Diário de Bordo - Os Saltimbancos no estádio Guarani

            Os quatro animaizinhos da peça Os Saltimbancos tomaram de assalto o palco erguido no campo de futebol de Cruz Alta. Sob um calor de quase quarenta graus, com roupas nada arejadas, Alessandra Souza, Renato Casagrande, Ricardo Fenner e Cléber Lorenzoni envolveram o público cantando as musicas já conhecidas de Jumento, Cachorro, Gata e Galinha. 
            Os Saltimbancos do Máschara é de 2011, teve até agora apenas uma substituição e sou altamente contra substituições. Nada contra os atores substitutos, são ótimos na maioria das vezes, no entanto, algo se perde para dar lugar a outra coisa, quase um novo espetáculo. Aliás existem dois tipos de substituições, a primeira é aquela em que o ator adapta-se exatamente a personagem para não atrapalhar os atores que já estavam no espetáculo. Ou por que se assemelha ao ator anterior, ou por que se esforça a ponto de conseguir transmutar-se até adquirir sua performance. A segunda substituição é aquela em que o ator deposita sua verdade na personagem que substitui a ponto de criar algo maravilhoso e novo. Então pergunto, o que é melhor? O ator capaz de substituir impecavelmente, tornando-se uma cópia perfeita do anterior, ou o ator que põe sua nova verdade?
             A arte da interpretação é aquela em que dou vida a uma personagem, não existe certo ou errado, não existe fórmula, existe o senso artístico, existe a bagagem e as inspirações que cada ator trás. 
              Renato Casagrande é um ator que sempre cria algo novo, que sente o criativo prazer da descoberta a cada nova investida. Um ator instintivo, ousado e corajoso quando atuando nesse espetáculo. O maior mérito de Cléber Lorenzoni não é a atuação. E sim a capacidade em adaptar a encenação, em cortá-la, reestruturá-la. Sua gata que entra e sai de cena como se fosse interpretada por uma atriz. Cléber Lorenzoni respeita o público até o ultimo instante. Não vou aqui elogiar a dança de Cléber e Renato, mas preciso dizer o quanto admiro atores que somam vários talentos, musica, canto e dança. 
                      Alessandra Souza está muito melhor em sua galinha, sua interpretação cresceu muito. 
                      E Ricardo Feener tenta repetir o feito de preencher a lacuna deixada pelo antigo interprete do Jumento. O que lhe falta? Ensaios, estudo da personagem e prática. Afinal personagens animais exigem muito dos atores. 
                       Os Saltimbancos precisa de muito para não ficar preso na fórmula do CD original, o que seria frustrante aos atores e ao público.
                



Cléber Lorenzoni (***)
Renato Casagrande (***)
Alessandra Souza (**)
Ricardo Fenner (**)
Evaldo Goulart (**)


A Rainha


Comentários