Feriadão


FERIADÃO

Espetáculo montado pelo Máschara em 2002 para falar sobre a mobilidade das pessoas..., Adaptação do original de Hércules Grecco

Texto para cinco atores
11
222


Luizinho- Serenita! Vamos brincar aqui no sótão, tem menos barulho...
Serenita- Que bom que a gente encontrou esse lugar calmo aqui no sótão, né Luizinho!
Luizinho- É mesmo! Lá na pracinha tinha muito barulho. Serenita, será que o vovô não vai ficar chateado da gente brincar aqui no sótão?
Serenita- Acho que não. É só a gente não fazer muita bagunça...
(vovô entra)
Vovô- Olá crianças!
Luizinho- Olá vovô Cirandinho...
Serenita- Olá vovô!
Vovô- Olá novamente... Mas o que é que vocês estão fazendo aqui no sótão do vovô?
Serenita- Sabe vovô, nós estávamos lá na pracinha tentando ler, mas havia muito barulho...
Luizinho- É, barulho de carro andando em alta velocidade e de gente conversando.
Vovô- Barulho, barulho, e com barulho não dá pra ler, porque nós precisamos de silêncio para mergulhar na magia dos livros...
Serenita- Vovô! Porque é que a gente não mergulha numa história de princesas?
Vovô- Uma história de princesas...
Luizinho- Não! Porque é que a gente não mergulha numa história de super-heróis?
Vovô- Uma história de super-heróis...
Serenita- Não! Uma história de princesas...
Vovô-  Uma história de princesas...
Luizinho- Não! Uma história de super-heróis...
Vovô- Uma história de super-heróis...
Serenita- De princesas...
Luizinho- Super-heróis...
Vovô- Já chega!!!!
Serenita- Está bem vovô. Pode ser uma história de super-heróis.
Luizinho- É! Eu também gosto de histórias de princesas...
Vovô- Eu vou ler... Eu já sei o que vou ler... Eu vou ler uma... RECEITA DE BOLO!
(vovô fala à parte enquanto Serenita e seu irmão discutem, os irmãos Metralha entram rindo)
Faísca-(debochando) Princesas...
Fred-(debochando) Super-heróis...
Faísca- Princesas...
Fred- Uma receita de bolo... (ri)
Serenita- Frederico Metralha, o que significa isso?
Fred- O meu nome não é Frederico, é Fred. E quem tava imitando o velhote era a Faísca!
Serenita- Faísca...
Faísca- Não! Quem tava imitando era o Fred...
Serenita- Fred e Faísca, sei muito bem. Não dá bola pra eles não vovô, esses dois são uns bobalhões...
Vovô- Mas eu não do bola mesmo, porque sei que aqui no bairro existem crianças boas como você e seu irmão... Porque esses ai, são uns marginais!
Fred- Olha como fala velhote!
Serenita- Olha como fala você! Quando é que você vai tomar jeito de gente civilizada?!
Fred- Quando você aceitar ir comigo no cinema, lá no shopping...
Faísca- (rindo) Cinema? No shopping, Fred? Só se for... Só se for no dia de São Nunca!!!
Serenita- A Faísca tem razão, eu não saio com você nem morta...
Faísca- E se a gente brincar de escabelasse a Serenita?
Todos- Escabelar?
(Faísca escabela Fred)
Fred- (para Faísca) Isso é uma conversa de adultos, você é só uma pirralha... Poxa Serenita! Porque é que você tem tanta prevenção contra mim?
Serenita- Prevenção? Você vive fazendo auê aqui no bairro e eu é que tenho prevenção? Vai pra lá Luizinho! Senta Luizinho!
Fred- Levanta Luizinho!
Serenita- Senta Luizinho!
Fred- Levanta Luizinho!
Serenita- Senta Luizinho!
Fred- Levanta vovô!
Serenita- Senta vovô!
Fred- Levanta vovô!
Faísca- Senta vovô! Levanta vovô! Senta vovô! Levanta vovô! Senta vovô...(Fred a encara) Senta Faísca!
Serenita- Quer dizer que vocês dois vão continuar caçoando dos mais velhos?
Fred- Deixa eu pensar... Sim! E esse vovô é engraçado mesmo! E ele nem liga!
Serenita- Mas isso é errado! E te digo mais: existe lugar próprio pra se andar de Skate!
Fred- E onde que é?
Serenita- Lá na pracinha!
Fred- Acontece que eu sou um Metralha, e quando um Metralhar quer alguma coisa tem que ser aqui e agora!
Vovô- A garota tem razão! Andar de Skate pode ser muito perigoso...
Faísca- Quem é esse Fred?
Fred- Não sei...
Luizinho- Esse é o vovô Cirandinho, amigo do meu pai e da minha mãe!
Fred- E eu sou o Fred!
Vovô- Muito prazer... (cena do choque) E eu estou aqui para ajudar nos cuidados que devemos ter no trânsito
Fred- A gente sabe se cuidar!
Vovô- Não é o que parece...
Serenita- É com os outros que vocês não tem nem um tipo de cuidado.
Fred- Ah Serenita! Cada um que cuide de si, pois quem pode mais...
Fred e Faísca- Chora menos!
Luizinho- Ei, mas todo cidadão tem direito a um pouquinho de cuidado, não é mesmo vovô?
Vovô- É isso mesmo garoto sabido. No trânsito, de cada gesto impensado depende a vida de muitas pessoas...
Fred- Acontece que eu sou um cidadão e a minha irmã é meio cidadão, e a gente tem direito de fazer aquilo que bem entender...
Serenita- Não é bem assim! Um bom cidadão sabe que a sua liberdade vai até onde não atrapalhe a liberdade do outro...
Faísca- Quem é o outro Fred?
Vovô- Você é o outro, ele é o outro, ela é o outro, todos somos o outro... (Filipinho tira o disfarce de vovô) Ei eu não quero mais ser o vovô, eu não quero mais brincar... Eu sou o Filipinho...
Fred- Seu primo sempre estraga tudo!
Serenita- Você que implicou com ele... Pegou no pé!
Fred- Faísca, vamos mostrar para a Patricinha e o Mauricinho quem são os Metralha...

MÚSICA 1

Nós sempre fazemos só o que nos dá na telha.
E viramos onça quando alguém nos atrapalha,
Pouco nos importa se a pessoa é moça ou velha.
Nós sempre fazemos só o que nos dá na telha.
E viramos onça quando alguém nos atrapalha,
Pouco nos importa se a pessoa é moça ou velha.
E não é a toa que nos chamam de Metralha...
Sacou! Sacou! Sacou!
Nunca temos medo de cruzar o sinal fechado
Nossa Habilidade é demais e nunca falha
Temos a vantagem e quem não tem,
Não é de nada
Olha a nossa cara porque a gente é Metralha
Sacou! Sacou! Sacou!
Sacou! Sacou! Sacou!
Serenita- A é!
MUSICA 2
Respeito gera respeito,
Queremos ser respeitados
O mundo é muito pequeno
Não vivemos separados,
Não vivemos separados.
Há sempre alguém do seu lado,
Você não anda sozinho
Cuidado por onde pisa,
Não maltrate o seu vizinho
Não maltrate o seu vizinho.
A vida é movimento
E move toda a cidade,
E é preciso que haja regras
Para a coletividade,
Para a coletividade.
O ambiente é patrimônio
Do esforço coletivo
Respeite, proteja a vida
Se quiser continuar vivo
Se quiser continuar, se quiser continuar.
Se quiser continuar... Vivo!

Fred- Ah! Essa bobagem não vai acontecer... Olha só a gente podia parar de falar de coisa ruim e brincar de alguma coisa!
Faísca- Tipo o que Fred?
Luizinho- A gente podia brincar de escond...
Fred- Não!
Luizinho- Mas a gente podia brincar de pega-pe...
Fred- Não!
Luizinho- Mas e de... de... de...
Fred- Não, não e não! Essas brincadeiras são muito chatas!
(Filipinho entra)
Filipinho- Serenita! Serenita! Serenita! Eu to cocô!
Todos- Ain!
Filipinho- Serenita! Limpa eu? (sai)
Serenita- Vovô! Troca a frauda do Filipinho?!
Fred- Ai que nojo! Já sei, a gente podia brincar de bater no Luizinho...
Serenita- Eu não gostei dessa ideia!
Fred- Então a gente podia brincar de surrar o Luizinho...
Serenita- Também não gostei dessa!
Fred- Mas essa era bem diferente da outra.
Faísca- Aham!
Serenita- Fred, você só sabe brincar de violência?!
Fred- Mas era de “faz de cota”...
Serenita- É um “faz de conta” que dói!
Fred- Ai! Menina não gosta de nada!
Faísca- Ei!
Fred- Já sei, eu vi o pai e mãe dizendo que vai ter feriadão! Vamos brincar de feriado?
Todos- Feriado?!
Fred- Olha só, vai juntar a quinta. A sexta. O sábado...
Faísca e fred- É, muito Skate!
Fred- E o domingo! Vocês vão viajar?
Luizinho- A mamãe e o papai disseram que a gente vai pra praia...
Fred- Nós vamos pra Torres e vocês?
Luizinho- A gente vai pra Tramandaí!
Fred- Blá blá blá, seu Chato! A que chato, a gente podia ir pra mesma praia...
Serenita- Chato não sei porque, se todos nós vamos à praia e todos nós vamos nos divertir...
Fred- Mas a gente podia ir na praia juntos e podíamos fazer castelinho na areia, surfar, comer pamonha, catar conchinha e o melhor de tudo... Afogar o Luizinho! (afoga o Luizinho)
Faísca- Fred, eu acho que ele se afogou de verdade...
Fred- Mas aqui não tem água...
Faísca- Ah é!
Serenita- Fred! Acorda ele agora!
Fred- Sua família é muito estranha: um faz cocô na calça e o outro desmaia toda hora.
Serenita- Eles são crianças... Já Fred!
Fred- O trabalho sujo sempre fica pra mim... Luizinho? Luizinho? LUIZINHO!!!!              
Luizinho- Ai!
Fred- Eu disse que ele era estranho...
Serenita- Estranho é você! Eu é que não vou à praia com vocês dois, vocês só nos metem em confusão!
Fred- Poxa Serenita, nem parece que a gente é namora... Amigo! Nós também não queremos ir à praia com vocês...
Serenita- Não Fred?
Fred- Não Vocês são estranhos...
Serenita- Como assim?
Fred- Você vive brigando com todo mundo e quer sempre mandar nas brincadeiras. E seu irmão é bem estranho...
Faísca- Aham!
Fred- E o Filipinho é um chato! E o seu pai dirige muito devagar, e a sua mãe parece que levou um susto! Faísca, vamos brincar de imitar os pais da Serenita?
Faísca- Vamos!
Serenita- Não! (toca musica e os irmãos Metralha se vestem como os pais dos Prudentes)
Fred- Agora eu vou ser o seu Prudente!
Faísca- E eu a dona Dileta!
Serenita e Luizinho- Não! O meu pai e a minha mãe?!
Fred- Crianças! Pegaram tudo pra gente ir pra praia?
Faísca- Preparem-se para um super feriado na praia!
Serenita- Vamos logo então...
Fred- Coloquem o cinto. Preparar para decolar... (musica)
Serenita- Fred?
Fred- Não é Fred, é “papai”!
Serenita- Papai! O guarda de trânsito disse que ultrapassar nessa área é perigoso.
Faísca- Não se preocupe filhinha, que o papai dirige com todo o cuidado!
Luizinho- Faísca...
Faísca- Não é Faísca, é “mamãe”!
Luizinho- Está bem, Mamãe! Falta muito pra gente chegar na praia?
Fred- Ah! Daqui a pouco a gente bate por lá, o importante é curtir a viagem...
Faísca- Olhem! As vaquinhas...
Fred- Vejam! Eu já estou enxergando a areia! Vamos achar um lugar para estacionar. Preparar para aterrissar... E agora o que é a primeira coisa que a gente faz quando sai do carro do pai da Serenita?
Serenita e Luizinho- Não sei?!
Fred- Ginástica! Porque o carro do seu Prudente é pequeno como uma caixinha de fósforos... Vamos pegar os brinquedos e cair na água?
Todos- Ah!
Fred- Mas a água está... está... está...
Fred e Faísca- Gelada!
Fred- Mamãe da Serenita?!
Faísca- Sim, Papai da Serenita?
Fred- Porque em vez de cair na água como as famílias normais, a gente não olha o mar?
Faísca- Pode ser lá naqueles morrinhos?!
Fred- Não Mamãe da Serenita, não dá!
Faísca- Por que Papai da Serenita?
Fred- Porque a mãe da Serenita tem medo de altura!! (ri)
Serenita- E ai se ela tem?
Fred- Os pais de vocês são muito engraçados...
Serenita- Pior são os pais de vocês, que vivem andando em alta velocidade e não aproveitam nada!
Luizinho- Quer ver que a gente sabe imitar eles também?
(toca musica e os Prudente se vestem como os pais Metralha, enquanto isso os Metralha tiram as roupas de pais)
Luizinho- Eu sou o papai Atilho!
Serenita- E eu sou a dona Loreta!
Luizinho- Rápido crianças, que eu quero chegar na praia hoje!
Fred- Ei, você nem parece com o meu pai!
Luizinho- Eu pareço sim.
Faísca- Rápido Fred, eu quero ir pra praia...
Fred- Então vamos logo que eu quero ver a Serenita.
Serenita- Sério Fred?
Faísca- Não é hora pra namoro!
Luizinho- Xiiiiii!
Fred- Então vamos logo pra praia mamãe!
Serenita- Calma, eu estava penteando a Malu.
Luizinho- Vamos lá crianças, pé na tábua! (musica)
Faísca- Luizinh...
Luizinho- É papai!
Faísca- Papai! O guarda de trânsito disse que tem que usar cinto de segurança...
Fred- Corta essa Faísca! Mãe olha a gatinha! Miau... (entra Filipinho)
Luizinho- O posto da polícia Federal! Coloquem os cintos!
Serenita- Eu não vou colocar o cinto, vai amassar o meu vestido!
Luizinho- Coloca agora!
Filipinho- Ei, eu também quero brincar...
Fred- Pai pisa fundo, tem gente querendo carona! Olha a curva! O buraco! Olha o poste!
(todos riem)
Filipinho- Preso! Preso! Presa! Presa!
Fred- Ah, você sempre estraga tudo! O que ele é agora?
Filipinho- Eu também sei brincar, seu bobão! Agora eu sou o Guarda de Trânsito: Felipeto!
Fred- Não tem Guarda de Trânsito na brincadeira...
Filipinho- Tem sim! E vocês todos estavam em alta velocidade!
Todos- Ã-Ã!
Filipinho- Estavam sim!
Todos- Aham!
Filipinho- E agora, os documentos do carro...
Luizinho- Os documentos Loreta?
Faísca- A mamãe nunca traz os documentos do carro...
Serenita- Só um batom!
Filipinho- Os documentos?
Luizinho- Não temos documentos Sr guarda, mas eu poderia lhe dar um dinheirinho?
Fred- É isso ai, sempre que o meu faz alguma coisa de errado ele dá dinheiro pra alguém...
Todos- Aham!
MUSICA 3

A velocidade
É um perigo
Lembre-se que a vida
É um dom raro
Quando um acidente
Acontece
Ele pode até custar bem carro
Ele pode até custar bem carro
Ultrapasse
Só com segurança
Torne a vida
Mais amena
Tenha muito mais
Tranquilidade
Se afobar de mais
Não vale à pena
Se afobar de mais
Não vale à pena
Se afobar de mais
Não vale à pena
Todos- Êee!
Serenita- Filipinho!
Filipinho- Eu consegui, eu consegui... Ah! Mas agora eu quero brincar de bola.
Serenita- Fred! Gente grande é engraçada mesmo, né?
Fred- É, gente grande fala cada coisa... E confunde a cabeças das crianças...
Serenita- Fred, eu aceito ir pra praia com você.
Fred- Que legal!  A gente vai no carro velho do seu pai?
Serenita- Fred!
Faísca- Aham! Aham! Eu até vi lá dentro as duas múmias...
Fred- Duas não Faísca, três com o Luizinho!
Filipinho- Eu também quero ser uma múmia...
(Serenita bate em Faísca, ela chora)
Fred- Engole o choro! Já pensou Luizinho se aquela geringonça do seu pai se desmonta? Sai rolando um pneu pra cada lado...
Serenita- Ei! Aquela “geringonça” como você diz é uma máquina muito potente e o meu pai não se descuida da manutenção, ele é mecânico e entende de carros.
Fred- Se ele é mecânico e entende de carros, por que ele não compra um carro mais moderno?
Serenita- Porque ele gosta de antiguidades, ama de paixão!
Faísca- Ah! Serenita, então é por isso que ele casou com a senhora sua mãe? (Serenita ameaça bater em Faísca e ela chora)
Fred- Engole o choro!
Serenita- Eu nem fiz nada!
Faísca- É que no final eu sempre apanho...
Filipinho- E eu, eu nunca apanho?!
Fred- Vamos parar de choro e vamos brincar. Vamos brincar de...
Filipinho- Autinho!
Fred- Carrinho!
Filipinho- Autinho!!! E eu vou na frente...
Fred- Não!
Filipinho- Por quê?
Fred- Porque criança vai no banco de trás e tem que ir sentado na cadeirinha... Carro pra mim tem que ser bem grande, espaçoso...
Faísca- Tem que ter ar condicionado!
Filipinho- E um monte de botãozinho...
Fred- Que criança metida não põem a mão, só os adultos que nem eu e a Serenita!
Luizinho- O carro tem que ter teto solar...
Fred- Isso, pra gente ficar vendo as estrelas...
Serenita- Ué Fred! O carro não tinha que ter velocidade?
Fred- Que velocidade coisa nenhuma... quando a gente vinha vindo pra praia, ano passado, meu pai foi muito rápido e acabou levando uma multa. E até guincharam o nosso carro! Daí a gente que vir pra praia no lombo de uma mula!
Serenita- É? E a tua mãe?
Fred- A minha mãe ficou muito irritada e foi a pé. Chegou três dias depois. Mas quando eu cheguei lá na praia eu encontrei o vovô Cirandinho, e ele me ensinou a surfar...
Serenita- O vovô Cirandinho é muito radical...
Fred- Eu aprendi que as pessoas mais velhas sabem ensinar muitas coisas, basta a gente querer escutar.
Serenita- Fred! Você fez um amigo?
Fred- Uns quantos...
Serenita- Que progresso! Ei pessoal, venham aqui! O Fred me convenceu e vou ir no cinema com ele.
Faísca- O que deu nela Fred?
Fred- Eu convenci!
Faísca- Ah bom...
(Fred e Serenita vão se beijar e Filipinho atrapalha)
Filipinho- Que nojo, Porco. Mas olhem lá pessoal, olha lá! Tem um montão de gente fazendo coisa errada no trânsito e pondo em risco a vida de nós, crianças...
Fred- Mas se cada um fizer a sua parte...
Todos- A história muda!

MUSICA 4

Agora eu digo que esta tudo legal
Uma lição faz sempre bem
Não faz mal
É o motivo para a alegria geral
Tudo legal
Tudo legal
Todas as pessoas tem que se respeitar
Quem se desloca
Quer chegar num lugar
Mas o afobado pode se machucar
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
De vagar eu chego lá
Respire fundo
Antes de acelerar
Por um segundo
Ninguém perde o lugar
Vamos com calma
Que é pra gente chegar
Tudo legal
Tudo legal
Nós não queremos
Se escapar por um triz
De um acidente
Que nos quebre o nariz
Nós só queremos
Um feriado feliz
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá
Devagar se vai ao longe
Devagar eu chego lá

Vovô- Crianças!
Serenita- Vovô!
Vovô- Hora do banho!
Todos- Ih, banho? Aiii!!
Serenita- Só criança para entender criança...
 
MUSICA 5 (agradecimento)
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida
Respeite
Proteja a vida



















PANOS












































Comentários