segunda-feira, 10 de novembro de 2025

1299/1300/1301/O Incidente (tomos 97/98/99)

TRES INCIDENTES EM UM SÓ DIA...


Cada um com sua verdade, já que o teatro é assim, único. Quem viu, viu, quem não viu, sentimos muito... Constrói-se uma apresentação no camarim, entre uma conversa e outra, entre uma intimidade e outra dos atores. Um dia tenso nos camarins gera um tipo de espetáculo, um dia leve nos camarins, gera outro clima. Pois o ator sente, sofre influências do mundo ao seu redor. No camarim nascem amizades, no camarim há a troca. Empresta-se um cajal, um rímel. No camarim um ator limpa a roupa de outro. No camarim oferece-se água, chá, suco... No camarim contam-se tristezas, trocam-se historias de namoros e flertes. No camarim nascem alianças que podem durar quarenta minutos de encenação, ou uma vida inteira. Camarins são lugares maravilhosos, com seus lanchinhos gostosos, com suas mil lâmpadas que iluminam a maquiagem dos atores, ou com os entraves de pessoas complicadas que acabam por criar climões em dias de espetáculos. 

O palco é um lugar meio frio, vazio, silencioso. Para preenchê-lo, são necessárias vivencias. Um ator, diz o que vai entro dele. Diz um ator conhecido, que somente o ator "sabe o peso de uma lágrima", do que vem com ela... As luzes acenderam-se lindíssimas e precisas sobre sete corpos que transcenderam, para falar de Erico, falar do Brasil, e para falar de si mesmos. Atores bons sabem que no palco estão falando suas verdades, suas dores, suas questões. Não é centro espírita, os mortos não existiram de verdade. Então o ódio de Cícero é de Kléber Lorenzoni, a mágoa de Menandro é de Renato Casagrande. A revolta é de Kleberson Ben e as reclamações sobre ingratidão são de Carol Guma. E para os atores, descobrirem se estão mergulhados realmente nas cenas, convinha que eles questionassem o que eles pensam sobre a morte. Sobre a igreja, sobre a ditadura, sobre a política. A transformação causada por um espetáculo, começa pelo palco. 

Cada cena de O Incidente, deflagra interrelações: o olhar de Dona Quitéria para com a prostituta, de Menandro para com Cícero e Barcelona, de João para com Cícero e assim por diante. Erotildes nunca imaginara que seria defendida por José Ruiz. Barcelona nunca imaginara que Cícero estaria certo... Dona Quitéria veio até a cidade, o coreto, para acompanhar os outros mortos, nunca imaginou que iria se dar conta do quanto suas filhas eram "tratantes"...

O Incidente vai revelando camadas dentro de camadas. Será que os interpretes de O Incidente entendem por exemplo que estão falando de uma mulher que matou o marido por que era maltratada por ele. De um homem que não queria se matar, mas se machucar, para parar de sentir a dor... 

É necessário que atores olhem todos os dias para dentro de si. 

Falemos agora de comunicação. De como cada ator se comunica com o público. De como cada um trabalha em prol de ser amado e respeitado pelas plateias. Atores comuns passam pelo palco e um dia são esquecidos, por novas safras de atores... Mas atores incríveis, nunca mais são esquecidos. Não apenas por que são bons em cena, mas por que compreendem que quem contrata um espetáculo, um artista, está na verdade comprando uma sensação. Um tipo de prazer...

Incidente em Antares teve três inserções muito diferentes, distintas. Minha preferida foi a da noite. Pois foi quando mais longe chegou a disponibilidade estética. E estética é o maior sentido da arte. 

Parabéns às estéticas de cena. Parabéns a jovem atriz Ana Clara Kraemer que precisa ganhar três estrelas pelo lindo trabalho como técnica de luz. Serquevitio esteve muito bem, mas a noite sua cena foi muito mais visceral e por isso merece também três estrelas. Douglas Maldaner pode estar mais atento e Kleberson Ben deve solidificar suas bases, para criar recursos para cenas que pedem mais intensidade emocional. 

Junior Lemes e Carol Guma possuem uma postura madura, muito interessante, mas podem lapidar suas interpretações. Didi Flores é um jovem que parece muito esforçado, não pode esmorecer na caminhada. Seu visual esteve muito interessante nesse dia.


A trilha de Roberta Teixeira durante as inserções do dia funcionaram, mas a noite algo prejudicou a precisão  da operação.


O melhor, que penso que é impossível não mencionar, é o trabalho dos anciãos. Atores de carreira que preenchem o palco com tranquilidade e maestria. Parabéns Lorenzoni, Fenner e Casagrande.


O Incidente

Roteiro e Direção Kléber Lorenzoni

Elenco:   Kléber Lorenzoni, Carol Guma (*)(**)(**), Renato Casagrande, Antonia Serquevitio (**)(**)(***), Clara Devi (**)(**)(**), Douglas MAldaner (**), Junior Lemes (**), Didi Flores (*8) (***), Ricardo Fenner, Kleberson Ben (**)(**)(*), 


Contrarregragem: Ana Clara Kraemer (***)(**)(***) , Roberta Teixeira (**)(***)(*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário