YERMA
FEDERICO GARCIA LORCA
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PERSONAGENS
YERMA
MARIA
VELHA PAGÃ
DOLORES
1 ª LAVADEIRA
2 ª LAVADEIRA
3 ª LAVADEIRA
4 ª LAVADEIRA
5 ª LAVADEIRA
6 ª LAVADEIRA
1 ª RAPARIGA
2 ª RAPARIGA
FÊMEA
1 ª CUNHADA
2 ª CUNHADA
1 ª MULHER
2 ª MULHER
MENINO
JOÃO
VICTOR
MACHO
1 ° HOMEM
2 ° HOMEM
3 ° HOMEM
PRIMEIRO ATO
PRIMEIRO QUADRO
Ao
levantar-se o pano, Yerma está adormecida, tendo aos pés uma cestinha de
costura. A cena tem uma estranha luz de sonho.
Entra um pastor nas pontas dos pés, fitando firmemente Yerma. Leva pela mão um menino vestido de
branco. O relógio bate. Quando o pastor entra, a luz é substituída
por uma alegre claridade matinal de primavera.
Yerma desperta.
CANTO
(Voz dentro)
Nana,
nana, nana, nana,
nana,
nana, que faremos
uma
palhoça no campo
e
nela nos meteremos.
YERMA
João, não me ouves, João?
JOÃO
Já vou.
YERMA
Está na hora.
JOÃO
Já passaram as juntas?
YERMA
Passaram.
JOÃO
Até logo. (Faz
menção de sair.)
YERMA
Não tomas um copo de leite?
JOÃO
Para quê?
YERMA
Trabalhas muito e não tens corpo para tanto trabalho.
JOÃO
O corpo enxuto de carne torna-se forte como o aço.
YERMA
Mas o teu, não. Quando casamos, eras outro. Agora tens a
cara branca como se o sol não te batesse nela.
Gostaria que fosses ao rio e nadasses, e subisses ao telhado quando a
chuva nos entra pela casa adentro. Já
estamos casados há vinte e quatro meses e tu cada vez mais triste, mais seco,
como se crescesses ao contrário.
JOÃO
Acabaste?
YERMA
(Levantando-se) –
Não me leves a mal. Se eu estivesse
doente, gostaria que me tratasses.
“Minha mulher está doente – vou matar este cordeiro para fazer-lhe um
bom ensopado.” “Minha mulher está doente
– vou guardar esta enxúndia de galinha para aliviar-lhe o peito; vou levar-lhe
esta pele de ovelha para resguardar-lhe os pés da neve.” Eu sou assim.
Por isso trato de ti.
JOÃO
E eu te agradeço.
YERMA
Mas não te deixas tratar.
JOÃO
É que não tenho nada.
Todas essas coisas são suposições tuas.
Trabalho muito. Todos os anos
irei ficando mais velho.
YERMA
Todos os anos. . .
Tu e eu continuaremos aqui todos os anos. . .
JOÃO
(Sorridente) –
Naturalmente. E muito sossegados. Os negócios vão bem; não temos filhos que
gastem.
YERMA
Não temos filhos. . . João!
JOÃO
Fala.
YERMA
Eu não gosto de ti?
JOÃO
Gostas.
YERMA
Sei de raparigas que tremeram e choraram antes de se
entregarem a seus maridos. E eu? Chorei?
A primeira vez que dormi contigo? Não cantava ao levantar as barras dos lençóis
de holanda? E não te disse: Como cheiram a maça estas roupas?
JOÃO
Foi o que disseste!
YERMA
Minha mãe chorou, porque não tive pena de separar-me
dela. E era verdade! Ninguém se casou com mais alegria. E no entanto. . .
JOÃO
Cala-te. Já estou
cansado de ouvir a todo instante. . .
YERMA
Não. Não me
repitas o que dizem. Vejo com os meus
olhos que isso não pode ser. . . De
tanto cair a chuva nas pedras, elas amolecem e fazem nascer saramagos, que o
povo diz que não servem para nada. “Os
saramagos não prestam para nada”. . .
mas eu bem os vejo moverem pelo ar suas flores amarelas.
JOÃO
É preciso esperar.
YERMA
Sim; querendo (Yerma
abraça e beija o marido, tomando ela a iniciativa.)
JOÃO
Se precisas de alguma coisa, dize-me que a trarei. Já sabes que não gosto que saias.
YERMA
Nunca saio.
JOÃO
Estás melhor aqui.
YERMA
É.
JOÃO
A rua é para os desocupados.
YERMA
(Sombria) – Claro.
(O marido sai e Yerma dirige-se
para a costura. Passa a mão pelo ventre, levanta os braços num lindo bocejo e
senta-se a coser.)
De onde é que vens, amor, meu filho?
Da crista do duro frio.
De que precisas, amor, meu filho?
Do morno pano de teu vestido.
(Enfia a agulha)
Que se agitem as ramas ao sol
e as fontes saltem todas, em redor!
(Como se falasse com uma criança)
Ladra o cão pelo terreiro,
na folhagem canta o vento.
Muge o boi ao boiadeiro
e a lua me encrespa o cabelo.
Que pedes, filho, de tão longe?
(Pausa)
Os brancos montes que há no teu peito.
Que se agitem as ramas ao sol
e as fontes saltem todas, em redor!
(Cosendo)
Filho meu, dir-te-ei que sim.
Despedaçada me dou a ti.
Sofre a cintura que te ofereço,
e que será teu primeiro berço!
Quando, meu filho, poderás vir?
(Pausa)
Quando teu corpo cheire a jasmim.
que se agitem as ramas ao sol
e as fontes saltem todas, em redor!
(Yerma
continua a cantar. Pela porta entra Maria, que vem com um embrulho de roupa)
YERMA
De onde vens?
MARIA
Da loja.
YERMA
Da loja? Tão cedo?
MARIA
Por mim, teria ficado à porta., esperando que abrissem. .
.
Quem
é capaz de saber o que comprei?
YERMA
Deves ter comprado café, para de manhã, açúcar e pão.
MARIA
Nada disso. Comprei rendas, três varas de linho, fitas de
lã de cor para fazer borlas. O dinheiro
era de meu marido e foi ele mesmo que mo deu.
YERMA
Vais fazer uma blusa.
MARIA
Não. É porque. .
. Sabes?
YERMA
Que é?
MARIA
Porque. . . já
chegou!
(Fica de
cabeça baixa. Yerma levanta-se e
deixa-se estar contemplando-a com admiração)
YERMA
Aos cinco meses!
MARIA
É.
YERMA
E já o percebeste?
MARIA
Naturalmente.
YERMA
(Com curiosidade) –
E que sentes?
MARIA
Não sei. Angústia.
YERMA
Angústia (Agarrada a ela). – Mas. . . quando chegou?
Dize-me.
Tu estavas descuidosa.
MARIA
É, descuidosa. . .
YERMA
Estarias cantando, não é?
Eu canto. Tu. . . dize-me. . .
MARIA
Não me perguntes.
Nunca tiveste um pássaro vivo apertado na mão?
YERMA
Já.
MARIA
Pois é o mesmo. . .
mas por dentro do sangue.
YERMA
Que maravilha!
(Mira-a
extasiada)
MARIA
Estou aturdida.
Não sei nada.
YERMA
De quê?
MARIA
Do que tenho que fazer.
Vou perguntá-lo a minha mãe.
YERMA
Para quê? Já está velha e terá esquecido estas coisas.
Não andes muito, e, quando respirares, respira de leve, como se tivesses uma
rosa entre os dentes.
MARIA
Ouve: dizem que,
mais para adiante, empurra suavemente com as perninhas.
YERMA
E então é quando se lhe tem mais amor; quando já se diz: “meu
filho!”
MARIA
No meio de tudo, tenho vergonha.
YERMA
Teu marido, que disse?
MARIA
Nada.
YERMA
Gosta muito de ti?
MARIA
Não me fala nisso, mas põe-se ao pé de mim e seus olhos
tremem como duas folhas verdes.
YERMA
Ele sabia que tu. . .?
MARIA
Sabia.
YERMA
E como o sabia?
MARIA
Não sei. Mas na noite do nosso casamento me dizia tantas
vezes isso, com a boca na minha face, que até me parece que o meu filho é um
pombinho de luz que ele deixou escorregar pelo meu ouvido.
YERMA
Criatura feliz!
MARIA
Mas tu estás mais inteirada disto do que eu.
YERMA
De que me serve?
MARIA
É verdade. Por que será? De todas as noivas de teu tempo,
és a única. . .
YERMA
Assim é. Claro que
ainda é tempo. Helena levou três anos; e outras, antigas, do tempo de minha
mãe, levaram muito mais. Mas dois anos e
vinte dias, como eu, já é esperar demasiado.
Acho que não é justo que me consuma aqui. Muitas noites saio descalça pelo pátio, para
pisar a terra, não sei por quê. Se continuo assim, acabarei tornando-me má.
MARIA
Mas, criatura, vem cá: falas como se fosses uma velha.
Que digo! Ninguém se pode queixar destas coisas. Uma irmã de minha mãe teve-o depois de
quatorze anos!. . . e se visses que lindeza de criança!
YERMA
(Com ansiedade) –
Que fazia?
MARIA
Chorava como um tourinho, com a força de mil cigarras
cantando ao mesmo tempo, e nos molhava, e nos puxava as tranças, e quando fazia
quatro meses nos enchia a cara de arranhões.
YERMA
(Rindo) – Mas
essas coisas não doem.
MARIA
Eu sei!. . .
YERMA
Ora! Eu vi minha
irmã dar de mamar ao filho com o peito cheio de gretas e lhe produzia uma
grande dor, mas era uma dor fresca, boa, necessária à saúde.
MARIA
Dizem que se sofre muito com os filhos.
YERMA
Mentira. Isso é o que dizem as mães fracas,
queixosas. Para que os têm? Ter um filho não é ter um ramo de rosas. Precisamos sofrer, para vê-los crescer. Acho que nisso se vai metade do nosso
sangue. Mas isso é bom, sadio, belo.
Toda mulher tem sangue para quatro ou cinco filhos, e quando os filhos não vêm,
o sangue torna-se veneno, como me vai acontecer.
MARIA
Não sei o que tenho.
YERMA
Sempre ouvi dizer que, da primeira vez, as mulheres têm
medo.
MARIA
(Tímida) – Vamos a
ver. . . Como coses bem. . .
YERMA
(Apanhando o embrulho) – Dá cá. Cortarei duas
roupinhas. E isto?
MARIA
São as fraldas.
YERMA
Está bem. (Senta-se)
MARIA
Então. . . até logo. (Aproxima-se e Yerma toma-lhe
amorosamente o ventre nas mãos)
YERMA
Não corras pelas pedras da rua.
MARIA
Adeus. (Beija-a
e sai)
YERMA
Volta, assim que puderes
(Yerma fica
na mesma atitude do começo. Apanha a tesoura e começa a cortar. Entra Victor.)
Olá, Victor.
VICTOR
(Sério, de aspecto grave) – Por onde anda João?
YERMA
Pelo campo.
VICTOR
Que está cosendo?
YERMA
Estou cortando umas fraldas.
VICTOR
(Sorrindo) – Muito
bem!
YERMA
(Rindo) – Vou
botar-lhes uma cercadura de renda.
VICTOR
Se for menina, dar-lhe-ás teu nome.
YERMA
(Tremendo) – Como?
VICTOR
Alegro-me por ti.
YERMA
(Quase sufocada) –
Não. . . não são para mim. São para o
filhinho de Maria.
VICTOR
Bem, pois vamos a ver se, com o exemplo, te animas. Nesta
casa faz falta uma criança.
YERMA
(Com angústia) –
Se faz!
VICTOR
Pois, para a frente! Dize ao teu marido que pense menos
no trabalho. Quer juntar dinheiro e há de juntá-lo, mas para quem o deixará,
quando morrer? Eu me vou com as ovelhas. Dize ao João que recolha as duas que
me comprou. E quanto ao resto. . . É preciso lavrar mais fundo!
(Vai-se embora
sorrindo.)
YERMA
(Com paixão.)
É isso! Lavrar mais fundo!
Pois, meu filho, dir-te-ei que sim,
despedaçada me dou a ti.
Sofre a cintura que te ofereço
para ser teu primeiro berço!
Quando, meu filho, virás a mim?
Quando teu corpo cheire a jasmim!
(Yerma, que
em atitude pensativa se levanta e corre para o lugar onde esteve Victor e
respira, – fortemente como se aspirasse
ar de montanha – vai depois para o outro lado da sala, como à procura de alguma
coisa, e de lá volta a sentar-se, e torna a pegar na costura. Começa a coser, e
fica de olhos fitos num ponto.)
Cortina
SEGUNDO
QUADRO
(Campo.
Aparece Yerma. Traz uma
cesta. Aparece a 1ª Velha.)
YERMA
Bons dias.
1ª VELHA
Bons os tenhas, formosa rapariga. De onde vens?
YERMA
Fui levar a comida a meu marido, que trabalha nos
olivais.
1ª VELHA
Já estás casada há muito tempo?
YERMA
Três
anos.
1ª VELHA
Tens
filhos?
YERMA
Não.
1ª VELHA
Ah! qualquer dia os terás!
YERMA
(Ansiosa) – A
senhora acha?
1ª VELHA
Por que não? (Senta-se) – Eu também fui levar a comida a meu marido. Está velho. Ainda
trabalha. Tenho nove filhos como nove sóis. Mas, como nenhum é mulher, aqui
ando eu de um lado para outro.
YERMA
A senhora mora do outro lado do rio?
1ª VELHA
Moro. Nos
moinhos. E tu? De que família és?
YERMA
Sou filha de Enrique, o pastor.
1ª VELHA
Ah! Enrique, o pastor!
Conheci-o . Boa gente. Levantar,
suar, comer um bocado de pão e morrer. Nem divertimentos nem mais nada. As
folgas, para outros. Criaturas de
silêncio. Podia ter-me casado com um tio
teu. Mas qual! Eu fui uma aloucada, que
corri logo para a talhada de melão, a festa e a torta de açúcar. Muitas vezes assomei à porta, de madrugada,
pensando ouvir música de bandurras que
ia, que vinha, mas era o ar (Ri-se) –
Vais rir de mim. Tive dois maridos,
quatorze filhos – cinco morreram – e no entanto não estou triste e quereria
viver muito mais. É o que digo. As
figueiras como duram! As casas, como
duram! E só nós, as endemoninhadas mulheres,
com qualquer coisa, viramos pó.
YERMA
Queria fazer-lhe uma pergunta.
1ª VELHA
Que é? (Mira-a) – Já sei o que me vais perguntar. Dessas coisas não se pode falar nada. (Levanta-se)
YERMA
(Detendo-a) – Por
que não? Enchi-me de confiança, ouvindo-a
falar. Há tempos venho desejando conversar com mulher de idade. Porque preciso
inteirar-me. Sim, a senhora me dirá. . .
1ª VELHA
Direi o quê?
YERMA
(Baixando a voz) –
O que a senhora sabe. Por que estou assim seca?
Hei de ficar em plena vida a cuidar de aves ou a botar cortininhas
engomadas no meu postigo? Não. A senhora
há de me dizer o que devo fazer, que farei seja o que for, ainda que me mande
cravar agulhas no ponto mais delicado dos meus olhos.
1ª VELHA
Eu? Mas eu não sei
nada. Deitei-me de costas e comecei a cantar. Os filhos chegam como a água. Ai!
Quem pode dizer que não tens um corpo formoso?
Pisas – e no fim da rua o cavalo relincha. Ai, deixa-me, rapariga, não
me faças falar. Penso muitas idéias que não devo dizer.
YERMA
Por que não? Com meu marido não falo de outra coisa!
1ª VELHA
Ouve: gostas de teu marido?
YERMA
Como?
1ª VELHA
Gostas dele?
Desejas dar-te a ele?
YERMA
Não sei.
1ª VELHA
Não tremes, quando se acerca de ti? Não te dá assim como
um sono, quando acerca seus lábios? Dize-me.
YERMA
Não. Nunca o senti.
1ª VELHA
Nunca? Nem quando
bailavas. . .?
YERMA
(Recordando) –
Talvez. . . Um dia. . . Victor. . .
1ª VELHA
Continua.
YERMA
Tomou-me pela cintura e não lhe pude dizer nada, porque
não podia falar. De outra vez, o mesmo
Victor, quando eu tinha quatorze anos (ele era um pastor e tanto), tomou-me nos
braços para saltar um rego d’água, e deu-me um tremor que até se me ouviam
bater os dentes. Mas é porque eu era acanhada.
1ª VELHA
E com teu marido?. . .
YERMA
Com meu marido é outra coisa. Foi-me dado por meu pai. e
eu o aceitei. Com alegria. Esta é a pura verdade. Pois no primeiro dia do nosso
noivado. . . já pensei. . . nos filhos. . . E mirava-me nos seus olhos. Sim,
mas era para ver-me pequenina, mui maneirinha, como se eu mesma fosse minha
filha.
1ª VELHA
Comigo foi tudo ao contrário. Talvez por isso não tiveste
logo filhos. É preciso que os homens
agradem.
Hão de desfazer-nos as
tranças e dar-nos de beber água em sua própria boca. Assim anda o mundo.
YERMA
O teu: porque o meu, não.
Eu penso muitas, muitas coisas, e estou certa de que meu filho realizará
as coisas que penso. Por ele, entreguei-me a meu marido e continuo a
entregar-me para ver se chega; mas nunca para divertir-me.
1ª VELHA
E acontece que estás vazia!
YERMA
Não. – Vazia, não, porque me estou enchendo de ódio.
Dize-me, é culpa minha? É preciso buscar
no homem apenas o homem? Nada mais?
Então, que hás de pensar,
quando te deixa na cama com os olhos tristes perdidos no espaço, e dá meia
volta e adormece?
Hei de ficar pensando
nele, ou no que pode sair cintilando do meu peito?
Eu não sei, – mas dize-me
tu, por caridade!
(Ajoelha-se)
1ª VELHA
Ai, que flor aberta!
Que criatura tão formosa que és!
Deixa-me. Não me faças falar mais.
Não te quero falar mais. São assuntos de honra e eu não toco na honra de
ninguém. Tu lá sabes. De qualquer modo, devias ser menos inocente.
YERMA
(Triste) – As
raparigas criadas no campo, como eu, encontram todas as portas fechadas. Tudo são meias-palavras, gestos, porque todas
essas coisas dizem que não se podem saber. E tu também. Tu também te calas e te
vais com ar de doutora, sabendo tudo, mas negando-o a quem morre de sede.
1ª VELHA
Com outra mulher, com mulher serena – eu falaria. Contigo, não.
Sou velha e sei o que digo.
YERMA
Então, que Deus me ampare!
1ª VELHA
Deus, não. A mim
nunca me agradou Deus. Quando chegarás a entender que não existe? Os homens é que te devem amparar.
YERMA
Mas, por que me dizes isso? Por quê?
1ª VELHA
(Retirando-se) –
Mas devia haver Deus, nem que fosse pequenino, para desfechar raios contra os
homens de semente podre que encharcam a alegria dos campos.
YERMA
Não sei o que me queres dizer.
1ª VELHA
Bem, eu cá me entendo.
Não te entristeças. Espera firme. Ainda és muito moça. Que queres que eu faça?
(Retira-se. Aparecem duas raparigas.)
1ª RAPARIGA
Por toda parte vamos encontrando gente.
YERMA
Com as fainas, os homens andam pelos olivais. É preciso
levar-lhes de comer. Não ficam em casa senão os velhos.
2ª RAPARIGA
Vais voltar para a aldeia?
YERMA
Para lá vou.
1ª RAPARIGA
Tenho muita pressa. Deixei o menino dormindo e não está
ninguém em casa.
YERMA
Pois avia-te, mulher.
Os meninos não podem ficar sozinhos.
Há porcos, em tua casa?
1ª RAPARIGA
Não. Mas tens
razão. Vou depressa.
YERMA
Anda. É assim que acontecem as coisas. Com certeza o deixaste fechado?
1ª RAPARIGA
Claro.
YERMA
Sim, mas é que não percebes o que é uma criança
pequena. A coisa que nos parece mais
inofensiva pode dar cabo dela. Uma agulhazinha, um gole de água.
1ª RAPARIGA
Tens razão. Vou correndo. É que não entendo bem dessas
coisas.
YERMA
Anda.
2ª RAPARIGA
Se tivesses quatro ou cinco, não falarias assim.
YERMA
Por quê? Mesmo que tivesse quarenta.
2ª RAPARIGA
Seja como for, tu e eu, sem eles, vivemos mais
tranqüilas.
YERMA
Eu, não.
2ª RAPARIGA
Eu, sim. Que canseira!
E minha mãe não faz outra coisa senão dar-me mezinhas para que os tenha;
e em outubro iremos ao Santo que dizem que os dá a quem os pede com
fervor. Minha mãe pedirá. Eu, não.
YERMA
Por que te casaste?
2ª RAPARIGA
Porque me casaram. Todas nos casamos. A continuar assim,
não sobram solteiras senão as meninas. Bem, e além disso. . . na verdade a
gente se casa muito antes de ir à igreja. Mas as velhas se empenham em todas
essas coisas. Eu tenho dezenove anos e não gosto de cozinhar nem de lavar. Bem,
pois todo dia hei de estar a fazer aquilo de que não gosto. E para quê? Que
necessidade tem meu marido de ser meu marido? Porque no tempo de noivos
fazíamos o mesmo que agora. Tolice dos velhos.
YERMA
Cala-te, não digas essas coisas.
2ª RAPARIGA
Também tu me chamarás louca, a louca! A louca! (Ri-se)
– Posso dizer-te a única coisa que aprendi na
vida: toda a gente está metida dentro de casa fazendo aquilo de que não gosta.
É muito melhor estar no meio da rua!
Umas vezes vou para o arroio, outras subo a tocar os sinos, outras tomo
um refresco de anis.
YERMA
És uma criança.
2ª RAPARIGA
Claro, mas não louca. (Ri-se)
YERMA
Tua mãe mora na porta mais alta da aldeia?
2ª RAPARIGA
Mora.
YERMA
Na última casa?
2ª RAPARIGA
É.
YERMA
Como se chama?
2ª RAPARIGA
Dolores. Por que perguntas?
YERMA
Por nada.
2ª RAPARIGA
Por alguma coisa há de ser.
YERMA
Não ei. Falo por falar. . .
2ª RAPARIGA
Vê lá. . . Olha,
vou levar a comida a meu marido (Ri-se). Isso é o principal. Que pena não poder dizer “meu noivo”, não é? (Ri-se).
Lá se vai a louca! (Sai, rindo
alegremente.)
Adeus!
VOZ DE VICTOR
(Cantando)
Por que dormes sozinho, pastor?
Por que dormes sozinho, pastor?
Melhor dormirias
no meu cobertor.
Por que dormes sozinho, pastor?
YERMA
(Escutando)
Por que dormes sozinho, pastor?
Melhor dormirias
no meu cobertor.
Tua colcha – pedra escura,
pastor,
tua camisa de geada,
pastor,
juncos cinzentos de inverso
na noite de tua cama.
Os robles soltam agulhas,
pastor,
onde pões tua almofada,
pastor,
e se ouves voz de mulher,
é a voz da água, entrecortada.
Pastor, pastor.
Que quer o monte de ti,
pastor?
Monte de ervas amargas,
que criança te estás matando?
A giesta com seus espinhos,
com seus espinhos te mata!
(Faz menção de sair e
esbarra com Victor, que entra.)
VICTOR
(Alegre) – Aonde
vai essa formosura?
YERMA
Eras tu que cantavas?
VICTOR
Eu mesmo.
YERMA
Como cantas bem! Nunca te tinha ouvido.
VICTOR
Não?
YERMA
E que voz tão forte! Parece um jorro d’água que te enche
a boca toda!
VICTOR
Sou alegre.
YERMA
É verdade.
VICTOR
Como tu és triste.
YERMA
Não
sou triste. É que tenho motivos para estar assim.
VICTOR
E teu marido mais triste que tu.
YERMA
Ele, sim, tem um temperamento seco.
VICTOR
Sempre foi como agora (Pausa. Yerma está sentada.)
Vieste trazer a comida?
YERMA
Vim. (Olha-o . Pausa) Que tens
aqui? (Aponta-lhe a cara.)
VICTOR
Onde?
YERMA
(Levanta-se e aproxima-se de Victor) – Aqui. . . na
face; parece uma queimadura.
VICTOR
Não é nada.
YERMA
Parecia-me. (Pausa)
VICTOR
Deve ser o sol.
YERMA
Talvez. . .
(Pausa. Acentua-se
o silêncio, e, sem o menor gesto, começa uma luta entre os dois personagens.)
YERMA
(Tremendo) – Estás
ouvindo?
VICTOR
O quê?
YERMA
Não sentes chorar?
VICTOR
(Escutando) – Não.
YERMA
Pareceu-me que chorava uma criança.
VICTOR
Uma criança?
YERMA
Muito perto. E chorava como afogada.
VICTOR
Por aqui há sempre muitas crianças que vêm roubar frutas.
YERMA
Não. É a voz de
uma criança pequena. (Pausa)
VICTOR
Não ouço nada.
YERMA
Serão ilusões minhas.
(Mira-o firmemente e Victor
também a mira e desvia o olhar lentamente, como com medo. Aparece João.)
JOÃO
Que fazes aqui?
YERMA
Conversava.
VICTOR
Saúde!
(Sai).
JOÃO
Devias
estar em casa.
YERMA
Fiquei entretida.
JOÃO
Não compreendo com que ficaste entretida.
YERMA
Ouvi cantar os pássaros.
JOÃO
Está bem. Assim
darás que falar ao povo.
YERMA
(Com força) –
João, que estás pensando?
JOÃO
Não o digo por ti: digo-o pelo povo.
YERMA
Um raio que parta o povo!
JOÃO
Não praguejes! É
feio, numa mulher.
YERMA
Oxalá fosse eu uma mulher!
JOÃO
Vamos deixar de conversas. Vai para casa. (Pausa)
YERMA
Está bem. Posso esperar por ti?
JOÃO
Não. Passarei toda
a noite na rega. Vem pouca água; é
minha, até o sair do sol; e tenho que defendê-la dos ladrões. Deita-te e dorme.
YERMA
(Dramática) – Dormir!
(Sai.)
SEGUNDO ATO
PRIMEIRO
QUADRO
Canto com a cortina
corrida. Torrente onde lavam as mulheres
da aldeia.
As lavadeiras estão
colocadas em diversos planos: Cantam:
No arroio frio,
lavo a tua faixa:
ardente jasmim
é tua risada.
1ª LAVADEIRA
Eu cá não gosto de falar.
3ª LAVADEIRA
Mas aqui se fala.
4ª LAVADEIRA
E não há mal nisso.
5ª LAVADEIRA
A que quiser ser honrada, faça por onde.
4ª LAVADEIRA
Plantei um tomilho
que crescendo vem.
Quem quer ser honrada,
que se porte bem.
(Riem-se.)
5ª LAVADEIRA
É o que dizem.
1ª LAVADEIRA
Mas nunca se sabe nada.
4ª LAVADEIRA
O certo é que o marido levou as duas irmãs para morarem
com eles.
5ª LAVADEIRA
As solteironas?
4ª LAVADEIRA
Elas mesmas.
Estavam encarregadas de cuidar da igreja, e agora vão cuidar da cunhada.
Eu não poderia viver com elas.
1ª LAVADEIRA
Por quê?
4ª LAVADEIRA
Porque metem medo. São como essas folhas grandes que
nascem de repente em cima das sepulturas. Estão untadas com cera. São viradas
para dentro. Dão-me a impressão de fritarem a comida no óleo das lâmpadas.
3ª LAVADEIRA
E já estão em casa?
4ª LAVADEIRA
Desde ontem. O marido vai de novo trabalhar nas suas
terras.
1ª LAVADEIRA
Mas pode-se saber o que aconteceu?
5ª LAVADEIRA
Passou a noite de anteontem sentada na soleira da porta,
apesar do frio.
1ª LAVADEIRA
Mas, por quê?
4ª LAVADEIRA
Custa-lhe muito estar em casa.
5ª LAVADEIRA
Essas machonas são assim.
Preferem subir para o telhado ou andar descalças por esses rios, quando
podiam estar em casa, fazendo renda ou compota de maçã.
1ª LAVADEIRA
Quem és tu para dizeres estas coisas? Ela não tem filhos, mas não é culpa sua.
4ª LAVADEIRA
Quem quer ter filhos, tem-nos. É que as mimosas, as
preguiçosas, as melosas não são feitas para ter o ventre enrugado.
(Riem-se)
3ª LAVADEIRA
E enchem-se de polvilhos e carmim e enfeitam-se com ramos
de adelfa, à procura de outro que não seja o seu marido.
5ª LAVADEIRA
Essa é que é a verdade.
1ª LAVADEIRA
Mas vós a vistes com outro?
4ª LAVADEIRA
Nós, não, mas o povo, sim.
1ª LAVADEIRA
Sempre
o povo!
5ª LAVADEIRA
Dizem que por duas vezes.
2ª LAVADEIRA
E que faziam?
4ª LAVADEIRA
Conversavam.
1ª LAVADEIRA
Conversar não é pecado.
4ª LAVADEIRA
Há uma coisa no mundo, que é o olhar. Minha mãe já o
dizia: não é o mesmo uma mulher mirando rosas ou mirando as coxas de um homem.
E ela o mira.
1ª LAVADEIRA
Mas a quem?
4ª LAVADEIRA
A alguém, estás ouvindo?
Procura saber tu mesma. Queres
que o diga mais alto? (Risadas) – E quando
não o mira, porque está sozinha, porque não o tem na sua frente, leva-o
retratado nos olhos.
1ª LAVADEIRA
Isso é mentira! (Algazarra)
5ª LAVADEIRA
E o marido?
3ª LAVADEIRA
O marido está como surdo. Parado com um lagarto ao sol. (Riem)
1ª LAVADEIRA
Tudo isso endireitariam se tivesses filhos.
2ª LAVADEIRA
Tudo isso são coisas de gente que não está conformada com
a sua sorte.
4ª LAVADEIRA
Cada hora que passa aumenta o inferno naquela casa. Ela e
as cunhadas sem despregarem os lábios, caiam todo o dia as paredes, esfregam as
vasilhas de cobre, limpam com bafo os vidros, dão lustro ao chão; pois quanto
mais brilha a casa, mais arde por dentro.
1ª LAVADEIRA
A culpa é dele; dele: quando um pai não dá filhos, deve
cuidar de sua mulher.
4ª LAVADEIRA
A culpa é dela que tem uma língua dura como um pedernal.
1ª LAVADEIRA
Que demônio se meteu entre os seus cabelos, para falares
assim?
4ª LAVADEIRA
E quem deu licença à tua boca para me dar conselhos?
2ª LAVADEIRA
Calar!
1ª LAVADEIRA
Com uma agulha de fazer meia, gostaria de traspassar as
línguas murmuradoras. . .
2ª LAVADEIRA
Cala-te!
4ª LAVADEIRA
E eu, a tampa do peito das fingidas.
2ª LAVADEIRA
Silêncio. Não v6es
que ali vêm as cunhadas?
(Murmúrios. Entram
as duas Cunhadas de Yerma, vestidas de luto.
Põem-se a lavar, em meio ao silêncio.
Ouvem-se cincerros.)
1ª LAVADEIRA
Já se vão os pastores?
3ª LAVADEIRA
É, agora partem todos os rebanhos.
4ª LAVADEIRA
(Aspirando o ar.) –
Gosto do cheiro das ovelhas.
3ª LAVADEIRA
Gostas?
4ª LAVADEIRA
E por que não?
Cheiro do que se tem.
Como
gosto do cheiro do lodo vermelho que o rio arrasta no inverno.
3ª LAVADEIRA
Caprichos.
5ª LAVADEIRA
(Olhando) – Vão
juntos, todos os rebanhos.
4ª LAVADEIRA
É uma inundação de lã. Arrasam tudo. Se os trigos verdes tivessem cabeça,
tremeriam, vendo-os chegar.
3ª LAVADEIRA
Olha como correm! Que manada de inimigos!
1ª LAVADEIRA
Já partiram todos. Não falta nenhum.
4ª LAVADEIRA
Deixa ver. . . Não. . . Sim, sim. . . falta um.
5ª LAVADEIRA
Qual?
4ª LAVADEIRA
O de Victor.
(As duas Cunhadas se
levantam e olham.)
No arroio frio,
lavo a tua faixa.
Ardente jasmim
é tua risada.
Quero sobre mim
a leve nevada
desse jasmim.
1ª LAVADEIRA
Ai da casada seca!
Ai da que tem os peitos de areia!
5ª LAVADEIRA
Dize-me se teu marido
de amor te lavra,
para que em tuas roupas
cantem as águas.
4ª LAVADEIRA
É tua camisa
nave de prata, e o vento
em torno a alisa.
1ª LAVADEIRA
As roupas de meu filho
venho lavar,
para ensinar às águas
lições de cristal.
2ª LAVADEIRA
Vem chegando pelo monte
meu marido. Vem comer.
Ele me traz uma rosa
e eu lhe dou três.
5ª LAVADEIRA
Pelo vale vem chegando
meu marido. Vem jantar.
As brasas que me entrega
de murta as vou cercar.
4ª LAVADEIRA
Pelos ares vem chegando
meu marido. Vem dormir.
Eu, aleli vermelho:
ele vermelho aleli.
1ª LAVADEIRA
É juntar flor com flor
quando o verão seca o sangue
ao segador!
4ª LAVADEIRA
E abrir o ventre a pássaros sem sono,
quando a tremer o inverno vem ao nosso
encontro.
1ª LAVADEIRA
E gemer entre os lençóis
4ª LAVADEIRA
E cantar!
5ª LAVADEIRA
Quando a coroa e o trigo
o homem nos traz.
4ª LAVADEIRA
Porque os braços se enlaçam.
2ª LAVADEIRA
Porque a luz se nos quebra na garganta.
4ª LAVADEIRA
Porque o talo das ramas se quebranta.
1ª LAVADEIRA
E as tendas do vento cobrem as montanhas.
6ª LAVADEIRA
(Aparecendo no alto da torrente)
Para que um menino quebre
os rijos vidros da aurora.
1ª LAVADEIRA
E há pelo nosso corpo
ramas furiosas de coral.
6ª LAVADEIRA
Para haver remadores
pelas águas do mar.
1ª LAVADEIRA
Um meninozinho, um menino.
2ª LAVADEIRA
E as pombas abrem as asas e o bico.
3ª LAVADEIRA
Um menino que chora, um filho.
4ª LAVADEIRA
E os homens avançam como cervos feridos.
5ª LAVADEIRA
Alegria, alegria, alegria!
do ventre redondo dentro da camisa!
2ª LAVADEIRA
Alegria, alegria, alegria!
umbigo, cálice frágil de bonina!
1ª LAVADEIRA
Mas ai da casada seca!
ai da que tem os peitos de areia!
3ª LAVADEIRA
Que brilhe!
4ª LAVADEIRA
Que corra!
5ª LAVADEIRA
Que torne a brilhar!
1ª LAVADEIRA
Que cante!
2ª LAVADEIRA
Que se esconda!
1ª LAVADEIRA
E que torne a cantar!
6ª LAVADEIRA
A aurora que o meu menino
leva no avental.
2ª LAVADEIRA
(Cantam todas em coro.)
No arroio frio
lavo a tua faixa.
Ardente jasmim
é tua risada.
ah! ah! ah! ah!
(Movem com
ritmo e batem a roupa que lavam.)
Cortina
SEGUNDO
QUADRO
Casa de Yerma. Entardece.
João está sentado. As duas
Cunhadas de pé.
JOÃO
Dizes que saiu a pouco?
(A Irmã mais velha responde com a cabeça.) – Deve estar na fonte. Mas já sabeis que não me
agrada que saia só. (Pausa) – Podes pôr
a mesa. (Aparece a Irmã mais moça) – Bem
ganho é o pão que como (À Irmã) – Ontem
passei um dia duro. Estive podando as macieiras e ao cair da tarde me pus a
pensar: para que poria tanto empenho na faina, senão posso levar uma maçã à
boca? Estou farto (Passa a mão pela cara. Pausa) – Não vem... Uma de vós devia sair com ela, pois para isso estais
aqui, comendo à minha mesa e bebendo do meu vinho. Minha vida está no campo,
mas a minha honra está aqui. E a minha honra também é vossa (A Irmã
inclina a cabeça.) – Não o leves a mal. (Entra
Yerma com dois cântaros. Fica parada à porta.) –
Vens da fonte?
YERMA
Para termos água fresca ao jantar (Entrega a outra
Irmã.) – Como estão as terras?
JOÃO
Ontem andei a podar as árvores.
(Yerma deixa os
cântaros. Pausa.)
YERMA
Vais ficar?
JOÃO
Tenho de tratar do gado. Sabes que isso são coisas do
dono.
YERMA
Bem sei. Não mo
repitas.
JOÃO
Cada homem tem sua vida.
YERMA
E cada mulher a sua. Não te peço que fiques. Aqui tenho
tudo o que necessito. Tuas irmãs me guardam bem. Aqui tenho pão mole e
requeijão e cordeiro assado: e teu gado, no monte, tem pasto cheio de orvalho.
Creio que podes viver em paz.
JOÃO
Para viver em paz, precisa-se estar tranqüilo.
YERMA
E tu não estás?
JOÃO
Não estou.
YERMA
Deixa disso.
JOÃO
Não conheces minha maneira de ser? As ovelhas no redil e
as mulheres em sua casa. Tu sais muito. Não me tens ouvido sempre dizer isso?
YERMA
É certo. As mulheres dentro de suas casas. Quando as
casas não são tumbas. Quando as cadeiras se quebram e os lençóis de linho se
gastam com o uso. Mas aqui, não. Todas as noites, quando me deito, encontro a
minha cama ainda mais nova, mais reluzente, como se acabasse de ser trazida da
cidade.
JOÃO
Tu mesma reconheces que tenho razão de queixar-me. Que
tenho motivos para estar alerta.
YERMA
Alerta? Por quê? Em nada te ofendo. Vivo submissa a ti, e
o que sofro, guardo pregado à minha carne. E cada dia que passa será pior. Não
falemos nisso. Saberei levar a minha cruz como melhor puder, mas não me
perguntes nada. Se pudesse, de repente,
ficar velha e ter a boca como uma flor esmagada, poderia sorrir e ir levando a
vida contigo. Agora, agora – deixa-me com os pregos da minha cruz.
JOÃO
Falas de um modo que não te entendo. Não te privo de
nada. Mando buscar às aldeias vizinhas as coisas de que gostas. Eu tenho os
meus defeitos, mas quero ter paz e sossego, contigo. Quero dormir fora e pensar
que estás dormindo também.
YERMA
Mas eu não durmo, eu não posso dormir.
JOÃO
Falta-te alguma coisa?
Dize-me. Responde!
YERMA
(Com intenção e fitando firmemente o marido.) – Sim, falta-me.
(Pausa)
JOÃO
Sempre a mesma coisa. Já faz mais de cinco anos. Já estou
quase esquecendo.
YERMA
Mas tu és tu, e eu sou eu. Os homens têm outra vida; o gado, as árvores,
as conversas; e nós mulheres, não temos mais que a cria e o cuidado da cria.
JOÃO
Nem todos são iguais. Por que não trazes um filho de teu
irmão para criar? Eu não me oponho.
YERMA
Não quero cuidar de filhos dos outros. Imagino que se me
vão gelar os braços, de sustê-los.
JOÃO
Por causa disso vives aloucada, sem pensar no que devias,
e empenhada em dar com a cabeça numa pedra.
YERMA
Pedra que é uma infâmia que seja pedra, porque devia ser
uma cesta de flores e água fresca.
JOÃO
Estando a teu lado, não se sente senão inquietude,
desassossego. Em último caso, deves resignar-te.
YERMA
Eu vim ter entre estas quatro paredes para não me
resignar. Quando tiver a cabeça atada com um lenço, para que não se me abra a
boca, e as mãos bem amarradas dentro do ataúde, nessa hora estarei resignada.
JOÃO
Então, que queres fazer?
YERMA
Quero beber água e não há copo nem água; quero subir no
monte e não tenho pés; quero bordar as minhas anáguas e não encontro os fios.
JOÃO
O que se passa é que tu não és uma mulher verdadeira, e buscas
a ruína de um homem sem vontade.
YERMA
Não sei quem sou. Deixa-me andar e desafogar. Nunca te
faltei em nada.
JOÃO
Não gosto que o povo me
aponte. Por isso, quero ver fechada esta
porta, e cada um na sua casa.
(Entra a primeira Irmã,
lentamente, e aproxima-se de um armário.)
YERMA
Falar com as pessoas não é pecado.
JOÃO
Mas pode parecer.
(Entra a outra Irmã, e
dirige-se aos cântaros, nos quais enche uma jarra.)
JOÃO
(Baixando a voz) –
Eu não tenho força para estas coisas. Quando vierem conversar contigo, fecha a
boca; e lembra-te de que és uma mulher casada
YERMA
(Com assombro) –
Casada!
JOÃO
E que as famílias têm honra, e a honra é uma carga que
todos carregam juntos (Aparece a Irmã com a jarra, lentamente.) – Mas que está escondida e fraca nos próprios canos
do sangue. (Aparece a outra Irmã
carregando uma terrina de modo quase processional. Pausa) – Perdoa-me (Yerma contempla o Marido. Este,
ao levantar a cabeça, encontra o seu olhar.) –
Embora me fites de um modo que não te devia dizer – perdoa-me!, mas sim
forçar-te, encerrar-te – porque para isso sou o marido.
(Aparecem as
duas Irmãs à porta.)
YERMA
Rogo-te que não fales. Deixa parada a questão.
(Pausa.)
JOÃO
Vamos comer.
(Entram as Irmãs.) – Ouviste?
YERMA
(Suave) – Come tu,
com tuas irmãs. Eu ainda não tenho fome.
JOÃO
Como quiseres.
(Sai)
YERMA
(Como sonhando)
Ai, que prado de mágoa!
Ai, que porta fechada à formosura!
desejo a dor de ter um filho, e os ares
me estendem dálias de dormente lua.
Estes dois mananciais que em mim palpitam,
Com leite morno, são, pela espessura
da minha carne, pulsos de cavalo,
os ramos sacudindo à minha angústia.
Ai, peitos cegos sob o meu vestido!
Ai, pombas vãs, sem olhos nem brancura!
Ai, que aflição de sangue prisioneiro
me está cravando de vespas a nuca!
Mas tu hás de chegar, amor, meu filho,
porque as águas dão sal; a terra, fruta;
e o nosso ventre guarda tenros filhos
como as nuvens carregam doce chuva.
(Olha
para a porta.)
Maria! Por que
passas tão depressa pela minha porta?
MARIA
(Entra com uma criança nos braços.) – Faço isso quando vou com o menino. . . já que
sempre choras!
YERMA
Tens razão. (Pega o menino e senta-se.)
MARIA
Entristece-me que tenhas inveja.
YERMA
Não é inveja que tenho:
é pobreza.
MARIA
Não te queixes.
YERMA
Como não me hei de queixar, quando te vejo a ti e a
outras mulheres cheias de flores por dentro e me vejo tão inútil em meio a
tanta formosura?
MARIA
Mas tens outras coisas.
Se me ouvisses, poderias ser feliz.
YERMA
A mulher do campo que não dá filhos é inútil como um
punhado de espinhos, e até má – embora eu seja desse refugo desprezado pela mão
de Deus.
(Maria faz um gesto, como para tomar a criança.) – Toma-o . Contigo está mais a gosto. Eu não devo ter mãos de mãe.
MARIA
Por que me dizes isso?
YERMA
(Levantando-se.) –
Porque estou farta. Porque estou farta de tê-las e não as poder empregar em
coisa própria. Pois estou ofendida. Ofendida e rebaixada até as últimas, vendo
que os trigos apontam, que as fontes não cessam de dar água, e as ovelhas parem
centos de cordeiros, e as cadelas, – e que parece que todo o campo, de pé, me
mostra suas crias tenras e adormecidas, enquanto eu sinto dois golpes de
martelo, aqui, em lugar da boca de meu filho.
MARIA
Não me agrada o que dizes.
YERMA
Vós. As que tendes filhos, não podeis pensar nas que não
os temos. Permaneceis serenas, ignorantes, como o que nada em água doce não faz
idéia da sede.
MARIA
Não te quero dizer o que te digo sempre.
YERMA
Cada vez tenho mais desejos e menos esperanças.
MARIA
Isso é ruim.
YERMA
Acabarei acreditando que eu mesma sou meu filho. Muitas
noites desço a dar de comer aos bois, o que antes não fazia, – porque
mulher nenhuma o faz – e quando passo pela sombra do alpendre, meus
passos me parecem passos de homem.
MARIA
Cada um tem suas razões.
YERMA
Apesar de tudo, continua a querer-me. Podes imaginar como
vivo?
MARIA
E tuas cunhadas?
YERMA
Morta me veja e sem mortalha, se alguma vez falar com
elas.
MARIA
E teu marido?
YERMA
São três contra mim.
MARIA
Que pensam?
YERMA
Invenções de gente que não tem consciência tranqüila.
Crêem que posso gostar de outro homem e não sabem que, ainda que gostasse, o
primeiro ponto da minha casta é a honradez.
São pedras na minha frente. Mas o que não sabem é que eu, se quiser,
posso ser água de arroio que as leve.
(Uma Irmã entra
e volta levando um pão.)
MARIA
De qualquer maneira, creio que teu marido continua a
querer-te.
YERMA
Meu marido me dá pão e casa.
MARIA
Que trabalhos estás passando! Que trabalhos! Mas lembra-te das chagas de Nosso Senhor. (Estão
à porta.)
YERMA
(Mirando o menino.) –
Já acordou.
MARIA
Daqui a pouco começará a cantar.
YERMA
Tem os teus olhos, sabias? Já os viste? (Chorando.)
– Tem os olhos iguais aos teus! (Yerma
suavemente empurra Maria, que sai silenciosa. Yerma dirige-se à porta por onde
entrou o marido.)
2ª RAPARIGA
Psiu.
YERMA
(Voltando-se.) –
Que é?
2ª RAPARIGA
Esperei que saísse. Minha mãe está à tua espera.
YERMA
Está só?
2ª RAPARIGA
Com duas vizinhas.
YERMA
Dize-lhes que esperem um pouco.
2ª RAPARIGA
Mas sempre vais?
Não te dá medo?
YERMA
Irei.
2ª RAPARIGA
Anda lá!
YERMA
Que me esperem, embora seja tarde.
(Entra Victor.)
VICTOR
João está?
YERMA
Está.
2ª RAPARIGA
(Cúmplice.) –
Então, logo trarei a blusa.
YERMA
Quando quiseres. (Sai a rapariga.)
Senta-te.
VICTOR
Estou bem assim.
YERMA
(Chamando.) –
João!
VICTOR
Venho despedir-me. (Estremece levemente, mas logo
torna a serenar.)
YERMA
Vais com teus irmãos?
VICTOR
Assim o quer meu pai.
YERMA
Já deve estar velho.
VICTOR
Está: muito velho.
(Pausa.)
YERMA
Fazes bem em mudar de campo.
VICTOR
Todos os campos são iguais.
YERMA
Não. Eu iria para muito longe.
VICTOR
Tudo é o mesmo. As mesmas ovelhas têm a mesma lã.
YERMA
Para os homens, sim; mas
nós mulheres somos outra coisa. Nunca ouvi dizer a um homem,
comendo: como são boas estas maçãs! Ides
ao que é vosso, sem reparardes nas delicadezas.
Por mim, posso dizer: detesto a água destes poços.
VICTOR
Pode ser.
(A cena está
numa suave penumbra.)
YERMA
Victor.
VICTOR
Fala.
YERMA
Por que te vais?
Aqui, as pessoas te querem.
VICTOR
Portei-me bem.
(Pausa.)
YERMA
Portaste-te bem. Quando eras rapazote, levaste-me uma vez nos braços, não te lembras? Nunca se
sabe o que vai acontecer.
VICTOR
Tudo muda.
YERMA
Algumas coisas não mudam. Há coisas fechadas dentro de paredes, que não podem mudar porque
ninguém as ouve.
VICTOR
Assim é.
(Aparece a 2ª
Irmã e dirige-se lentamente para a porta, onde fica, firme, iluminada pela
última claridade da tarde.)
YERMA
Mas se saíssem de repente, e gritassem, encheriam o
mundo.
VICTOR
Não adiantaria nada. A acéquia em seu lugar, o rebanho no
redil, a lua no céu e o homem com seu arado.
YERMA
Que imensa pena, não poder sentir os sentimentos dos
velhos!
(Ouve-se o longo e
melancólico som dos búzios dos pastores.)
VICTOR
Os rebanhos.
JOÃO
(Entra.) – Já
estás de partida?
VICTOR
E
quero passar o porto antes do amanhecer.
JOÃO
Levas alguma queixa de mim?
VICTOR
Não. Foste bom pagador.
JOÃO
(a Yerma.) – Comprei-lhe
os rebanhos.
YERMA
É?
VICTOR
(a Yerma.) – São
teus.
YERMA
Não sabia.
JOÃO
(Satisfeito.) –
Pois é.
VICTOR
Teu marido há de ver sua fazenda repleta.
YERMA
O fruto vem às mãos do trabalhador que o procura.
(A Irmã, que está à porta,
vem para dentro.)
JOÃO
Já não temos onde meter tantas ovelhas.
YERMA
(Sombria.) – A
terra é grande.
(Pausa.)
JOÃO
Iremos juntos até o arroio.
VICTOR
Desejo a esta casa a maior felicidade.
(Dá a mão a Yerma.)
YERMA
Deus te ouça!
Saúde!
(Victor
deixa-o passar e, a um movimento imperceptível de Yerma, volta-se.)
VICTOR
Dizias alguma coisa?
YERMA
(Drástica.) –
Disse-te “Saúde”!
VICTOR
Obrigado.
(Saem. Yerma
continua imóvel, angustiada, mirando a mão que deu a Victor. Dirige-se
rapidamente para a esquerda e apanha um xale.)
2ª RAPARIGA
(em silêncio, tapando-lhe a cabeça.) – Vamos.
YERMA
Vamos. (Saem sigilosamente.)
(A cena está
quase na escuridão. Entra a Irmã mais
velha com uma candeia que não deve dar ao teatro luz nenhuma senão a natural
que leva. Dirige-se ao fim da cena, buscando Yerma. Soam os búzios dos
rebanhos.)
1ª CUNHADA
(em voz baixa.) –
Yerma!
(Entra a segunda Cunhada.
Miram-se as duas e dirigem-se para a porta.)
2ª CUNHADA
(mais alto.) –
Yerma!
1ª CUNHADA
(dirigindo-se à porta e com voz imperiosa.) – Yerma!
(Ouvem-se os búzios e as
cornetas dos pastores. A cena está escuríssima.)
Cortina
TERCEIRO
ATO
PRIMEIRO QUADRO
Casa de Dolores, a
rezadeira. Vai amanhecendo, Entra Yerma com Dolores e duas Velhas.
DOLORES
Foste corajosa.
1ª VELHA
Não há nada no mundo como a força do desejo.
2ª VELHA
Mas o cemitério estava escuro demais.
DOLORES
Muitas vezes tenho feito estas orações no cemitério com
mulheres que ansiavam por crianças, e todas tiveram medo. Todas, menos tu.
YERMA
Eu vim pelo resultado. Creio que não és mulher de
enganar.
DOLORES
Não sou, não. Que
se me encha a língua de formigas, como a boca dos mortos, se alguma vez menti.
A última vez fiz a reza com uma mendiga que esteve seca mais tempo do que
tu. E de maneira tão formosa se lhe
adoçou o ventre que teve duas crianças ali embaixo, no rio, porque nem lhe dava
tempo de chegar ao povoado. E ela mesma as trouxe num pano, para que eu as
arranjasse.
YERMA
E pôde vir andando lá do rio?
DOLORES
Veio. Com os sapatos e as anáguas empapadas de sangue. .
. mas com a cara rebrilhante.
YERMA
E não lhe aconteceu nada?
DOLORES
Que havia de acontecer?
Deus é Deus.
YERMA
Naturalmente.
Deus é Deus. Não lhe podia acontecer nada. Só agarrar as criancinhas e lavá-las
com água viva. Os animais as lambem, não é?
Eu não tenho nojo de meu filho. Imagino que as recém-paridas estão como
iluminadas por dentro, – e as crianças dormem horas e horas em cima delas
ouvindo esse arroio de leite morno que lhes vai enchendo os peitos, para que
mamem, para que brinquem, até não quererem mais; até retirarem a cabeça: “Um
pouquinho mais, menino. . .” – e ficarem com a cara e o peito cheios de gotas
brancas.
DOLORES
Agora terás um filho. Podes ter certeza.
YERMA
Hei de tê-lo, por força. Ou não entendo o mundo. Às
vezes, quando já estou certa de que nunca, nunca. . . sobe-me como uma onda de fogo pelos pés, e
ficam vazias, para mim, todas as coisas, e os homens que andam pela rua, e os touros
e as pedras me parecem assim como coisas de algodão. E pergunto a mim mesma para que estarão
postos ali?
1ª VELHA
É bom que uma casada queira filhos; mas, se os não tem,
por que essa ânsia de tê-los? O importante, neste mundo, é deixar-se levar pelo
tempo. Não te critico. Já viste como ajudei nas rezas. Mas que várzea esperas
dar a teu filho, ou que felicidade, ou que cadeira de prata?
YERMA
Eu não penso no amanhã; penso no hoje. Tu estás velha, e
já vês tudo como um livro lido. Eu penso que tenho sede e não tenho liberdade.
Eu quero ter meu filho nos braços, para dormir tranqüila; e, ouve-me bem e não
te espantes do que digo: embora soubesse que meu filho me iria martirizar
depois, e me iria odiar, e me iria arrastar pelos cabelos pelas ruas, receberia
com gosto o seu nascimento, porque é muito melhor chorar por um homem vivo que
nos apunhala do que chorar por este fantasma sentado anos e anos em cima do meu
coração.
1ª VELHA
És muito nova para ouvires conselhos. Mas, enquanto esperar a graça de Deus, deves
amparar-te no amor de teu marido.
YERMA
Ai! Puseste o dedo na chaga mais funda que há na minha
carne.
DOLORES
Teu marido é bom.
YERMA
(Levantando-se.) –
É bom! É bom! E depois? Oxalá fosse mau. Mas não. Ele vai com suas ovelhas por
seu caminho, e de noite conta o dinheiro. Quando nos juntamos, cumpre o seu
dever, mas reparo que é frio como se tivesse o corpo morto; e eu, que sempre
tive asco de mulheres ardentes, quereria ser naquele instante como uma montanha
de fogo.
DOLORES
Yerma!
YERMA
Não sou uma casada indecente, mas sei que os filhos
nascem do homem e da mulher. Ai, se os pudesse ter sozinha!
DOLORES
Pensa que teu marido também sofre.
YERMA
Não sofre, não. O que acontece é que ele não deseja
filhos.
1ª VELHA
Não digas isso!
YERMA
Vejo-lhe isso nos olhos. E, como os não deseja, não mos
dá. Não o quero, não o quero, e, no entanto, é a minha única salvação. Por
honra e por casta. Minha única salvação.
1ª VELHA
(Com medo.) – Vai
começar a amanhecer. Deves ir para casa.
DOLORES
Não tardam a sair os rebanhos e não convém que te vejam
sozinha.
YERMA
Necessitava deste desabafo. Quantas vezes devo repetir as
orações?
DOLORES
A do loureiro, duas vezes; e, ao meio-dia, a oração de
Santana. Quando te sentires prenhe, trazes a fanga de trigo que me prometeste.
1ª VELHA
Por cima dos montes já começa a clarear. Vai-te embora.
DOLORES
Como daqui a pouco começarão a abrir os portões, vai
fazendo um rodeio pela acéquia.
YERMA
(Com desalento) –
Não sei por que vim!
DOLORES
Estás arrependida?
YERMA
Não.
DOLORES
(Perturbada.) – Se
tens medo, acompanho-te até à esquina.
1ª VELHA
(Com inquietação.) –
Já será dia claro, quando chegares à tua porta.
(Ouvem-se
vozes.)
DOLORES
Cala-te! (Escutam.)
1ª VELHA
Não é ninguém. Vai
com Deus.
(Yerma
dirige-se para a porta, e nesse momento chamam-na. As três mulheres ficam
paradas.)
DOLORES
Quem é?
VOZ
Sou eu.
YERMA
Abre. (Dolores duvida.) – Abres ou não?
(Ouvem-se
murmúrios. Aparece João com as duas Cunhadas.)
2ª CUNHADA
Aqui está.
YERMA
Aqui estou.
JOÃO
Que fazes neste lugar? Se pudesse gritar, levantaria toda
a aldeia, para que vissem por onde anda a honra da minha casa: mas hei de
afogar tudo, e calar-me porque és minha mulher.
YERMA
Se pudesse gritar, também gritaria, para que levantassem
até os mortos e vissem esta limpeza que me cobre.
JOÃO
Não, isso não. Agüento tudo, menos isso. Tu me enganas,
me enredas, e como sou um homem que trabalha a terra, não tenho cabeça para as
tuas astúcias.
DOLORES
João!
JOÃO
Calai-vos! Nem uma
palavra!
DOLORES
(Forte.) – Tua
mulher não fez nada de mal.
JOÃO
Desde o próprio dia da boda que o está fazendo.
Mirando-me com duas agulhas, passando as noites em claro, com os olhos abertos,
a meu lado, e enchendo de maus suspiros os meus travesseiros.
YERMA
Cala-te!
JOÃO
E eu não posso mais. Porque é preciso ser de bronze para
ver-se ao lado de uma mulher que te quer enterrar os dedos no coração; e que de
noite sai de sua casa, em busca de quê? Dize-me! Procurando o quê? As ruas estão cheias de
machos. Nas ruas não há flores para cortar.
YERMA
Não te deixo falar nem mais uma palavra. Nem mais uma.
Imaginas tu, e tua gente, que sois os únicos a guardar honra; e não sabes que a
minha casta não teve nunca nada que ocultar. Anda. Chega perto de mim e cheira
os meus vestidos: vem! Vê se encontras um
cheiro que não seja o teu, que não seja
o do teu corpo. Põe-me nua no meio da praça e cospe-me. Faz comigo o que
quiseres, já que sou tua mulher; mas livra-te de pôr nome de homem em cima dos
meus peitos!
JOÃO
Não sou eu quem o põe: és tu, com a tua conduta. E o povo
começa a dizê-lo. Começa a dizê-lo claramente. Quando chego a uma roda, todos
se calam; quando vou pesar a farinha, todos se calam; e até de noite, no campo,
quando desperto, parece-me que também se calam as ramas das árvores.
YERMA
Não sei como se levantam os maus ventos que revolvem o
trigo! E dize-me se o trigo não é bom!
JOÃO
E eu não sei o que busca uma mulher a toda hora fora de
casa.
YERMA
(Num arranco, abraçando-se ao marido.) – Busco-te a ti. Busco-te a ti, – é a ti que busco dia e noite, sem encontrar
sombra onde respirar. É teu sangue e teu
amparo o que desejo.
JOÃO
Afasta-te!
YERMA
Não me afastes, e une ao meu o teu querer!
JOÃO
Deixa-te disso!
YERMA
Olha que fico só. Como se a lua se procurasse a si
mesma pelo céu. Olha-me! (Fita-o).
JOÃO
(Fita-a e afasta-a bruscamente.) – Deixa-me de uma vez!
DOLORES
João!
(Yerma
cai no chão.)
YERMA
Quando saía a
procurar meus cravos, tropecei na parede. Ai, ai, é nessa parede que tenho que
rebentar minha cabeça.
JOÃO
Cala-te. Vamos.
DOLORES
Deus meu!
YERMA
(Aos gritos.) –
Maldito seja meu pai, que me deixou seu sangue de pai de cem filhos! Maldito
seja meu sangue que os busca aos trancos pelas paredes!
JOÃO
Cala-te, já disse!
DOLORES
Vem gente! Fala
baixo.
YERMA
Não me importa. Deixem-me livre ao menos a voz, agora que
vou entrando no mais escuro do poço (Levanta-se.) Deixem que do meu corpo saia ao menos essa coisa bela
– e que encha os ares! (Ouvem-se
vozes.)
DOLORES
Vão passar por aqui.
JOÃO
Silêncio.
YERMA
Isso! Isso! Silêncio. Não te preocupes.
JOÃO
Vamos. Depressa!
YERMA
É assim! É assim! E é inútil retorcer as mãos! Uma coisa
é querer com a cabeça. . .
JOÃO
Cala-te!
YERMA
(Baixo) – Uma
coisa é querer com a cabeça, e outra coisa é que o corpo – maldito seja o
corpo! – não nos responda. Está escrito
e não me vou pôr a lutar braço a braço com os mares. É assim! Muda fique a
minha boca! (Sai.)
Cortina
SEGUNDO
QUADRO
Arredores de uma ermida, em plena montanha. No primeiro
plano, umas rodas de carro e umas mantas, formando uma tenda rústica onde está
Yerma. Entram as Mulheres com oferendas para a ermida. Vêem descalças. Na cena está a Velha alegre
do 1° Ato. Canto com a cortina corrida.
Não te pude
ver,
quando eras solteira,
mas já casada
te encontrarei.
Casada e romeira,
te despirei,
quando pelo escuro
meia noite dê.
VELHA
(Com malícia.) –
Já bebeste a água santa?
1ª MULHER
Já.
VELHA
E agora vindes vê-lo.
1ª MULHER
Acreditamos nele.
VELHA
Vindes pedir filhos ao Santo; e acontece que cada ano vêm
mais homens sozinhos a esta romaria. Que
se passará? (Ri-se.)
1ª MULHER
Por que vens aqui, se não crês?
VELHA
Venho ver. Fico louca para ver. E para tratar de meu
filho. O ano passado mataram-se dois homens por uma casada seca e quero vigiar.
E, por fim, venho porque me dá na veneta.
1ª MULHER
Deus te perdoe. (Entram.)
VELHA
(Com sarcasmo.) –
Que te perdoe a ti.
(Vai-se
embora. Entra Maria com a 1ª Rapariga.)
1ª RAPARIGA
E veio?
MARIA
Ali tens o carro. Muito me custou trazê-los. Ela esteve
um mês sem se levantar da cadeira. Tenho medo dela. Anda com uma idéia que não
sei qual é, mas já se vê que é uma idéia ruim.
1ª RAPARIGA
Cheguei com minha irmã. Há oito anos que vem, em
resultado.
MARIA
Tem filhos a que tem que os ter.
1ª RAPARIGA
É o que eu digo.
(Ouvem-se
vozes.)
MARIA
Nunca me agradou esta romaria. Vamos às eiras, que é onde
está o povo.
1ª RAPARIGA
No ano passado, quando escureceu, uns rapazes atenazaram
com as mãos os peitos da minha irmã.
MARIA
Por quatro léguas em redor não se ouvem senão palavras
terríveis.
1ª RAPARIGA
Vi mais de quarenta tonéis de vinho nos fundos da ermida.
MARIA
Um rio de homens sozinhos desce por estas serras.
(Saem.
Ouvem-se vozes. Entra Yerma com seis mulheres que vão à Igreja. Vão descalças e levam círios torcidos. Começa
a anoitecer.)
MARIA
Senhor, que a rosa floresça!
Não fique na sombra presa.
2ª MULHER
Nesse corpo que se engelha,
floresça a rosa amarela!
MARIA
No ventre das tuas servas,
a chama escura da terra.
CORO DE MULHERES
Senhor, que a rosa floresça!
Não fique na sombra presa.
(Ajoelham-se.)
YERMA
O céu tem os seus jardins
com roseiras de alegria;
entre roseira e roseira,
a rosa da maravilha.
Raio de aurora parece,
e há um arcanjo que a vigia;
as asas, como tormentas,
os olhos, como agonias.
Em redor de suas folhas,
arroios de leite brincam,
tépidos, molhando a cara
das estrelinhas tranquilas.
Senhor, abre um roseiral
nesta murcha carne minha.
(Levantam-se.)
2ª MULHER
Senhor, acalma esse fogo
de sua face incendida!
YERMA
Escuta uma penitente
desta santa romaria;
abre em mim a tua rosa,
embora espinhos me firam.
CORO
Senhor, que a rosa floresça
e não fique em sombra presa.
YERMA
Sobre a murcha carne minha,
a rosa da maravilha!
(Entram.)
(Saem
Raparigas correndo, com longas fitas nas mãos – pela esquerda. Pela direita,
outras três, olhando para trás. Há na
cena como um crescendo de vozes e de ruídos de guizos e colares de campainhas.
Num plano superior, aparecem as sete Raparigas que agitam as fitas para a
esquerda. Cresce o ruído e entram dois mascarados populares, um como Macho e
outro como Fêmea. Levam grandes máscaras.
O Macho empunha um chifre de touro. Não são de modo nenhum grotescos,
mas antes de grande beleza e com um sentido de pura terra. A Fêmea agita um
colar de grandes campainhas. O fundo enche-se de gente que grita e comenta a
dança. Já é noite fechada.)
MENINOS
O demônio e sua mulher! O demônio e sua mulher!
FÊMEA
Pelo rio de uma serra,
triste esposa se banhava:
pelo corpo lhe subiam
os vivos caracóis da água.
A fina areia das margens
e os ares da madrugada
lhe enchiam de fogo o riso
e de tremor as espáduas.
Ai, como estava despida
a donzela dentro d’água!
MENINO
Ai, como se queixava!
1 º HOMEM
Ai, tão murcha de amores,
com o vento e a água!
2 º HOMEM
Que diga por quem espera!
1 º HOMEM
Que diga por quem aguarda!
2 º HOMEM
Ai, com seu ventre seco
e a cor tão desmaiada!
FÊMEA
Quando chegue a noite o direi,
quando chegue a noite clara.
Quando cheque a noite da romaria
rasgarei os folhos da minha anágua!
MENINO
E em seguida veio a noite.
Ai, que a noite já chegava!
Olhai como fica escura
pela montanha, a cascata!
(Começam
a soar umas guitarras.)
MACHO
(Levanta-se e agita o chifre.)
Ai, tão branca,
a triste casada!
Ai, como se queixa entre as ramas!
Já vais ser cravo e papoula,
quando o macho desdobre a capa.
(Aproxima-se.)
Se vieres à romaria,
pedir que teu ventre se abra,
não te cubras com véus de luto,
mas com leve camisa de holanda.
Vai sozinha detrás desses muros,
onde estão as figueiras cerradas,
e sustenta meu corpo de terra
até quando suspire a alvorada.
Ai, como rebrilha,
Ai, como rebrilhava,
ai, como se meneia a casada!
FÊMEA
Ai, que o amor lhe oferece
coroas e grinaldas,
e dardos de ouro vivo
em seu peito se cravam.
MACHO
Sete vezes gemia,
nove se levantava;
laranjas com jasmins
quinze vezes juntaram.
3 º HOMEM
Bate-lhe já com o chifre!
2 º HOMEM
Com a rosa e com a dança!
1 º HOMEM
Ai, como se meneia a casada!
MACHO
Nesta romaria
o varão sempre manda.
Os maridos são touros.
O varão sempre manda:
e as romeiras são flores
para aqueles que as ganha.
MENINO
Bate-lhe já com o ar!
2 º HOMEM
Bate-lhe já com a rama!
MACHO
Vinde ver o esplendor
dessa que se banhava!
1 º HOMEM
Como junco se curva.
FÊMEA
E como flor se cansa.
HOMENS
Afastar as meninas!
MACHO
E incendeie-se a dança
e o corpo reluzente
da garrida casada.
(Vão-se a
bailar ao som de palmas, com sorrisos. Cantam.)
O céu tem seus jardins
com roseiras de alegria.
Entre roseira e roseira,
a rosa da maravilha.
(Tornam a
passar duas Raparigas gritando. Entra a Velha alegre.)
VELHA
Vamos a ver se nos deixam dormir. Mas agora vai ser ela (Entra
Yerma). Tu! (Yerma está abatida e não
fala). Dize-me a que vieste.
YERMA
Não sei.
VELHA
Não te convences?
E teu marido?
(Yerma dá mostras de cansaço e vê-se que
uma idéia fixa lhe atormenta a cabeça.)
YERMA
Está por aí.
VELHA
E que faz?
YERMA
Bebe. (Pausa. Levando a mão à testa.) Ai!
VELHA
Ai! Ai! Menos ai e mais alma. Antes não te pude dizer
nada, mas agora posso.
YERMA
E que me vais dizer que já não saiba!
VELHA
O que já não se pode calar. O que está em cima do
telhado. A culpa é de teu marido. Estás ouvindo? Deixaria que me cortassem as
mãos. Nem seu pai, nem seu avô, nem seu bisavô se portaram como homens de
casta. Para terem um filho, foi preciso
que se juntasse o céu com a terra. São
feitos de saliva. Com tua gente, foi o
contrário. Tens irmãos e primos por cem
léguas em redor. Vê que maldição havia de cair sobre a tua formosura.
YERMA
Uma maldição. Um charco de veneno sobre as espigas.
VELHA
Mas tu tens pés para abandonares a casa.
YERMA
Abandoná-la?
VELHA
Quando te vi na romaria, o coração deu-me um baque. Aqui
vêm as mulheres conhecer homens novos. E o Santo faz o milagre. Meu filho está sentado atrás da ermida,
esperando-me. A minha casa precisa de uma mulher. Vai ter com ele, e viveremos
os três juntos. Meu filho, sim, é de bom
sangue. Como eu. Se entras em minha
casa, verás que ainda cheira a berços. A cinza da tua colcha se mudará em pão e
sal para as crias. Anda. Não te importes
com o povo. E quanto a teu marido, há na minha casa entranhas e ferramentas
para que não chegue nem a atravessar a rua
YERMA
Cala-te, cala-te, que não é isso! Nunca o faria. Eu não
posso ir buscar. Achas que posso conhecer outro homem? Onde pões a minha honra? A água não pode
correr para trás, nem a lua cheia sai ao meio-dia. Vai-te embora. Seguirei meu caminho. Pensaste
a sério que eu me poderia dobrar a outro homem?
Que eu fosse pedir-lhe o que é meu, como uma escrava? Conhece-me,
para que nunca mais me fales: eu não busco.
VELHA
Quando se tem sede, agradece-se a água.
YERMA
Eu sou como um campo seco onde cabem, arando, mil juntas
de bois. E o que tu me dás é um pequeno copo de água de poço. A minha é uma dor que já não cabe na carne.
VELHA
(Forte.) – Pois
continua assim. É do teu gosto. Como os cardos das terras secas, espinhosa,
murcha.
YERMA
(Forte.) – Murcha,
sim, já sei. Murcha! Não é preciso que
me esfregues isso na boca. Não venhas divertir-te como as crianças pequenas com
a agonia de um animalzinho. Desde que me casei, estou dando voltas a essa
palavra, mas é a primeira vez que a
ouço, a primeira vez que me atiram com ela na cara. A primeira vez que vejo que é verdade.
VELHA
Não me dás pena nenhuma.
Nenhuma. Buscarei outra mulher
para meu filho.
(Retira-se.
Ouve-se um grande coro distante, cantado pelos romeiros. Yerma dirige-se para o carro, e aparece por
detrás dela seu marido.)
YERMA
Estavas aí?
JOÃO
Estava.
YERMA
Espreitando?
JOÃO
Espreitando.
YERMA
E ouviste?
JOÃO
Ouvi.
YERMA
E então? Deixa-me e vai-te com os cantadores. (Senta-se
nas mantas.)
JOÃO
Também é a minha hora de falar.
YERMA
Fala.
JOÃO
E de queixar-me.
YERMA
Por que motivo?
JOÃO
Porque tenho um amargor na garganta.
YERMA
E eu, nos ossos.
JOÃO
Chegou o último instante de resistir a este contínuo
lamento por coisas obscuras, fora da vida, por coisas que estão nos ares.
YERMA
(Com assombro dramático.) – Fora da vida, dizes, Nos ares, dizes?
JOÃO
Por coisas que não aconteceram e que não dependem nem de
mim nem de ti.
YERMA
(Violenta.) –
Continua! Continua!
JOÃO
Por coisas que a mim não me importam. Ouves? Que a mim
não me importam. Já é necessário dizer-te isso. A mim me importa o que tenho
nas mãos. O que vejo com os meus olhos.
YERMA
(Levantando-se nos joelhos, desesperada.) – Assim, assim. Era isso que eu queria ouvir de teus
lábios. . . Não se sente a verdade quando está dentro de nós. Mas como é grande
e como grita quando sai e levanta os braços!
Não lhe importa! Já o ouvi.
JOÃO
(Aproximando-se.) –
Pensa que tinha de ser assim. Ouve-me. (Abraça-a
para levantá-la.) – Muitas mulheres seriam
felizes levando a vida que levas. Sem filhos, a vida é mais doce. Eu sou feliz,
não os tendo. Não temos culpa nenhuma.
YERMA
(Excitada.) –
Isso! Buscavas a casa, a
tranqüilidade e uma mulher. Mas nada mais. Não é verdade o que digo?
JOÃO
É verdade. Como todos.
YERMA
E
o resto? E teu filho?
JOÃO
Não ouves que não me importa? Não me perguntes mais. Pois
terei que gritar-te aos ouvidos para que o saibas, para ver se de uma vez para
sempre vives tranqüila.
YERMA
E nunca pensaste nele, quando me vias desejá-lo?
JOÃO
Nunca.
(Estão os
dois no chão.)
YERMA
E não poderia esperá-lo?
JOÃO
Não.
YERMA
Nem tu?
JOÃO
Nem eu tampouco. Resigna-te!
YERMA
Murcha.
JOÃO
Vamos viver em paz. Um com o outro, docemente. Com
agrado. Abraça-me. (Abraça-a)
YERMA
Que procuras?
JOÃO
Procuro a ti. Com a lua, estás linda.
YERMA
Tu me procuras como quando queres comer um pombo.
JOÃO
Beija-me. . .
assim.
YERMA
Isso, nunca. Nunca.
(Yerma dá um
grito e aperta a garganta do marido. Ele vai para trás. Aperta-lhe a garganta
até matá-lo. Começa o coro da romaria.)
Murcha, murcha mas segura. Agora, sim, que o sei com certeza. E sozinha!
(Levanta-se. Começa a
chegar gente.) Vou descansar sem ter de despertar
sobressaltada para ver se o sangue me anuncia outro sangue novo. Com o corpo seco para sempre. Que quereis saber? Não vos aproximei porque matei meu filho, eu
mesma matei meu filho!
(Acorre um grupo, que fica
ao fundo. Ouve-se o coro da romaria.)
Cortina
F I M
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