Todos em torno do sol - quarto concorrente do Rosário em Cena

 Somos apenas terra e água... ou a alface que preparei.


Elisa Lemos trouxe uma boa supresa para a segunda noite de concorrentes do Rosário em Cena. Bom  teatro, com boas reflexões e um interessante argumento, nos levando pela mão praça à dentro. Lemos, Bigacki, Leopold e Weber nos recebem de uma forma curiosa, em uma clareira, iluminada, ora, pela luz dos "candeeiros" da praça, ora pela luminosidade da lua. As brincadeiras que sugerem vão mesclando leveza e tensão, alegria e dor, desafios e amuamentos, típicos das crianças que todos fomos, somos ou seremos. 

O texto une narrativas confusas as vezes, e ousadas em outras. A plástica que o espetáculo propõe, muito funcionam devido a ótima fotografia escolhida. Há um medo do desconhecido, do novo, do ousado, que faz com a plateia demore um pouco a adentrar de cabeça na proposta. No entanto é maravilhoso que Rosário do Sul em seu festival nos ofereça a possibilidade de outras linhas teatrais. Foi emocionanate ver pessoas que andavam pela praça, irem parando, observando, interessando-se...

Elisa Lemos e Eduarda Bigacki, ou Bogacki, nos prendem por seu olhar, sua energia e sua verdade. Falta é claro, potência vocal, um pouco de tonus , mas nada que não se alcançe com um pouco  mais de estudo e pesquisa. 

Fiquei inspirado, interessado nesse teatro, nessa proposta, nessa discução que o grupo traz. Talvez pudesse haver uma maior interação do grupo/espetáculo com o ambiente. Quando se faz um espetáculo "na rua", propõe-se mudar a paisagem e por tanto adequar o universo ao redor da atuação. Ruídos, passantes, sombras... Tudo passa a ser parte da plástica do meu trabalho e devo adequar-me ou adequá-la. De toda forma, Todos em torno do sol, nos prende, nos interessa e nos atrai. Há um All Star aqui, um sussurro alí, um corpo mole acolá, detalhes que precisam ser melhor solucionados, mas é bom ser testado, ser instigado, ser tirado de sua zona de conforto. 

Ao final senti vontade de voltar para casa e compor um trabalho na rua, no campo, no verd. Obrigado por essa sensação!

Comentários