;
(esbofeteia)
Herodiase- Manda-o para Pilatos e não compra briga com teu povo.
Herodes- Corre para Pilatos Kaifaz, eis o teu rei, com seu manto poderoso. O homem de quem tanto tens medo. Mas olha bem antes, é disso que tens medo, de um pobre homem que grita pelas ruas? É disso que tens medo, ele que vai reconstruir teu templo em três dias? Há há há, leva-o ele vai fazer-te escravo, subjugar suas esposas, e apropriar-se de vossas joias. Tremei velho. E suma daqui.




Martha- Homem, o que acontecerá com ele?
Pedro- Irão leva-lo à Pilatos...
Martha-Pobre homem, não terá escapatória...(ele começa a sair) Espere, tu não é um dos que andavam com ele?
Pedro- E..eu? não nunca estive com ele...
Martha- É sim, vejam, ele é um dos seguidores dele...
Pedro-Não, já disse, deixem-me...
Martha- Prendam-n0!


CENA VII - Pilatos/Cláudia (palco 1)
Kaifaz-Senhor governador, Herodes não se achou  a altura de julgar esse agitador. Mandou-o então para que vós com o poder que roma lhe concede o condene.
Pilatos- Então esse é o homem de quem tanto me falaste Kaifaz? É por causa desse pobre traste que tanto tens tirado minha paz...
Kaifaz- Esse homem perverte os fundamentos de nossa religião...
Pilatos- Não me interesso por sua religião, estou aqui para fazer cumprir-se a lei de roma. Ele falou contra roma ou contra o imperador?
Kaifaz- ele blasfema, se diz rei dos judeus! Diz que está acima de todos, diz que está acima de Cesar. Deve ser executado
Pilatos- Pois bem, Jesus, esse é seu nome não é,  o sinédrio o acusa de blasfemar contra o templo, eu vos pergunto, tu  és rei?
Jesus0- tu me chamas de rei. Meu reino não é deste mundo. Meu reino é o reino de Deus.
Platos- Então tu és rei?
Jesus- Vim a esse mundo para dar testemunho da verdade... Quem crê na verdade me ouvirá;
Pilatos-O que é a verdade?
Jesus-Quem ouve a minha voz ouve a verdade...
Pilatos- As pessoas tem sentimentos diferentes. Não pode haver mais de uma verdade?
Jesus-Só há uma verdade. O amor!
Kaifaz- Se não mata-lo logo os murmúrios da judeia chegarão ao grande Tibério em Roma
Pilatos- Tu sabes que eu tenho o poder para te libertar ou te mandar crucificar?
Jesus- Tu só tens poder por que alguém maior do que ti te deu esse poder. Então culpa mior que a tua tem quem me entregou a ti.
Pilatos- a m im não passa de um louco. Açoitai-o
Pilatos- Pronto, levem-no daqui
Kaifaz- Não!
Pilatos-Esse homem não tem crime algum
Kaifaz- De a ordem, para que a morte de um  homem impeça a morte de outros!
Pilatos- Pois bem, na época da Páscoa, costumo libertar um dos prisioneiros, como tributos aos judeus, tenho aqui preso Barrabás... um assumido criminoso.
Kaifaz- barrabás é outro assunto. Exigo  a morte desse homem.
Pilatos- Inexplicavelmente sumiu da tua mente a lembrança de quem manda aqui, Roma e eu a represento. Apenas eu posso condenar esse homem a morte.  Quem quereis que liberte? Jesus a quem chama Messias ou Barabás?
Povo- Solta Barrabás! Liberta barrabás
Pilatos- E o que eu devo fazê-lo?
Kaifaz- Crucifica-o – (Condena-o a morte)
Claudia – Vai mata-lo o que ele fez? Milagras?
Pilatos -Eu lavo as minhas mãos, o sangue dele não cairá sobre mim)
Claudia- Fazer milagres não é crime. Responda Pilatos, qual o crime dele?
Pilatos- Ele não é igual aos outros,  ele é diferente, não sei, isso me incomoda... 
Claudia- Ele não tem crime algum, não passa de um pobre homem.
Pilatos- Engana-se, se ele conseguiu influenciar até a filha de Tibério Cesar então ele deve ser perigoso.
CENA VIII – Cruz/Maria e Madalena (palco 3)
Maria- Ah como sofre o coração de uma mãe...
Madalena- senhora, suporta e mantém-se firme pois teu filho vem vindo.
Maria- Meu ventre está desolado, ah pai celeste, tem pena dessa tua filha. Não me poupeis de qualquer sofrimento, mas eu vos peço, me separeis de meu filho...
Thiago-Ele vem vindo, com os soldados...
Maria- Pobrezinhi...Era preciso todo esse sofrimento? Será que o pai maior não pode enviar um anjo que detenha a espada que ameaça a realização do sacrifício, o pai determinará o destino do meu filho... Ele levará meu filho para sentar-se a sua direita, em uma carruagem de fogo seu filho subirá aos céus em uma carruagem e fogo.
Thiago -- Maria, ele deve morrer como um homem comum para que se cumpram as escrituras, ter uma morte infame como um homem qualquer... desprezado e humilhado
Madalena -A Deus nada é impossível Thiago, ele que pode coordenar a ordem do universo, não seria capaz de apagar os pecados do mundo sem derramar o sangue do nosso mestre?
Maria- Ele não é nosso Madalena, ele é de todos.
Jesus-Minha mãe...
Maria-ai que sinto como se espadas me atravessassem o peito.
Madalena- Mestre, meu senhor, e agora, quem irá tirar os pecados do mundo, quem se compadecerá de nós, quem nos perdoará de nosso ódio, nosso desamor, nossa inveja, nossa covardia. A Jesus , Na hora da minha angustia livra minha alma da morte, os pés da queda e os meus olhos da lágrima.
Jesus- Mulheres de Jerusalém, não choreis por mim... Chorei por vós e por vossos filhos. Por que dias virão em que se dirá: Felizes as estéreis, felizes  as entranhas  que não conceberam, felizes os seios que não amamentaram . Virá o dia em que os homens dirão as montanhas : caiam em cima de nós e às colinas, escondam-nos. Porque, se assim fazem com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca.

CENA IX - Mulheres de Jerusalém/Maria (palco 1)

CENA X - Crucificação/Enterro (palco 2)
Jesus: Perdoai-os, eles não sabem o que fazem...
Crucificado I - Se és mesmo o filho de Deus, então por que não desce dai e prova!
Crucificado II: Senhor, se é filho de Deus perdoa-me dos meus pecados, por favor lembra-te de mim quando entrares no reino dos Céus...
Jesus: Em verdade vos digo, ainda hoje estarás comigo no reino dos céus!
(pausa)
Jesus: Água, água
(um oficial romano alcança uma lança com uma esponja embebida)
Madalena se aproxima chorando e toca os pés de Jesus.
Maria: Coração do meu coração, alma, de minha alma, meu filho...
Jesus: Mulher, eis aí o teu filho. Homem, eis aí a tua mãe...
Jesus: Pai, pai, por que me abandonaste?
Trovões, raios, relâmpagos.

Jesus: Senhor em tuas mãos entrego o meu espirito! Tudo está consumado
Ruídos de rochas rolando e mais estrondos.
Oficial Romano: Realmente ele era o filho de Deus.

Jesus é descido da cruz ao som de canções do coral. E levado Para o sepulcro.
CENA XII - Ressurreição (palco 1)
Maria-Pobre filho, quanto sangue, quanta ferida nesta carne lacerada, quanta dor no teu corpo torturado, quanta miséria nesse rosto escarnecido, quanto horror pobre filho o teu cadáver esmaecido.

CENA XI - Judas - soliloquio (palco 3)
Judas - Um mar de amargura entrou-me pela boca e afoga-me o coração. Eu não sei o que fiz... Não entendo o sentido das coisas. O que foi que fiz? Sinto que essa dor jamais se afastará de mim. Não haverá mais risos em meus lábios, nem canções em meus ouvidos, apenas descontentamento em minha alma.  É chegada a grande noite para o filho de Deus... O que foi que fiz. Partirei eu para essa grande noite também, para onde n ão há mais nada, nem amor, nem ódio, preciso dar fim a esse corpo, preciso acabar com essas carnes vis que levaram um inocente a ruína, vã criatura que se vende por um punhado de moedas. Vem corda, trabalho a serviço daquele que foi meu mestre!  Satanás.

Anjo- Por que choras mulher?
Madalena- É que tiraram o corpo do meu senhor e não sei para onde o levaram
Anjo- A quem procuras?
Madalena- Jesus- Se foste tu que o tiraste, dize-me onde o puseste e o levarei comigo
Anjo-Jesus recuscitou comforme tinha predito. Vai ter com teus irmãos e diz que Jesus está vivo, que subirá para o teu Deus e para o meu Deus. Jesus viverá para sempre.

Madalena- Vinde, vinde todos, Jesus está vivo para sempre, venham regozijaivos. Levai a boa nova e sigai sempre suas palavras;
Filhos- Não choreis, ao contrário, alegrai-vos, pois entreguei minha vida por vós. Eu os amo. Amaivos uns aos outros. Ide em paz, levando sempre a palavra do pai, o maior dos ensinamentos. O amor. Uma feliz e abençoada Páscoa;

Comentários