Cena Lavadeiras


Mandei caiá meu sobrado
Mandei, mandei, mandei
Mandei caiá meu sobrado
Caiá de amarelo

Mandei caiá meu sobrado
Mandei, mandei, mandei
Mandei caiá meu sobrado
Caiá de amarelo

Mas cadê meu lenço branco
Ô lavadeira
Que eu lhe dei para lavar
Ô lavadeira
Madrugada madrugou
Ô lavadeira
E o sereno serenou
Ô lavadeira

Não tenho culpa do que se passou
Veio a chuva muito forte
E o lenço carregou
Não tenho culpa do que se passou
Veio a chuva muito forte
E o lenço carregou...





Lavadeira 1 – Como vai teu noivado Anita?
Lavadeira 2 – Acho que vai bem...
Lavadeira 1 – O noivo não vai arregar né?
Lavadeira 2 – É claro que não, ou meu pai vai de atrás com o facão! (riem)
Lavadeira 3 – Serafina, será que um dia eu vou me casar?
Serafina – Ora guria, é cl...
Lavadeira 1 – E eu?
Lavadeira 4 – E eu Serafina?
Lavadeira 5 – E eu?
Serafina – Acalmem-se gurias, estão muito ansiosas. É claro que um dia todas irão se casar...
Lavadeira 1 – Mas Serafina,  não há muitos rapazes solteiros aqui na cidade...
Lavadeira 3 – E os que tem nem olham para a gente.
Lavadeira 4 – E algumas meninas já estão passando da idade de se casar...
Lavadeira 5 – A única que tem noivo é a Anita...
Serafina – Deixem de ser bobas, todas são raparigas formosas e estão bem enxutas, os rapazes irão pedi-las em casamento algum dia desses...
Lavadeira 3 – Eu acho que vamos ficar secas e sozinhas, isto sim!
Serafina – Chega de lamentar...Vocês vão arrumar casamento sim, eu sei disso e as antigas também sabem...
Lavadeira 5 – Como assim?
Lavadeira 1 – Quem vai nos arrumar casamento?
Serafina – A água!
Lavadeiras – A água?!
Serafina – Sim, esta agua aqui!
Lavadeira 3 – A água suja da sanga?
Lavadeira 5 – Essa água que a gente lava roupa?
Lavadeira 3 – E como essa água pode ajudar?
Serafina – Ora, porque ela é mágica!
Lavadeira 2 – Nossa que baboseira...
Lavadeira 1 – Água mágica? (ri)
Serafina – Vocês não tão acreditando né? Me diz uma coisa guria (para lavadeira 1), teu pai não era tropeiro?
Lavadeira 1 – Era...
Serafina – E tua mãe não conseguiu fisgar ele?
Lavadeira 1 – Conseguiu...
Serafina – E ele não deixou a vida de viajante para ficar com ela?
Lavadeira 1 – Deixou...
Serafina – O que tu achas que tua mãe ofereceu para ele?
Lavadeira 1 – A água?
Serafina – Sim!
Lavadeira 3 – Conta melhor essa história Serafina!
Lavadeira 5 Isso conta!
Lavadeira 4 – Vai Serafina, conta!
Serafina – Vocês nunca se perguntaram de onde vem a água dessa lagoa?
Lavadeira 3 – De onde vem a água?
Lavadeira 5 – É de onde vem?
Serafina – Essa água brota da terra, de uma fonte misteriosa perto da coxilha. Essa água brota de onde a índia morreu! As antigas que vivem aqui desde sempre, disseram que a bravura da índia ao proteger essa terra criou uma magia pura e cristalina, que é esta água... E é a única lembrança que temos da índia e de sua tribo, a água é limpa, olha o tamanho dessa lagoa e olha o nosso tamanhozinho perto dela, a natureza é maravilhosa e lá dentro há equilíbrio, não há maldade...
Lavadeira 4 – Nossa que lindo isso Serafina...
Lavadeira 2 – Isso é história para assustar criança...
Serafina – Que história que nada...
Lavadeira 3 – É mas ainda eu não entendi como essa água mágica vai fazer eu me casar...
Lavadeira 5 – É, qual é o poder dessa água?
Serafina – A índia lutou para proteger a terra, muitos dizem que foi em vão, mas a água prova o contrário, pois quem beber da água ficará aqui para sempre, para prosperar e proteger este lugar, ou seja, o desejo da índia vive na água, vive em nós! Entonces, quando tiver a festa da quaresma, que é o último dia dos tropeiros aqui na cidade, vocês tratem de levar os rapazes lá na coxilha e ofereçam um pouco da água pra eles, eles bebem e voltam! (assusta as meninas, todas riem)
Lavadeira 1 – Nossa Serafina, espero que seja verdade, estou indo agora encher a bacia de água! (pega a bacia e sai)
Lavadeira 5 – Espera guria, eu vou contigo!
Lavadeira 3 – Eu vou encher primeiro! (sai rindo)
Lavadeira 4 – Serafina, você acha que oferecendo a água eu ainda posso me casar?
Serafina – Olha pra mim, você quer mesmo casar?
Lavadeira 4 – É o meu sonho...
Serafina – Então faz como eu disse que tu não vai te arrepender...
Lavadeira 4 – Obrigado! Esperem gurias! (sai)
Serafina – (para lavadeira 2) E tu Anita? Como vai teu noivado?
Lavadeira 2 – Vai bem... (pausa) Ai Serafina, na verdade eu tô bem preocupada...
Serafina – Com o que?
Lavadeira 2 – Com o noivo é claro! Ele é muito mulherengo, tenho medo de achar outra rapariga e me abandonar no altar...
Serafina – Ora, não precisa ter medo...
Lavadeira 2 – E o que eu faço? (as duas olham para a água) Claro! Obrigado Serafina. Meninas me esperem!
Serafina – (para Lívia) E tu Lívia? Muito quieta...
Lívia – Me deixa...
Serafina – Quando me disseram que tu ia lavar roupa eu achei muito estranho... Uma menina de família rica lavando roupa por uns trocados...
Lívia – Não se mete na minha vida!
Serafina – Eu estou aqui pra te ajudar, tu anda muito estranha... chorando pelos cantos, quieta demais...
Lívia – Me deixa!
Serafina – Eu sei o que teu pai fez, se quiser conversar eu estou aqui tá bom... Tu não está sozinha... (sai)
Lívia – Meu filho, ninguém pode saber... Você é só meu... Eu vou cuidar de ti e tu vai cuidar de mim... seremos só nós dois para sempre... (sai)


Lavadeira 1 – Maria Antônia
Lavadeira 2 – Ellen
Lavadeira 3 – Marta
Lavadeira 4 – Lulu (Laura)
Lavadeira 5 – Eduarda
Serafina – Alessandra
Lívia – Laura Hoover


Comentários