Esconderijos do Tempo na UNIVATES -tomos 78/79

EXORCISMO

                O teatro assim como suas regras e convenções, possui seus próprios termos, deles o que mais aprecio, é "CATARSE" ou a purificação da alma através das emoções que o drama nos causa. Esconderijos do Tempo é poderoso nesse ato, pois nos empurra para o mais profundo de nós e lá nos coloca de encontro com nossos medos, o envelhecer, o envelhecer dos que nos cercam, a morte. Acrescente aí as nossas culpas, fracassos, e bum, uma catarse desmedida. O Teatro é poderoso quando nos identificamos com as personagens sobre o tablado. Quando percebemos em nós a ambição de Macbeth, a inveja de Iago, o desejo de Fausto, a fragilidade de Otelo e assim por diante. O Mario Quintana criado pelo Grupo Máschara, é humano e ao mesmo tempo muito filosófico, é causa e efeito de seu drama, afinal como o próprio poeta dizia, sua obra era sua vida. 
                    No entanto no palco, os atores também estão se catarseando; em prol de uma interpretação mais eloquente, colocam a serviço suas próprias verdades. Há quem pense que o ator distancia-se de suas próprias dores e que sua dor cênica passe apenas pela superfície da pele. Não em Esconderijos. Não há como escapar das dores que a narrativa evoca. E para a dor dos atores aumentar acrescente ao "cozido" a burocracia das entidades que chamam teatro de evento, a total incompreensão de quem parece investir na arte mas nada compreende sobre seus dogmas. Acrescente o público não habituado a arte e que te humilha ainda que sem maldade. Acrescente também o espaço improprio para a arte, e claro a perigosa fogueira das vaidades que os atores veladamente ou não,  disputam. 
                      Esta quarta feira teatral foi farta de emoções e acontecimentos, mas no final o teatro saiu vencedor, o público foi para casa satisfeito e ainda elogiado pelo diretor que encerrou com as palavras: "Atuamos juntos, obrigado!" Ao contrário do encerramento da tarde que foi: "até outra vez quando espero, estejamos mais preparados para o teatro". 
                            Não importa se é Quintana, Escoderijos é um espetáculo ADULTO, e essa triste mania de colocar os jovens a fazerem coisas de adulto com a desculpa de que hoje em dia as coisas evoluem rápido, me enoja. Sobre o palco não estava Mario Quintana e sua obra passeando pela praça da Alfândega, estava uma obra artística para adultos, concebida por Cléber Lorenzoni¹³ e Dulce Jorge¹².
                            Fazer teatro com Cléber Lorenzoni é ser testado diariamente, testado como pessoa e como artista, pois para esse diretor o teatro é uma religião, sincretista é claro, mas ainda assim uma religião, alguém pode perguntar: -Quem é ele para testar assim os outros? Ninguém! Apenas um devotado servo do teatro. E que acredita sim que a única forma de mudar algo nessa confunda existência é através da arte. E os testes foram muitos, e as percepções visíveis, "O estar disponível" de Alessandra Souza. "A vontade de trabalhar" de Evandro Amorim²². "A humildade em querer melhorar" de Fernanda Peres. "A dedicação pelo todo" de Fabio Novello. "O perceptível  amadurecimento" de Ricardo Fenner²² na iluminação. "O disponibilizar-se pelo grupo" de Dulce Jorge. "O dedicar-se atento" de Evaldo Goullart³² e a disposição em ajudar a todos" de Renato Casagrande.
                                  Nossa, o teatro prepara o ser humano e o aprimora, quando o ser humano é aberto logicamente. Alessandra Souza³² soube em últimos momentos que entraria em cena com duas personagens e o fez, devotadamente, sagradamente. E foi amada pelo público como merece. Quem não vê alí sua desmedida dedicação pelo Máschara, pelo espetáculo, pelo teatro, certamente precisa lavar as vistas e ser mais humilde. A humildade está em simplesmente aceitar o outro em sua mais límpida forma de ser.  Aliás Esconderijos é embora a vida de Mario Quintana vivida por Cléber Lorenzoni naquele diapasão da existência, um espetáculo para grandes atrizes. Dulce Jorge sempre brilhante e tão linda em cena, a prima-dona da companhia. Fernanda Peres²³ iluminada no corredor, sorrindo cheia de delicadeza e com as faces lavadas em lágrimas, nossa! Uma figura tão linda, que o interprete de Mario desatou a chorar quando a encarou na hora da despedida das Glorinhas. 
                                    Renato Casagrande²² passou um tanto desapercebido hoje, parecia distante, embora sua interpretação tenha sido muito boa, parecia não envolvido como sempre o vemos e nos orgulhamos. Fábio Novello²² me encanta sempre com a capacidade de abraçar o Máschara como se fosse seu grupo. É pelo que vejo, um ator cômico. e isso se comprova através da forma como ajudou a prender o público jovem na apresentação da tarde. Na apresentação da noite seu soneto foi melhor executado, mas ainda pode alcançar a perfeição. 
                                           Por fim, A entrada de Evandro Amorim no Máschara é esperança que se renova, é novo ciclo para o teatro, sempre que alguém deseja, busca o teatro, me toca muito. O teatro não pode morrer. Espero que esse jovem propenso ator, respeite e lute pelo teatro e que o teatro lhe devolva em sucesso e prazeres, que a vida sacrificada de artista não o afugente.



                                           Arte é Vida.



                                                                                     A Rainha

Comentários