Roteiro da Encenação de A Paixão de Cristo ano II


Paixão de Cristo – ANO –II

Cena 1
 José de Arimatéia, Anaz, Matheus, Mulher Adultera, Madalena, Kaifaz, figurantes
José de Arimateia- Voz ouvistes falar de um homem que anda pelas ruas como salvador do mundo, que prega contra a injustiça!
Anaz- Jesus de Nazaré, Um homem que se levanta contra as leis, grandes multidões o ceguem, um farsante...
Kaifaz-Ele invadiu o templo, expulsou quem lá dentro comercializava honestamente, derrubando bancas e agredindo gente do bem! É um agitador.
José de Arimateia- Mas a  verdade é que expulsou os vendilhões! Curou o cego, beijou o leproso, não é verdade Kaifaz?
Anaz-Ele é inimigo do templo! Insufla o povo contra nós!
Kaifaz- Ora o povo não sabe de nada, ele é um Subversivo, um perturbador da ordem publica...Nos ofende, nos humilha...
José de Arimatéia- Ele se diz filho de Deus...
Kaifaz-Também foste seduzido pelo galileu, José de Arimatéia?
José de Arimatéia- Mas podemos julgar alguém antes de ouvi-lo?
Matheus-Senhor, senhor veja o que temos aqui...
Mulher adultera- Soltem-me, por favor!
Kaifaz- O que fez esta mulher?
Matheus- Ela foi pega cometendo o pecado do adultério.
Kaifaz- Então que se cumpre a lei de Moisés!
Anaz- Toda mulher adultera deve ser apedrejada;;;
Mulher Adultera-Socorro...
Jesus-Parai, parai por favor, ela é seu próximo, como podeis maltratar, humilhar, ou mesmo erguer a mão para um semelhante?
Kaifaz-Ela pecou, deve pagar por seus pecados...
Jesus-Pois serei eu mesmo a dar a pedra, aquele dentre voz que nunca pecou...
(silencio, todos vão largando as pedras e se retirando)
Jesus-Mulher, onde estão aqueles que te condenaram?
Mulher Adultera-Foram embora senhor...
Jesus-Eu também não te condeno... Vá e não peques mais...
Madalena-Senhor...
Jesus-Quem sois vós?
Madalena-Eu me chamo maria, Maria de Magdálem... Por que ajudaste aquela mulher?
Jesus-Era uma semelhante, não poderia ter agido  de outra forma...
Madalena- Vos a tratastes como se ela fosse digna de alguma coisa...
Jesus-E ela é, assim como voz...
Madalena-Eu não ou digna de nada, não passo de uma qualquer. Para alguns homens as mulheres não passam de objetos...
Jesus-Vos sois minha semelhante, somos todos irmãos perante o pai...  Não vos julgueis tanto... Tudo  o que acontece tem um sentido, um motivo nos planos do pai. Eu  vou chama-la de Madalena...
Jesus-Mestre, Posso eu te seguir?
Madalena- Não, mas podes andar ao meu lado...

Cena II – Pregação e apóstolos

Jesus atravessa a praça juntamente com alguns discípulos e Madalena

Thiago, Madalena, Pedro, Tomé, Tadeu, Matheus, Crianças I  II  III e IV, Jesus, Esther, Judas, Centurião, Kaifaz, Anaz, José de Arimatéia

Thiago-Mestre, a mansão está preparada...
(As crianças se aproximam de Jesus)
Tomé-Eis o pão senhor... Há o suficiente para todos...
Jesus-Não só de pão viverá o homem Tomé!
Todos- Mas de toda a palavra que  emana do pai!
Esther-Mestre, os pequenos o querem ver... Conversar convosco!
Jesus- Vinde a mim as criancinhas! Delas é o reino dos céus...
Tadeu-Mestre, então somente as crianças entrarão no reino dos céus?
Jesus-Em verdade vos digo, todo homem deve manter sempre o coração puro e limpo como o de uma criança, assim, seremos todos crianças a entrar na morada do senhor...
Criança I-Jesus conte mais historias para nós...!
Criança II- Senhor, se alguém me ofender, ou me bater? Devo perdoar quantas vezes...?
Criança III Sete vezes!
Jesus-Só sete vezes? Melhor seria setenta vezes sete...
Criança IV- Tudo isso?
Jesus-Quem perdoa pouco, ama pouco! (Madalena leva as crianças)
Thiago-Mestre, podemos cear?
Jesus-Espere, trazei água e uma toalha! (para Matheus) Aproxima-te, dê-me vosso pé, assim como eu me ajoelho diante de ti para lavar vosso pé, vos todos deverão repetir esse gesto, somos todos iguais perante o pai, ninguém é maior ou melhor que seu próximo. Ide e pregar a boa nova e praticar o bem...
(Ester recolhe a bandeja)(apóstolos dividem o pão)
Jesus-Este é o corpo de cristo, eu vos entrego, tomai e comei todos vos, para a remissão dos pecados, bebei também o vinho, é meu sangue, fazei isto em minha memoria, mesmo depois que eu partir.
Thiago-Falas em partir mestre, quando isso acontecerá e por que?
Jesus-Por que assim está escrito! Logo virão me buscar...
Matheus- Mestre nós o defenderemos..
Jesus-Meus amigos, dentre vos há um traidor...e é preciso que seja assim para que se cumpram as escrituras...
Pedro-Traidor? Nós nunca o trairemos! Somos seus irmãos, seus discípulos...
Jesus-Ora Pedro, ainda antes do amanhecer, me trairás três vezes!
Pedro-Eu mestre, jamais o negarei!
Jesus-Não te martirize Pedro, sois seres humanos... E além do mais é preciso que o traidor levante-se dentre voz...
Judas-Por acaso serei eu a trair-vos?
Jesus-Tu o diz...
Judas- Mas voz sois meu mestre. (beija a orelha de Jesus)
Anaz-Aqui homens, prendei-os, prendei a todos...
Kaifaz-Aqui está o valor combinado!
(judas se atira ao chão, pega o saco de dinheiro e ergue-se sendo encarado por Jesus)
Jesus- Judas, traístes o filho do homem com um beijo?
Thiago-Vamos defender o mestre...
Jesus-Não façam nada...Não digam nada, é só o principio!
Judas-Espere,está desfeito o acordo,  eu devolvo o dinheiro, solte-o...
Kaifaz- O dinheiro pouco me importa, saia daqui se não quiseres ser preso também... (para Pedro) Espere, tu não és também um seguidor dele?
Pedro- Não, eu nunca vi esse homem!
Nunca! Nunca ! Nunca!
Kaifaz-Sem mais delongas, levai-o a Herodes...

Cena 3
(Jesus, Herodes, Herodíaze, Anaz, Caifaz)
Anaz- Senhor, trouxemos um prisioneiro para que o julgue...
Herodes-Não veem que estou ocupado? Hoje não pretendo atender ninguém...
Anaz- Mas senhor, trata-se de Jesus...
Herodes- Jesus? O Nazareno? Isso é muito interessante...(pausa) Dizem que ele cura homens...Tragam-no.
(jesus sobe no palco)
Herodes- Isso é Jesus de Nazaré? Um pobre homem...(gargalhadas) O que ele prega?
Kaifaz- Ele diz que o homem deve amar o próximo...
Herodizase- Mas que mente fértil... Se ele ainda dissesse que o homem deve amar a mulher do próximo... Hahahahahah
Kaifaz- Ele se diz rei... Se diz acima de todos os reis...
Anaz-Ele diz que todos devem buscar o céu!
Herodiaze-Aqui todos buscamos o céu, na corte de herodes você encontra mais, encontra o paraíso...
Herodes-Esse homem tem uma deliciosa doutrina...
Anaz- Deliciosa doutrina? Vejam o astuto rei herodes está encantado com o nazareno, a ponto de esquecer sua própria coroa... Não degolaste João Batista, por que ele incitava o povo?
Herodes- Cala-te ou te mato!
Kaifaz- É a mim que vais ouvir... Mata-nos e deixai vivo esse aí, que  é muito mais perigoso que eu, muito mais perigoso que o Batista, ele arrasta multidões, se diz rei... Quer tomar o seu lugar... Vai te destruir com seus milagres. Solta-o e vais ver o demônio em suas magicas...
Herodes-Então tu és o rei dos judeus...
Jesus-Estais dizendo isso de sua própria opinião ou os outros que te disseram isso de mim...?
Herodes-Tragam um manto, um monarca deve ter um esplendido manto!
Herodiaze- Não foi ele quem transformou água em vinho? Responde para tua rainha, vamos...
Herodes- Vamos, faça uma mágica para o teu rei...aqui tem água, torna-a vinho... Não? Não faz nada para teu rei? Fala alguma coisa. Mostra teu poder... (pausa, da o copo à Herodiase, ela prova, sente algo estranho vem e cospe em Jesus)
Herodiaze-Impostor, biltre, rufião, é isso que tu és...
Herodes- Veja velho, Ele nada diz... Tu zombas do teu rei, Não passa de um pobre diabo, é incapaz de se defender, de erguer a voz...levai-o daqui, levai-o a Pilatos...


Cena 4
(Jesus, Pilatos, Kaifaz, Anaz, Crenturião)
Kaifaz- Senhor procurador Poncio Pilatos, precisamos que outorgueis uma ordem, precisamos condenar esse homem. Ele se diz rei, se diz o maior de todos os reis!
Pilatos- Esse agitadores civis não são problemas meus, enviem-no a Herodes...
Anaz-Herodes não quer condena-lo, e não tem vosso poder, não representa Cesar
Kaifaz- Vos sois o poder máximo em Jerusalém, é a ti que recorremos, ou prefere que Herodes decida e que sua voz seja mais alta que o do poder de Tibério Cezar, imperador de roma...
Pilatos-Muito bem, homem, tu se diz rei, és rei?
Jesus- Tu o disseste. eu nasci para dar testemunho da verdade... todo homem que ama a verdade escuta a minha voz...
Pilatos- Verdade? Qual verdade? A tua verdade? Verdade de um homem que se diz rei, mas que está amarrado. Tu não tens ninguém por ti!
Deve ser apenas mais um louco, Flagelem-no! Açoitai-o!
(soldados o chicoteiam)
Pilatos-Pronto, eis aí teu rei, já recebeu o castigo, agora eu vou solta-lo!
Kaifaz-Não! Não!  Não, ele é réu de morte!
Anaz-Ele se diz rei, se diz Cristo o Nazareno! Ele blasfema!
Kaifaz-Ele se diz filho de Deus... Solta-o e também será um traidor...
Pilatos- Não esticai tanto a corda velho. Esquece-te que o poder supremo aqui é roma? Queres também ser açoitado por desrespeitar o império...
Kaifaz- Perdoai-me Pilatos, esqueci-me que aqui tu é quem reges...
Pilatos- Ouçam é a Páscoa, e é de vosso costume receber a libertação de um prisioneiro nessa época de festividades. Roma vê esse costume com benevolência, então lhes pergunto, quem quereis que solte...?
Kaifaz- Solta Barrabás...
Pilatos-Diz algo que te defenda homem, ou logo serás um cordeiro imolado... Não sabes que eu detenho o poder de condenar-te ou libertar-te...
Jesus-Poder algum tu terias sobre mim, se do céu não te fosse dado. Por isso maior pecado tem quem me trouxe a ti...
Pilatos- Tragam Barrabás! Quem quereis que solte? Jesus o Nazareno, louco? Ou Barrabaz, o ladrão e assassino confesso?
Kaifaz- Barrabas, solte Barrabas...
Todos- Soltem Barrabas...
Pilatos-Ah o povo! Sempre fazendo as escolhas certas...
(Pilatos faz gesto para soltar Barrabas)
Pilatos- E agora, que farei com esse homem aqui apresentado como o cristo?
Anaz e Kaifaz- Crucifica-o!
Kaifaz- Pendure-o na cruz!
Pilatos- Tendes certeza? Quereis uma punição tão severa?
Kaifaz- Crucifica-o!
Pilatos- Pois bem, quero me livrar logo desse dilema, estou farto de voz... Mas ouçam, lavo as minhas mãos, estou livre de qualquer culpa... Crucifiquem-no!

Cena 5-

Centurião- Não és tu o Rei dos Judeus?
Romano 1- O rei dos Reis?
Centurião- Eis a tua coroa!
Romano 2- Todo rei deve ter uma coroa!
(gargalhadas)
Centurião- Tragam o madeiro para que ele carregue... Subamos pois até a gólgota!
Esther- Soltai-o eu vos imploro, o que fizeste esse homem para merecer tão terrível castigo?
Romano- Não sei mulher, apenas cumpro ordens...
Esther-E como podeis concordar em maltratar alguém sem motivo justo?
Romano-Fora daqui, antes que te carregue com ele...

Cena 6-
(Jesus cai)
Anaz- Anda fracote, ou pede ajuda a teu Deus!
José de Arimateia –Ajudai-o, aqui alguém o ajude!
Jesus – Filhas de Jerusalem, não choreis por mim, chorai por vos, pois a sorte de um povo morre com minha morte...
(mulheres choram)
Centurião- basta de rezas...
Maria-Meu filho! Luz dos meus olhos...
Jesus- Acalma tua dor minha mãe, nasci com um proposito e se tantos outros carregam sua cruz posso eu também carregar a minha...
Maria-Então me de para que eu carregue contigo, pois pior que carregar sobre meus ombros é ver tua carne, que é também minha carne, carregando o peso da morte...
Esther- Senhora acalma tua dor...
Maria- Meu filho......
Kaifaz-Tirem-na daqui!
Verônica- Deixai-me passar, deixai-me passar, não sei se és culpado ou inocente de nada, sei que me estendeu a mão quando todos me deram as costas, nada posso fazer, mas permita que eu te limpe a face, para diminuir tua dor...
Jesus-Rezai mulher e perdoai sempre...




Cena IV

Jesus: Pai, Por favor, perdoa-os, eles não sabem o que fazem...
Kaifaz: Onde está teu exercito agora? Mostra teu poder...
Crucificado I: Sim, se és mesmo o filho De Deus, te salva... salve a nós;;;
Crucificado II:Não ves que ele não é filho de Deus coisa nenhuma...
Crucificado I: Se fores o filho de Deus, perde-me de meus pecados, lembra-te de mim quando estiveres ao lado do teu pai...
Jesus: Acalma-te homem, ainda hoje estarás comigo no reino dos céus!
 (pausa)
Madalena se aproxima chorando e toca os pés de Jesus.
Maria: Meu filho...
Thiago: Deixai-a passar, é a mãe dele!
Jesus: Mãe, eis aí o teu filho. Homem, eis aí a tua mãe...
Pai, pai, por que me abandonaste?
Jesus: Jesus: Água, água
(um oficial romano alcança uma lança com uma esponja embebida)
Madalena:Água, por favor ele está pedindo água
Jesus: Está acabando, está consumado...
Todos: Não, não, nãaaaao!
Jesus;Pai em tuas mãos eu entrego meu espirito!


Romano: Realmente ele era o filho de Deus.



Comentários